10 técnicas de montagem para dar dinâmica ao seu filme

0 1.150

Montagem de filme

No início, os filmes eram feitos em um único take – uma mulher dançando, um bebê comendo, um trem chega a uma estação. Não foi até D.W. Griffith que o conceito de “edição” veio à luz, e, além disso, não foi até cineastas  como Eisenstein, Pudovkin e Kuleshov que tivemos essa ideia de que a edição poderia ter efeitos emocionais e psicológicos significativos em um telespectador ao condensar espaço, tempo, e informações sob a forma de uma série de takes curtos. Isso é chamado de Teoria Montagem Soviética. Hoje, edição cresceu e evoluiu com novas palavras e linguagem a ser adicionado ao nosso léxico cinematográfico.

Uma montagem para cada gosto

Montagem de filme

Aceleração narrativa

Demora muito tempo para contar uma história. Talvez você precisa mostrar a queda de uma empresa poderosa e você pode usar uma montagem na qual todas essas coisas acontecem em meros segundos em vez de minutos.

Preparar a piada

A montagem de filme pode ser usada para condensar o tempo e o espaço, mas ela também pode ser usada ​​para servir como boa piada.

Montagem de Formação

Clássico. Não há muito a ser dito sobre este tipo de montagem de filme, uma vez que mesmo se você realmente não souber o que é uma montagem de filme, você sabe o que é uma montagem de formação. Basicamente, elas funcionam para encurtar o tempo que leva a um personagem “colocar suas armaduras”: trabalhar para se tornar mais forte, praticando para ganhar uma nova habilidade, etc.

Combinação  de várias storylines

Montagens de filme ajuda a reduzir o tempo, e uma maneira de fazer isso é combinar histórias em seu filme. Assim, em vez de dar a cada enredo sua própria sequência independente, que poderia ter minutos de duração, você pode editá-las em conjunto para criar uma sequência que dura apenas segundos.

Comparar e contrastar

Este tipo de montagem de filme alterna entre imagens em uma tentativa de comparar e contrastá-las. Imagine a rotina matinal de uma rica herdeira e sua empregada – extremamente diferentes. Editando-as juntas, você é capaz de não só apresentar o seu público para os mundos em que vivem, mas você é capaz de comparar os dois, a criação de um possível conflito que pode entrar mais tarde na história.

Gestalt

Esta é o nome de uma teoria que, essencialmente, diz que se nos for dado pequenos pedaços e peças, vamos formá-los em um todo completo. Mesmo que você só veja vários clipes curtos da experiência de um personagem, você será capaz de entender a coisa toda como um todo com base no tom que cada um deles carrega.

“Fervendo”

Isto é o inverso da montagem de formação. Em vez de dar zoom em uma coisa, como uma relação ou experiência, tiramos o zoom para ver algo que é maior do que a soma de suas partes.

Detalhes poéticos

É fácil de se maravilhar com a magnificência de uma galáxia, o Grand Canyon, ou o Palácio de Buckingham, mas este tipo de montagem é poderoso porque incide sobre a grandeza dose pequenos detalhes: uma pestana, uma pessoa que olha um álbum de fotos, ou pratos sujos na pia. É tudo sobre a nuance, com destaque para as sutilezas da vida de uma forma poética de provoca algum tipo de emoção.

Construção mental

Você pode editar em conjunto para criar uma sequência que fala do estado mental de um personagem.

Montagem intelectual

Esta é um dos 7 métodos de montagem que Eisenstein fala sobre em sua teoria montagem. Uma montagem intelectual combina imagens que atraem um significado intelectual – uma metáfora. Um exemplo perfeito vem de Eisenstein, no qual ele alterna entre takes do abate de um touro e a dizimação de um grupo de funcionários em greve. Qual é a metáfora? Os funcionários são nada além de gado para seus empregadores.

Montagem de filme

Como você tem usado montagem em seu próprio trabalho? Qual é seu favorito? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.