7 razões quais sua fotografia pode não estar evoluindo

0 390

Se fizéssemos um gráfico da carreira de um fotógrafo, ele seria uma bagunça. Nós melhoramos, pioramos, achamos que melhoramos, estacionamos e melhoramos de novo. Com muito esforço, começamos a fotografar direitinho e chegamos à conclusão que não era tão fácil como achávamos que seria. Infelizmente, para muitos de nós (os autodidatas) crescer pode ser um processo bem mais demorado. E é para evitar isso que escrevemos esse post!

Você se compara demais com os outros

É natural que você se cerque de pessoas com interesses comuns aos seus. No entanto, se inspirar no trabalho de alguém pode ser, ao mesmo tempo, uma motivação para o crescimento e o risco uma frustração enorme. Medir o seu trabalho com o de algum colega é a pior maneira de analisar se você cresceu, especialmente se você não escolhe bem suas referências. Meça as suas capacidades e busque melhorar sempre, mas compare-se apenas com a visão que você tem de si mesmo no futuro. Questione-se “O que eu preciso fazer para melhorar e chegar onde quero?”, e não “O que eu preciso fazer para me tornar fulano?”. Quando tomar alguém como referência, busque entender o que chama sua atenção naquele trabalho, se é a iluminação, o tratamento, as cores ou a direção. Tente inspirar sua produção naquilo que você gosta em vez de tentar alcançar um resultado idêntico. Lembre-se de que você não é a pessoa com quem se compara – e seu trabalho também não.
7-razoes-quais-sua-fotografia-pode-nao-estar-evoluindo-1

Você não é dedicado o suficiente

Fotografia requer muito estudo e muita prática! Henri-Cartier Bresson disse que nossas primeiras 10 mil fotografias são sempre as piores; K. Anders Ericsson, psicólogo e pesquisador, chegou à conclusão que, para que alguém se torne expert em algo, são necessárias 10 mil horas. Onde você está nesse caminho? Boas fotografias requerem esforço, logística e planejamento. Pare de inventar desculpas para não expandir seus limites e saia da sua zona de conforto! O que é fácil ou conveniente jamais te fará dar um passo à diante. Como diria Thomas Edison, “um gênio é 1% inspiração e 99% transpiração”.
7 razoes quais sua fotografia pode nao estar evoluindo 2

Você tem muito medo de falhar

Todos nós evitamos falhar, seja na vida pessoal ou profissional; mas, mesmo que falhar seja desolador, sempre aprendemos mais com nossos erros que com os acertos. Afinal, do que você se lembra melhor: do que te fez conseguir aquele clique genial ou das coisas que atrapalharam quando você achou que poderia ter feito melhor? Nós precisamos dar nosso melhor sempre, principalmente se estamos trabalhando para um cliente, mas devemos nos lembrar de que um erro pode se tornar um exercício para a melhora. Esse é um dos principais motivos pelos quais o trabalho autoral é tão importante. Fotografar para você mesmo te permite falhar, repetir, aprender e crescer. Quanto menos pessoas dependerem do resultado final de um trabalho, mais livre você é para abordar novas técnicas. Num projeto autoral, teste seu conhecimento e criatividade em coisas que você provavelmente falharia, como um tipo de iluminação que você nunca testou ou um novo tipo de tratamento. Corra riscos, porque os resultados poderão te surpreender!
7-razoes-quais-sua-fotografia-pode-nao-estar-evoluindo-3

Você tem receio de receber feedback

Quem começamos a fotografar, sempre perguntamos para alguém que nos é referência “O que você achou dessa fotografia ?”. Depois de um tempo confiando mais no próprio taco, passamos a nos contentar com o que vemos e podemos acabar caindo no comodismo. Pelo fato de a internet ser um ambiente tão aberto e exposto, muitos acabam dando sua opinião onde não são chamados, e o caso acaba virando um chumbo trocado de críticas e defensivas. Esse tipo de opinião deve ser dada só quando solicitada (e em particular, de preferência!), mas a maioria de nós já começa errando por não pedi-la. O grande desafio é encontrar alguém que te conheça o suficiente para saber aonde você quer chegar, e que entenda sobre fotografia para poder pontuar suas falhas e te instruir. Uma opinião alheia é apenas outra perspectiva sobre nosso trabalho, mas é tão importante justamente por que, às vezes, precisamos que alguém nos diga para tentar melhor – e, mais que isso, nos mostrar como tentar.7 razoes quais sua fotografia pode nao estar evoluindo 4

Você se foca demais em aspectos técnicos

Quando começamos a estudar fotografia, ficamos obcecados por conseguir a luz ideal, a composição nos pontos de ouro e a exposição perfeita, mas ignoramos um dos pontos cruciais que fazem uma imagem incrível: a criatividade. Se falta criatividade numa fotografia, ou ela será passada à diante sem nenhuma atenção ou quem parar para visualizá-la acabará procurando por falhas técnicas, já que é só sobre técnica que se trata a imagem. Por outro lado, se você fotografou uma explosão de sentimentos que captou instantaneamente o olhar do observador, a técnica passa a ser apenas o coadjuvante da história. Isso não quer dizer que os aspectos técnicos são irrelevantes! Se você tem ideias brilhantes e não consegue transformá-las em fotografias brilhantes, o estudo da técnica está ao alcance das mãos, seja em livros ou na internet. A criatividade é um assunto muito mais delicado, porque não se ensina alguém a ter ideias geniais. Ser criativo significa ser inspirado, e não se compra inspiração como se compra conhecimento.

Você não é a melhor versão de si mesmo

A sua fotografia é o reflexo de quem você é enquanto pessoa! Uma das melhores dicas de marketing diz que, mais que serem tocadas pelo seu trabalho, as pessoas precisam ser tocadas por você. Não se trata de mudar quem nós somos, mas de ser o nosso melhor dentro do que é possível! Não se trata nem de ser o mais feliz ou o mais simpático porque, às vezes, estudar Arte se torna uma corrente que nos carrega por marés escuras. Esta é uma carreira de altos e baixos dentro e fora de nós, mas o grande segredo é saber transpor a felicidade ou o sofrimento para dentro do nosso processo criativo e transformar isso em fotografias fantásticas!
7 razoes quais sua fotografia pode nao estar evoluindo 5

Você está parado

Você leu este texto e pensou sobre vários aspectos do seu estudo e carreira que podem ser melhorados, mas, como deve ter acontecido outras vezes, as palavras poderão fazer efeito só por alguns dias. Do mesmo modo como um livro não lido é apenas um enfeite na estante, um bom conselho não seguido é uma oportunidade desperdiçada. A grande chave para o sucesso é colocar as coisas que você aprendeu em prática e estar em constante renovação de conhecimento e energia. Não se deixe acomodar nunca! Seu próximo passo é sempre adiante.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.