5 dicas para você conseguir fotografias surpreendentes!

1 439

Tirar fotografias é você conseguir desenhar a partir da luz e do contraste. A definição de fotografia é criar imagens pela técnica de exposição das mesmas à luz, fixando a uma superfície sensível.

Com todas as evoluções das fotografias e do mundo digital, suas fotos não dependem somente de uma boa máquina fotográfica. Pode-se dizer até mesmo que em alguns casos (dependendo do estilo de fotografia desejada), você pode conseguir um bom resultado com o seu próprio celular, utilizando apenas alguns recursos.

Tudo isso porque a fotografia é uma composição de vários fatores, entre eles você pode decidir em que parte da sua paisagem você vai focar, qual cor vai usar, qual a proposta da fotografia e etc.

Veja agora as 5 dicas para você tirar fotografias incríveis!

A utilidade do ISO

International Standards Organization, ou ISO na fotografia, determina a sensibilidade de uma câmera à luz em que foi exposta. Quanto menor o número do ISO, menor a quantidade de luz que será percebida pela câmera; quanto maior o número do ISO, maior a percepção da sensibilidade da câmera à luz do ambiente.

A escala ISO – chamada de ASA nas câmeras analógicas – vai do número 100 ao 3.200, porém em algumas câmeras pode ir até 102400. Isso porque a escala vai dobrando a cada vez que aumenta.

Ele pode ser utilizado caso você não tenha uma outra forma de aumentar a luz do ambiente, porém deve ser utilizado com cuidado. Se o fotógrafo utilizar um ISO muito alto pode estragar a foto, uma vez que, cada vez que você aumenta a ISO cria ruídos nas fotos, ou seja: cria pontinhos nas partes escuras da fotografia, deixando a foto menos nítida.

Regra dos Terços na Fotografia

A Regra dos terços é quando você divide uma imagem em quatro linhas: duas horizontais e duas verticais. Esses pontos se convergem nos pontos em que os olhos das pessoas estão mais focados, ou seja, que chamam mais a atenção de quem verá as suas fotografias.

Nem sempre manter todas as partes das suas fotografias vai fazer com que a composição dela tenha um bom resultado, por isso, vale mais a pena editar as suas fotografias e deixar em sua composição apenas o que chama a atenção das pessoas.

Na imagem de cima você vê a imagem completa com o enquadramento da regra dos terços, na debaixo você já pode perceber a imagem com o enquadramento certo, dando atenção apenas ao que importa.

Veja algumas formas de fazer isso:

  1. Um terço da composição da sua foto com uma parte de uma determinada paisagem e dois terços compondo com uma outra imagem dessa paisagem, como você pode ver na imagem abaixo:
  1. Em algumas fotos é possível perceber que o personagem da foto está seguindo uma determinada direção, o fotógrafo pode usar isso ao seu favor na composição da imagem, deixando em segundo plano a direção oposta e em evidência a direção que o personagem está seguindo. Veja abaixo:

Você pode utilizar esse recurso em seu celular, câmera digital ou deixar para editar sua fotografia em um programa de edição de imagens.

Desfocando a imagem

Esse é um recurso que dá um charme especial em suas fotografias, você pode utilizá-lo para manter uma beleza incrível em suas fotos. Dependendo do que você deseja colocar em foco, você pode deixar a paisagem pouca coisa desfocada só para dar um destaque ao objeto que está à frente ou desfocar bastante, caso não deseje que a paisagem seja apenas um charme.

A profundidade de imagem define se você tem um fundo desfocado ou não: se for baixa você terá apenas um item em foco, se alta sua fotografia terá vários itens focados.

Você pode desfocar os itens de maneira correta diminuindo o ISO (dependendo da iluminação), aumentando o zoom, aumentando a abertura e distância focal.

Veja um exemplo de fotografia desfocada abaixo:


Fotos de longa exposição

Essa modalidade dá um resultado incrível às suas fotos!

Consiste em deixar com que a câmera fique exposta à luz noturna durante algum tempo para que possa capturar as luzes, por exemplo, das estrelas, de lanternas de carros e etc.

A beleza noturna é pouco retratada em fotos porque muitos fotógrafos não conseguem utilizar muito bem o método adequado para capturar as melhores fotografias com pouca luz.

Para alcançar o resultado esperado para esse tipo de fotografia é desejável que você possua um tripé e um disparador. Em alguns casos, mexendo no próprio disparador da câmera, você pode alterar o resultado da fotografia.

Veja o resultado de uma dessas lindas fotografias:

Fotografias espontâneas

Essa é uma das melhores fotografias e que podem retratar uma verdade e transmitir sentimentos a quem está vendo. Por isso é uma aposta muito boa para os fotógrafos.

Nesse modelo você também pode utilizar os outros recursos desse artigo para conseguir fotos ainda melhores!

O fotógrafo pode aproveitar todos os momentos em que está fotografando as pessoas pousando para as suas fotos e capturar momentos descontraídos, onde as pessoas não sabem que estão sendo fotografadas, para retratar a essência que você deseja passar em suas fotos.

Isso pode ser aproveitado em casamentos, festas infantis, propagandas, fotos para modas, campanhas e vários outros estilos fotográficos.

Se você quiser, pode utilizar esse modelo de fotografia combinando com os outros modelos passados, nada te impede, por exemplo, de tirar uma foto espontânea e utilizar nessa mesma foto a regra dos terços para dar ênfase ao conjunto de informações que chame mais atenção.

Uma dica para utilizar bem esse método, é levar acompanhantes (como amigos, por exemplo) para quem vai tirar as fotos, mesmo que eles não participem das fotos isso vai servir para que a pessoa fotografada se distraia facilmente e tenha as reações mais naturais. Isso vai deixar a sua foto mais bela e mais parecida com o que deseja passar.

Veja abaixo um exemplo de fotografia espontânea:

E por último, não se esqueça de sempre utilizar esses recursos sem exageros e sempre parar para admirar e ver se a fotografia está passando o que você deseja. Afinal, o seu maior admirador deve ser você mesmo!

Quer mais dicas incríveis como essas? Só nos pedir, fale com a gente!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.