9 Dicas para Fotografar Pássaros

0 2.209

Fotografar animais pode ser uma tarefa complicada. Fotografar pássaros mais ainda: eles voam e se movem com rapidez e isso pode ser um desafio para o fotógrafo. No entanto, algumas espécies desses animais são tão incríveis que é impossível resistir ao registro fotográfico. Por isso, vamos dar algumas dicas para otimizar as suas fotografias de pássaros e para ajudar aqueles que querem começar a fotografar esses animais:

Identifique o sujeito da fotografia e isole-o

Os pássaros geralmente são encontrados em situações desordenadas. Os ramos e folhas se cruzam em vários ângulos e podem distrair a visão do objeto principal da fotografia. Dito isso, elementos do habitat e até a paisagem inteira geralmente devem fazer parte da mensagem e do tom artístico que o fotógrafo deseja passar ao fotografar pássaros, por isso, é importante adicioná-los à imagem de alguma maneira.
A dica é escolher o que é necessário aparecer na imagem para criar uma imagem perfeitamente composta. Use sua escala F-Stop, seu ângulo de disparo, ou sua proximidade ao objeto para eliminar tudo o que for desnecessário aparecer.

Faça uma fotografia original

Há muitas fotos inspiradoras por aí e é natural querer imitá-las. Porém, o poder de uma imagem vem, em grande parte, da sua originalidade. Busque ângulos diferentes na hora de fotografar pássaros, diferentes elementos e comportamentos incomuns dos animais para criar imagens inteiramente novas.

fotografar pássaros

Antecipe movimentos na hora de fotografar pássaros

Pássaros se movem. Eles voam, nadam, brigam, mergulham e algumas vezes fazem essas coisas todas ao mesmo tempo. Por isso é bom imaginar as fotografias na sua cabeça antes de disparar a câmera digital, assistir ao comportamento dos animais e antecipar o que eles vão fazer em seguida. Se você sabe como o sujeito da sua imagem vai se mexer, você pode selecionar a velocidade do obturador, a f-stop e o ISO de maneira que eles potencializem a qualidade da fotografia.
Para ter mais sucesso ainda, passe um tempo estudando sobre os pássaros, observe-os de perto e leia sobre o comportamento do animal para saber como ele age em diferentes circunstâncias e estude fotos de passáros.

fotografar pássaros

Deixe os pássaros se aproximarem

É tentador perseguir pássaros, já que a maioria deles é tímida e se move para longe de nós. Isso geralmente resulta em fotos de pássaros se virando, se preparando para voar, ou pior: de costas para a câmera enquanto alçam voo.
Quando você estuda o comportamento e o habitat dos pássaros que vai fotografar, você pode antecipar onde eles vão pousar, andar, ou voar e então você pode se preparar antecipadamente para que os animais venham até você, o que vai fazer com que sua imagem fique muito mais atraente.

Chegue cedo e vá embora tarde

Se você chegar ao local onde vai fotografar pássaros cedo e ir embora somente quando o último facho de luz se apagar, suas fotos ficarão bem melhores. A iluminação do nascer do sol e a do pôr do sol é a que deixa as cores de uma foto ainda mais bonitas. As sombras estão longe dos elementos principais e os pássaros estão mais ativos nesses períodos do dia.

Selecione o plano de fundo

A tendência natural é fazer fotos em uma posição que é confortável para nós, seja de pé, ou apenas se inclinando para a câmera que está apoiada no tripé. Nós nos posicionamos com o sol atrás de nós e assumimos que o pássaro está sobrevoando um maravilhoso plano de fundo. Como resultado, nós geralmente perdemos as melhores poses.
Quando mudamos os ângulos das fotos, podemos mudar o plano de fundo drasticamente. Galhos podem ser substituídos por um céu azul e nuvens fofinhas se o fotógrafo sentar no chão e apontar a câmera para cima, por exemplo.

Teste a exposição regularmente

As condições de iluminação mudam regularmente. Pode ser uma mudança mais gradual conforme o sol se move no céu, ou mais abrupta, quando as nuvens entram na frente da luz solar criando sombra.
Considere a mudança na exposição da sua câmera conforme essas mudanças nas condições de iluminação forem acontecendo.

Saiba a velocidade do obturador necessária

Asas borradas, ou até o pássaro inteiro borrado podem estragar a sua fotografia. Para evitar que isso aconteça, aprenda qual velocidade do obturador é necessária para capturar os diferentes comportamentos dos animais.
Qual velocidade congela quais espécies durante o voo? Qual é a velocidade necessária para capturar um pássaro andando no chão, ou parado em um galho?

Dispare a câmera no modo manual

Se você é um fotógrafo com um pouquinho mais de conhecimento e experiência em câmeras profissionais, o modo manual é o mais indicado para fotografar pássaros, pois com ele você pode tomar todas as decisões e pode escolher todas as configurações necessárias para ter uma boa imagem.
Com o modo manual você pode mudar a escala f-stop, a velocidade do obturador e as funções de exposição conforme a iluminação for mudando.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.