7 Dicas sobre o Fotojornalismo: Fundamentos

0 2.473

O fotojornalismo pode parecer fácil hoje em dia, afinal, todo mundo tem um celular com câmera e essas câmeras são boas o suficiente para registrar qualquer acontecimento digno de ser publicado na capa do New York Times, por exemplo. Mais fácil ainda é ter essa imagem publicada no site do jornal. Então, o que diferencia o real fotojornalismo com o fotógrafo amador que tem um celular e está no lugar certo, na hora certa?
O fotojornalismo significa mais que isso. Em sua origem, essa área da fotografia é jornalismo sério, pensado, com o foco no impacto visual de uma notícia. Está pensando em seguir essa carreira? Então fica algumas dicas para mergulhar nesse mundo:

Planejando

Uma das coisas mais importantes nesse ramo é planejar. Se você não sabe o que vai precisar antes de ir a campo, você não vai ter o equipamento fotográfico necessário, nem vai olhar para a direção certa quando algo importante acontecer. Fotojornalismo raramente é captura de eventos inesperados, ele é a captura e momentos inesperados em eventos planejados.

Timing no fotojornalismo

Muito dessa profissão vem da espera e da paciência. Se você está em uma situação onde você sabe que algo provavelmente vai acontecer, a questão a se fazer é “o que vai acontecer? Quando?”. Você precisa prestar atenção constantemente. Procure por detalhes visuais que vão explicar algo relevante a quem for ver sua imagem.

Exposição

Essa ramo da fotografia não é uma expressão artística, é fazer com que o espectador saiba exatamente o que está acontecendo no momento registrado. É tentador olhar para as possibilidades artísticas de cada cena e você pode ficar frustrado por ter que registrar eventos de maneira exata, mas quem for ver a sua fotografia espera a realidade do fotojornalismo.
Quando você chegar à cena, arrume seu equipamento com uma exposição adequada para que você capture a luz corretamente, de maneira em que o assunto principal fique bem aparente. Quando o momento de clicar chegar, você vai precisar tomar uma rápida decisão; você não vai querer perder tempo arrumando os ajustes de exposição da câmera.

Ao mesmo tempo, você não vai querer usar a exposição automática, que é ajustada para uma luz comum e isso pode esconder alguns detalhes se a condição de iluminação fugir um pouco disso.
Como fotógrafo, você precisa ter controle do seu equipamento e configurar a sua câmera manualmente de acordo com as condições do ambiente que será retratado.

Editando

Uma das vantagens de se usar uma câmera fotográfica digital de alta resolução é a possibilidade de poder editar e cortar a imagem com tranquilidade. O objetivo das imagens fotojornalísticas é desviar a atenção do espectador aos elementos que são importantes. Pela velocidade dos acontecimentos, muitas vezes você não vai conseguir montar todas as fotos em torno de uma composição que oriente o olhar e guie as pessoas para o que você quer que elas vejam. Às vezes você vai precisar cortar a fotografia para mostrar apenas o que é mais importante.
Com uma alta resolução, você tem a vantagem de cortar áreas grandes de uma imagem depois de registrá-la. Vale lembrar que cortar é o único recurso de edição que você vai poder usar. Há vários escândalos de fotojornalistas que retocaram e manipularam uma imagem para criar uma história diferente à original. Quem vai ver a sua imagem confia em você e você deve respeitar essa confiança.

Foco

Não precisa dizer que se o elemento principal da imagem de um fotojornalista estiver desfocado, o espectador não vai parar o olhar nele.
Um fotojornalista iniciante pode se sentir tentado a capturar a maior distância focal possível, mas um aprofundamento de campo pode ser uma ferramente valiosa. Você só precisa usar com cuidado.
Se você tiver a sorte de ficar perto do seu objeto principal, é possível que você desfoque todo o fundo e dê destaque apenas a ele – esse é um recurso importante na fotografia jornalística. Você vai precisar planejar e ter a habilidade de focar corretamente. Para isso, é recomendável que você use o foco manual da câmera para ter certeza que apenas o que você quer seja focado.

O assunto da fotografia

Escolher o que você quer focar é um aspecto importante do fotojornalismo. Às vezes você vai a um evento porque você sabe que há algo especificamente importante que você quer capturar, mas às vezes você só fica olhando de um lado para o outro procurando algo que valha a pena ser transformado em notícia.
O ideal é que você sempre vá a um evento jornalístico com o que você quer fotografar já em mente. Às vezes essa decisão vai ser do seu editor, mas outras quem vai ter de tomar a iniciativa vai ser você, por isso você precisa ter a disciplina e o conhecimento do seu assunto.

download-5889933Direitos

Se você for fotografar em público, é importante conhecer os direitos das pessoas que você vai retratar. Enquanto celebridades, políticos e trabalhadores de emergências têm de “sacrificar” a privacidade em nome do fotojornalismo, você precisa tomar cuidado ao fazer imagens de “pessoas comuns”. Você também precisa ter cuidado com o lugar onde essas fotos estão sendo feitas.
Em um local público é bem mais fácil argumentar que você tem o direito de fotografar alguém. Agora, quando você está em um espaço particular, o negócio fica mais difícil. É sempre bom ir preparado com um pedido de autorização caso você seja barrado.
Não pratique o fotojornalismo casualmente. O que você registra pode mudar a vida das pessoas que são representadas em suas imagens e a vida das pessoas que vão vê-las. Sempre chegue aos locais com o respeito que todo mundo merece.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.