Home»Artigos»5 erros comuns cometidos por Fotógrafos Iniciantes

5 erros comuns cometidos por Fotógrafos Iniciantes

4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Quando uma pessoa compra sua primeira câmera fotográfica de qualidade e inicia sua jornada como, alguns erros são comuns e podem soar até mesmo embaraçosos quando você se tornar um profissional. Porém, estes erros são naturais e parte de aprendizados, no entanto, é normal ver um fotógrafo iniciante continuam cometendo os mesmos erros. E neste post vamos abordas os cinco principais:

  1. Estouro do Branco

Cada fotografia é uma situação diferente, porém é muito comum você ter uma fonte muito forte de luz vinda de uma única posição, seja ela a luz do sol, de um softbox para estúdio fotográfico, janelas, dentre outros. Devido a essa grande exposição de luz é comum vermos fotos com branco “estourado”.fotógrafo iniciante

Isso quer dizer que em locais com iluminação fortes superfícies muito claras rebatem a luz causando perdas e danos muitas vezes irreparáveis em detalhes importantes, como vestidos, acessórios, até mesmo partes do corpo e muito mais. O fotógrafo iniciante pode tentar aumentar a claridade, sensibilidade ISO ou a exposição e isso pode ser um erro, dependendo da situação.

Além de regular abertura e foco, é importante utilizar rebatedores fotográficos para rebater ou difundir a luz e conseguir resultados mais naturais. É possível aumentar o brilho dos detalhes e deixá-los mais chamativos, mas ao perder o detalhe devido à superexposição, mas não recuperá-los.

  1. Posar ao invés de direcionar

Outro erro muito comum de um fotógrafo iniciante é posicionar pessoas diretamente em direção à câmera. Pedir para as pessoas a serem fotografas se adequarem ao enquadramento pode perder a naturalidade e causar constrangimento, caso a pessoa motivo não esteja habituada com a câmera.

Dirija com cuidado as posições apenas fazendo ajustes técnicos. Use táticas de distração e relaxamento para que o fotografado se sinta com confortável e espontâneo.fotógrafo iniciante

  1. Iluminação

Também é comum que o fotógrafo iniciante procure novos cenários, utilize espaços próprios ou diferenciados esquecendo o elemento principal: A iluminação. Uma boa fotografia precisa da harmonia da luz com o cenário. Assim como o excesso de luz pode ser um problema irreversível, a falta dela pode contribuir para imagens escuras e sem foco.fotógrafo iniciante

A luz influencia diretamente as cores, destaques, sombras e muito mais. Uma boa opção é utilizar um monitor para Câmeras e filmadoras profissionais e de qualidade, que possa informar a você com mais precisão as cores, contraste e enquadramento. Utilizar iluminadores de LED, flashes speedlite, refletores para estúdio e outros equipamentos de iluminação que podem fornecer o ambiente necessário para uma boa fotografia.

Ao invés de aumentar a saturação e afins, o fotógrafo iniciante deve procurar por imagens onde as cores naturais na cena já sejam fortes. Encontre um motivo de cores fortes cercado por tons neutros. Fotografe em uma boa hora do dia para deixar as cores ganharem força naturalmente. Ao invés de aumentar a saturação, se você quiser que a imagem pareça uma pintura, sobreponha uma cor específica na imagem.

  1. Composição

Compor uma cena implica num conjunto de fatores que exerce uma grande influência na originalidade do quadro. E esses fatores são: Harmonia das linhas, formas, superfícies, cores, tonalidades e iluminação.

Após o fotógrafo iniciante tomar conta da iluminação, balançodo branco e posicionamento dos motivos, é importante prestar atenção na composição da fotografia e verificar se os harmônicos coincidem. Você pode explorar ângulos, formas, lugares, para que o resultado seja agradável. Essa parte é o que difere uma fotografia de profissional ou amadora.

fotógrafo iniciante

  1. Foco:

Quando o fotógrafo iniciante fotografar algo que está acontecendo a sua frente o tempo é essencial, porém, a única coisa que você não pode corrigir na pós-produção é o foco.

fotógrafo iniciante

Se você estiver selecionado com o modo de foco errado ou estando no automático é a câmera que buscará sozinha achar o foco, podendo não acompanhar o movimento do que você realmente gostaria de focar.  Este problema pode causar verdadeiras frustrações em suas fotografias. Por isso, é muito importante que você saiba usar o foco de sua câmera e o melhor para isso é consultar o manual de seu equipamento fotográfico.

Comentários

comentários

Post anterior

O processo de pós-produção na fotografia newborn

Próximo post

DICAS MUITO FÁCEIS PARA TURBINAR O SEU INSTAGRAM