5 dicas de fotografia área com drones para ter fotos mais bonitas!

0 444

Os drones se tornaram muito comuns na fotografia aérea. Mais acessível que uma aeronave comum, com eles é possível fazer fotos incríveis de eventos ao ar livre. Seja para casamentos, formaturas ou até fotos de arquitetura, os drones são excelentes ferramentas para os fotógrafos.

Contudo, para além de suas habilidades técnicas com a câmera, para ter sucesso na fotografia área com drones, o profissional precisa ter outros conhecimentos e cuidados. Afinal de contas, se tudo não for planejado como deveria, podem ocorrer acidentes ou as fotos não ficarem como o esperado.

Para ajudá-lo neste estilo ímpar de fotografia, veja algumas dicas para fazer fotografia área com drone de forma segura e obter os melhores resultados.

1. Segurança em primeiro lugar!

É imprescindível começar as nossas dicas sobre fotografia aérea, mencionando a importância da segurança. Quando falamos em utilização de drones para isso, esse ponto é ainda mais importante.

Procure manter o equipamento em uma altitude segura, não muito longe do chão, mas também não tão próximo as pessoas ou objetos. Você não quer causar um esbarrão em alguém e acabar com um acidente grave, não é mesmo?

Procure também testar suas habilidades com a aeronave antes do voo oficial. Experimente se familiarizar com o equipamento e, caso seja necessário, contrate um piloto experiente para ajudá-lo. É melhor contar com ajuda especializada e deixar todo mundo tranquilo.

Uma dica especial é em relação as pessoas. Se pretende fotografar casamentos ou reuniões com grande acumulo de pessoas, não faça fotos muito próximas com este equipamento. Deixe para capturar imagens mais próximas dos convidados com a sua câmera DSLR, assim evitamos qualquer imprevisto.

2. Apenas em ambientes ao ar livre!

É importante frisar que a fotografia ou filmagem com drones só deve ser feita em ambientes ao ar livre. Isso acontece, pois este equipamento tem um ruído forte que pode acabar chamando muito a atenção em ensaios internos.

Além disso, dentro de uma casa ou salão de festas, por exemplo, é muito complicado para manobrar a aeronave. Sendo assim, só utilize a fotografia aérea com drones em ambientes abertos.

Nestes lugares o piloto tem todo o controle do equipamento, pode manobrar de forma mais fácil e consegue capturar imagens surpreendentes. Em ambientes externos também fica mais fácil de colocar a criatividade para funcionar. Afinal de contas, o céu é o limite literalmente.

Em um casamento, por exemplo, você pode agrupar os convidados mais importantes para os noivos e fazer a foto de um coração montado por pessoas, tradicional nesses eventos.

3. Planeje tudo com antecedência!

Outro aspecto importante é o planejamento de toda a cena. Quando falamos em fotos com drones, o trabalho começa muito antes da captura das imagens. Você precisa registrar e planejar todos os passos que serão dados durante o evento.

Crie um plano de voo para escolher qual a rota pretende usar no dia. Veja se essa rota estará livre na data e procure sobrevoar a cena antes. Assim você toma conhecimento dos possíveis obstáculos e aprende como manobrar o equipamento neste lugar específico. Além disso, essa também é uma excelente oportunidade para descobrir ângulos espetaculares.

Também fique de olho na velocidade do vento no dia das fotos. Caso tenha ventos muito fortes, isso pode danificar o seu equipamento. Para evitar isso, consulte alguns aplicativos meteorológicos para obter essa informação. Você encontra algumas opções gratuitas na loja de aplicativos de seu smartphone.

Antes de começar o voo, crie um checklist para todo o serviço. Verifique se todos os equipamentos estão bem fixados ao drone, se eles possuem baterias suficientes e se o cartão de memória da câmera tem espaço disponível. Deste modo, você evita perder a viagem ou destruir os seus equipamentos.

4. Avise as pessoas!

Como já foi dito antes, os drones são um espetáculo a parte na fotografia. O seu ruído característico e sua própria imagem, tendem a chamar muito a atenção das pessoas. Quando você estiver fotografando festas isso pode se tornar um problema.

Imagine capturar as imagens e na hora da edição descobrir que as pessoas ficaram olhando para o drone? Ou ainda capturar aquelas fotos com as pessoas olhando para cima e completamente tortas? Com certeza, essas não serão boas fotos para ilustrar o seu trabalho.

A melhor forma de prevenir esse problema é avisar as pessoas sobre a presença do equipamento e pedir a elas que ajam com naturalidade perante a ele. De preferência ignorando a presença do drone nas cenas.

Outra alternativa é sobrevoar o evento mais cedo e fazer algumas tomadas de teste. Assim, no momento principal da festa, todos os convidados já estarão habituados com a aeronave.

5. Atenção especial à iluminação!

Assim como na fotografia tradicional em terra firme, a iluminação também é muito importante nas fotos aéreas. Porém, lá no alto, os desafios são muito maiores. Além de cuidar da posição do sol, é preciso verificar a presença de reflexo no solo em relação a câmera, especialmente, nas cenas próxima a lagos, rios ou mares.

Novamente conhecer o lugar e fazer um voo teste é determinante. Mas outra alternativa é acompanhar a viagem do drone pelo seu smartphone ou tablet. Alguns modelos dispõem de um aplicativo móvel para acompanhar as cenas em tempo real. Além de cuidar da iluminação, desta forma, o fotógrafo também consegue capturar ângulos mais elaborados e ficar de olho em tudo o que acontece na cena.

Não esqueça também de usar filtros de lente na câmera no drone. Eles podem ajudar a corrigir claridades muito intensas na imagem. Esses acessórios também ajudam a criar uma nova perspectiva para a fotografia aérea.

Agora que você viu essas cinco dicas de fotografia aérea com drones, já pode se aventurar nas alturas para tirar as suas fotografias. Mas não se esqueça de manter a segurança das pessoas e animais a sua volta. Se continuar com isso em mente, com certeza, essa será uma experiência inesquecível para todos os envolvidos.

Por falar em experiências, você já fez fotografias aéreas com drones? Pretende fazer? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe as suas próprias dicas ou expectativas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.