A Democracia Digital!

0 112

Foi o tempo que produzir vídeos com qualidade, era uma exclusividade para poucos. Com os rápidos avanços das tecnologias de captação e edição de imagens, o acesso a um alto padrão de qualidade ficou mais acessível para todos. Para se ter uma ideia, a pouco tempo atrás em 2004, para captar uma imagem em 1080P (progressivo) você iria precisar de uma câmera de vídeo digital que o valor beirava uns U$90.000, hoje você faz isto com um simples smartphone. Mas a grande revolução, o grande divisor de águas, foi o surgimento da captação de vídeos pelas câmeras fotográficas, as famosas HDSLR.

Em setembro de 2008 a Canon lançou um modelo de câmera que revolucionaria o mercado, modificaria todo um modo de captação das imagens e com um ótimo custo benefício! Estou me referindo ao lançamento da câmera Canon “5D Mark II”. Uma câmera full frame 35mm, que utiliza lentes intercambiáveis, possibilitando o uso de um grande conjunto de objetivas já produzidas pela Canon. As imagens produzidas pela câmera Canon “5D” ganharam uma textura cinematográfica, e por causa do seu grande sensor, o filmmaker pode trabalhar com a curta profundidade de campo, muito utilizada pelo cinema como forma de narrativa.

As HDSLRs também foram responsáveis pela migração dos fotógrafos ao ambiente de captação de imagens em vídeo. Enfim, causou uma grande revolução!

Mas não foram somente as HDSLRs que contribuíram para esta revolução democrática. As câmeras de ação também mexeram muito com o mercado, além dos vídeos e das fotos em alta qualidade, deram a possibilidade de fazer imagens subaquáticas e de esportes de ação, com muita segurança.

Mas esta democracia digital realmente só se concretizou quando a qualidade full HD chegou nos smartphones. O lançamento do i-Phone4 em 2010 pela Apple, democratizou de vez o acesso do grande público, a produção de vídeos e imagens em full HD. Hoje em dia existem festivais de cinema, onde todas as produções são realizadas com smartphones, onde você pode ver documentários, longas e curtas metragens até comerciais de tv, feitos a partir de um telefone celular! Viva a democracia digital!!!!

O vídeo abaixo você poderá assistir um filme totalmente produzido com o i-Phone 5s.

Hoje, no mercado você encontra várias opções de acessórios para as câmeras HDSLR, câmeras de ação e para os Smartphones.

Acessórios para câmeras HDSLR
Acessórios para câmeras HDSLR
Kit Shoulder Mount / Matte-Box / Follow Focus para HDSLR
Kit Shoulder Mount / Matte-Box / Follow Focus para HDSLR
Adaptador de Lentes 35mm para Smartphone
Adaptador de Lentes 35mm para Smartphone
Suporte com estabilizador para Smartphones
Suporte com estabilizador para Smartphones
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.