8 curiosidades da fotografia que você precisa conhecer !

1 2.077

A fotografia é conhecida como a forma de expressar a arte, mas ela vai muito além disso. Para quem pretende iniciar neste mercado agora, pode se deparar com algumas curiosidades incríveis deste segmento.

Em tempos que qualquer pessoa pode fazer e publicar uma foto em segundos, é sempre bom voltar no tempo e ver o início desta arte, não é mesmo?

Veja algumas curiosidades da fotografia que separamos para deixá-lo ainda mais animado com esta profissão.

1. 500 milhões de usuários

O destaque da lista das curiosidades da fotografia vai para o Instagram, serviço de compartilhamento de fotos do Facebook. A rede social anunciou em Junho de 2016 a marca de 500 milhões de usuários ativos, destes 35 milhões são brasileiros.

Entre os números que chamaram a atenção, estão as fotos looks do dia que somaram mais de 82 milhões até o mesmo período. A rede social de Mark Zuckerberg também divulgou que 325 milhões de fotos #TBT (throw back thursday) foram adicionadas no Instagram até Junho. Essas imagens são publicadas nas quintas-feiras e se referem a eventos nostálgicos dos usuários da rede.

2. Albert Einstein mostrando a língua

Se você é pelo menos um pouco curioso, com certeza deve ter se perguntado em que circunstância foi capturada a foto de Albert Einstein mostrando a língua. Esse é um dos retratos mais conhecidos da história e tornou o cientista ainda mais conhecido e admirado em nossa época. Mas como teria surgido essa fotografia?

Entre as curiosidades da fotografia de hoje vamos discorrer um pouco sobre o ocorrido. Segundo algumas especulações a foto foi registrada no dia 14 de março de 1951, aniversário de 72 anos do físico. Durante a festa, um fotógrafo teria sugerido a Albert Einstein sorrir para sair bem na foto. Como forma de protesto o ganhador do Nobel de Física franziu a testa e mostrou a língua. Mal sabia ele que essa foto teria tanta repercussão.

3. Dia mundial da fotografia

 

A data passou a ser comemorada a partir do ano de 1839, como reconhecimento à invenção do daguerreótipo por Louis Daguerre. Apesar de essa invenção ter sido realizada em 1837, ela só foi apresentada e reconhecida como um presente para o mundo dois anos depois. Este reconhecimento e a criação de outros processos fotográficos tornaram o ano de 1839 reconhecido oficialmente como o “ano da fotografia”.

Nos dias atuais comemora-se o surgimento da fotografia no dia 19 de Agosto. Tradicionalmente, nesta data são ministrados cursos e workshops gratuitos do segmento. Vale destacar ainda como mais umas das curiosidades da fotografia, mas desta vez aqui no Brasil, que também comemoramos o Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo em 8 de Janeiro.

4. Primeira câmera digital

A tecnologia de imagem digital, assim como muitos outros avanços tecnológicos, teve o seu ápice durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, exércitos e cientistas buscavam métodos para ultrapassar a concorrência nas batalhas e investiam em estudos tecnológicos.

A primeira câmera digital foi a All-Sky da Fairchild Imaging. O equipamento fotográfico desenvolvido pela Universidade de Calgary, no Canadá, foi o primeiro a ter um micro computador embutido. Por isso, foi considerado o protótipo da câmera digital tal como conhecemos hoje.

Em 1981, no entanto, a Sony revolucionou o mercado de fotografia a lançar a primeira máquina fotográfica com tecnologia digital para o consumidor. Ela custava US$ 12 mil dólares e armazenava até 50 fotografias.

5. Fotografia em série

Para somar às curiosidades da fotografia que vimos até agora, chegou a vez das fotos em série. Com certeza, você já deve ter aproveitado este recurso na câmera e sabe que ele foi o propulsor para o cinema de hoje, não é mesmo?

Contudo, o primeiro registro da fotografia em série foi fruto de uma aposta, dá para acreditar? Um americano rico e apostador em corridas de cavalos, defendeu para um grupo de amigos que em determinado momento o cavalo ficava suspenso no ar, sem que nenhuma de suas patas tocasse o solo.

Para provar tal teoria, o rico contratou Muybridge, um fotógrafo inglês. No percurso do cavalo foram instaladas 14 câmeras, ao se movimentar o animal cortava o fio e acionava as câmeras. Assim, foi provada a teoria do Americano que ganhou a aposta.

6. Efeito dos olhos vermelhos

Provavelmente você já se deparou com tal efeito, não é mesmo? O acontecimento dessa circunstância é tão comum que hoje em dia os editores de fotos, câmeras e até smartphones permitem remover isso na pós produção. Mas você sabe por que ocorre o efeito dos olhos vermelhos?

Em ambientes com pouca iluminação nossas pupilas ficam dilatadas, facilitando a entrada de luminosidade. Ao disparar o flash a luz entra em nossos olhos e reflete os vasos sanguíneos de nossa retina.

7.    Significado de fotografia

Não podemos negar que este termo se tornou muito comum nos dias de hoje, mas você sabe o que significa fotografia ? Essa palavra veio do grego e pode ser definida como “desenhar com luz e contraste” e não tem melhor definição que essa, não é mesmo?

A fotografia é um processo para criar imagens que são impressas em uma superfície sensível, o que acontecia com os famosos filmes, por exemplo. No entanto, para que essa criação seja possível é preciso expor a câmera a uma grande quantidade de luz.

8.  O fim da Kodak

Uma empresa multinacional e com quase 130 anos de história. O império da Kodak teve alto impacto no mundo da fotografia, especialmente na popularização desta arte. Em 1888 foi lançada a câmera Kodak, pioneira no mercado de fotografia popular.

Infelizmente, entre as curiosidades da fotografia não estão os feitos da Kodak, mas a sua possível ruína. O advento das câmeras digitais massacrou a companhia segundo especialistas e a empresa de George Eastman, também criador do filme fotográfico, chegou a declarar falência em 2013.

Mesmo perdendo milhões de dólares e buscando se recuperar de uma intervenção jurídica, a Kodak se recusa a entregar os pontos. Para contornar o problema e tentar se reerguer, a multinacional vendeu patentes de produtos e agora entrou no segmento de impressão comercial e smartphones.

E você, o que achou dessas curiosidades da fotografia? Já conhecida essas informações ou tem outra curiosidade para compartilhar conosco? Então, deixe o seu comentário abaixo!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.