03 Dicas práticas de fotografia para iniciantes

0 464

Tornar-se um fotógrafo ou cinematógrafo profissional, como muitos dos nossos leitores aqui do blog e clientes da eMania Foto & Vídeo já são, é um caminho longo e – vamos ser honestos – não é fácil. Mas felizmente para os nossos leitores mais novos e iniciantes na arte da imagem, há algumas ações simples e rápidas que podem ajudá-lo a melhorar muito suas obras. Nesse tutorial, juntamos 03 dicas práticas de fotografia para iniciantes que podem ser aplicadas apenas uma hora! Vamos conferir?

03 DICAS PRÁTICAS DE FOTOGRAFIA PARA INICIANTES
Aprenda a usar a câmera

Ação 01: Aprenda todas as funções que sua câmera é capaz de fazer – 35 minutos

Você entrou no site da Emania e comprou uma câmera profissional. Esse é um primeiro passo excelente! Agora, é o momento de descobrir tudo que ela consegue fazer – e, claro, como fazer. E não estamos falando simplesmente de abertura, foco, timer e outras funções básicas. Não; vamos mais fundo. Você sabe como usar a exposição múltipla em seu DSLR? E a trava de espelho? Que tal usar sua câmera para um time lapse?

Mesmo os profissionais mais experientes com câmeras, sejam fotográficas ou filmadoras, podem dizer que há algumas funções nunca usadas em seu equipamento. Mas conhecer essas funções permite que você amplie suas possibilidades e aumente a qualidade do seu trabalho. Essa experiência de testar tudo também faz cócegas na sua criatividade. Muitas boas ideias podem surgir através dessa atividade!

03 DICAS PRÁTICAS DE FOTOGRAFIA PARA INICIANTES
Escolha uma foto favorita

Ação 02: Escolha uma das melhores fotos ou gravações que você já viu, e decida por que você gosta dela – 15 minutos

Pode ser difícil escolher apenas um. Não pense nisso como um exercício para decidir qual a melhor foto ou vídeo. Mas selecione um que você realmente gostou. Então, se concentre em determinar o porquê. Esse exercício tem dois objetivos

O primeiro é conhecer melhor seu próprio gosto. Com isso, você pode fazer suas escolhas melhor: quais serão seus modelos, seus temas, seus estilos. Ter um foco bem determinado vai ajudá-lo a se tornar um profissional mais depressa, sem desperdiçar tempo ou esforços.

O segundo objetivo é descobrir as técnicas que levaram outros profissionais ao sucesso. E não se espante; é claro que uma carreira não pode se desenvolver em cima de imitações. Porém, é importante ter benchmarks – ou seja, referências de pontos positivos no trabalho de outras pessoas, que podem servir como degraus iniciais na sua própria escada. Daí para cima, é claro, você mesmo precisará construir seus degraus!

03 DICAS PRÁTICAS DE FOTOGRAFIA PARA INICIANTES
Pesquise um tutorial

Ação 03: Procure um tutorial de foto ou vídeo na internet, leia e aplique imediatamente – 10 minutos

Se você gosta de fotografia e vídeos, mesmo que seja um iniciante, com certeza já encontrou alguns bons sites sobre o assunto na internet. Bem, entre em um destes sites, busque um tutorial e leia. Muitos dos melhores sites com tutoriais estão em Inglês, como o Photography Blog e o Digital Photography School. Mas se o idioma é um obstáculo, não se preocupe. O blog da Emania também está repleto de conteúdo útil, em Português. Depois de ler, pegue sua câmera – aquela mesma que você acabou de aprender como usar – e pratique a técnica.

Esse exercício leva apenas 10 minutos, mas lembre-se de fazê-lo com frequência. Saber apenas uma técnica vai fazer com que, com o tempo, suas fotos ou vídeos se tornem visualmente repetitivos, previsíveis. É importante ter um repertório amplo e, principalmente, renová-lo constantemente. Com isso, você sempre surpreende aqueles que acompanham a evolução de sua arte.

Essas três dicas práticas de fotografia são excelentes sozinhas. Mas elas são 100% mais efetivas se combinadas!

Na ação 03, busque um tutorial para o efeito que você mais gostou na foto da ação 02. E, na hora de aplicar o tutorial da ação 03, use os recursos de sua câmera aprendidos na ação 01. Amarre tudo bem firme junto, de maneira consistente, e essas ténicas são um pacote fechado e prontinho de melhoria instantânea para os fotógrafos e cinematógrafos iniciantes.

Então, agende uma hora hoje mesmo e mãos à obra! E se você ainda não tem uma câmera de primeira, siga esse link até nossa loja virtual e compre uma com a Emania Foto & Vídeo!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.