Home»Dicas»Dicas para começar com a fotografia documental e as vantagens que ela pode trazer

Dicas para começar com a fotografia documental e as vantagens que ela pode trazer

6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Já falamos em outra oportunidade sobre o fotojornalismo, semelhante a ele a fotografia documental também deseja contar histórias exclusivamente através de fotos.

Na minha opinião, fotografia documental e seu primo próximo, fotojornalismo, são as formas mais difíceis de fotografia. Pela própria natureza do trabalho, você tem pouco ou nenhum controle sobre as suas fotos. Você deve pensar e compor na mosca, através de um meio visual, contar histórias que são normalmente reservadas para palavras. Geralmente, não há segundas oportunidades, os momentos adequados são fugazes. Com isto dito, nós esperamos que este artigo possa ajudá-lo a começar com a fotografia documental da melhor forma possível.

1.   Investigando seu assunto
fotografia documental investigação

A primeira coisa que você precisa fazer, antes mesmo de pensar em pegar uma câmera, é se familiarizar com o assunto que você vai capturar em sua fotografia documental. Isto não só irá ajudá-lo a antecipar o que esperar durante as filmagens, mas também irá prepará-lo na compreensão de como representar o assunto envolvido. Certifique-se de todos os equipamentos necessários para o tiro, particularmente se você precisa viajar, seus equipamentos fotográficos devem permiti-lo ser tão móvel quanto possível.

2.   Inspire-se
fotografia documental inspirar

Assim que tiver sua pesquisa feita, é hora de começar a pensar sobre como fotografar e sempre é útil obter alguma inspiração de alguns dos grandes nomes da fotografia documental, pesquise um pouco para conferir o trabalho de grandes personalidades neste tipo de fotografia.

Observar o trabalho de grandes especialistas vai incentivar e treinar o seu olho fotográfico a ser vigilante e ver a profundidade extra dentro de uma cena, a fim de capturar os momentos que definem a sua história.

3.   Como representar o seu tema?
fotografia documental tema

A peça final de preparação antes das filmagens é considerar como você deseja capturar o tema de sua fotografia documental. Pense sobre por que você originalmente queria trabalhar com ele, o que te inspirou? Como você vê a cena? Como alguém em uma posição diferente iria ver o tema de sua fotografia documental?

Tome algumas decisões sobre como você deseja representar o assunto antes de começar a pressionar o obturador de sua câmera. Isto irá ajudar a começar, mas lembre-se, você está documentando algo. A palavra “documento” implica numa certa verdade e objetividade. Portanto, se a situação não é o que você esperava não deve tentar representá-la como sua noção preconcebida.

4.   Representando a realidade
fotografia documental real

Trabalhar com fotografia documental exige certa quantidade de responsabilidade. Tudo começa com um planejamento, conhecer o tema, decidir como vai retratá-lo em suas fotos e assim por diante.

A audiência está confiando em você para retratar com precisão a verdade do que está acontecendo, por isso, ao compor um tiro, você precisa se lembrar de que às vezes o que você deixa de fora da imagem, é tão importante quanto o que você coloca em sua fotografia documental.

Pode ser muito difícil de trabalhar de forma objetiva. Na verdade, alguns argumentam que é impossível todos nós encararmos a vida com certas perspectivas e mentalidades pré-condicionadas. No entanto, é importante que você trabalhe de maneira tão objetiva quanto possível, estabelecendo um relato fiel do assunto sem preconceitos ou inclinação política.

5.   A grande imagem
fotografia documental grande

Ao fotografar, é essencial capturar uma variedade de tiros, a fim de dar o seu público uma perspectiva equilibrada do assunto. Imagine que alguém está andando em torno de um mercado, ele não iria gastar a duração do tempo com os seus rostos tão perto dos artefatos na venda quanto possível, e assim, de uma forma similar, você não gostaria de simplesmente ter um ensaio fotográfico preenchida com fotos macro, porque os tiros não teriam qualquer contexto.

Certifique-se de que você tenha algum ângulo mais amplo, que estabelece tiros, e talvez leva algum tempo longe da ação para visualizar a cena a partir de uma perspectiva diferente. Isso ajudará a definir o cenário para o espectador e permitir-lhes colocar o resto dos disparos em perspectiva.

6.   Detalhes e Faces
fotografia documental detalhes

Ao lado da foto grande angular, é essencial escolher detalhes interessantes que podem ter sido de outra forma não atendida por um espectador casual. Texturas, cores e padrões para fazer close-ups atraentes. Esteja vigilante e mantenha o seu olho nas oportunidades para complementar a sua história. Também é importante capturar os rostos de quaisquer pessoas envolvidas.

Isso pode exigir um monte de confiança por parte do fotógrafo, mas se aproximar das pessoas e perguntar se você pode tomar sua foto realmente não é tão assustador como se poderia pensar. Um público vai se envolver com rostos, as reações e expressões das pessoas envolvidas é uma ótima maneira para ajudar a contar a história do melhor jeito.

7.   Relações com temas
fotografia documental pessoas

Se o assunto está focado nas pessoas, então você tem duas opções com base na sua abordagem. Pode ser que você não queira que ninguém saiba que você está lá, então pretende misturar-se no fundo e disparar tiros inteiramente naturais. A outra opção é interagir com as pessoas, neste caso, é importante que você construa um relacionamento com elas.

Apresente-se e tenha conversas, isso vai quebrar todas as barreiras e garantir que as pessoas sintam-se confortáveis ​​com você por perto, como fotógrafo. Este relacionamento também contribui com fotos muito mais naturais, já que as pessoas estarão mais felizes e à vontade em frente a sua lente fotográfica.

8.   Seja paciente
fotografia documental paciencia

A fotografia documental pode ser um processo penoso quando envolve pessoas. Você não pode deixá-las esperando muito tempo ou até mesmo realizar várias visitas, a fim de conseguir as imagens que você deseja. Se este for o caso, é importante ser paciente e não ficar frustrado se as coisas levarem mais tempo do que você imaginava.

Em alguns casos, na maioria deles por sinal, a espera se resume a poucos minutos extras. No entanto, uma vez ou outra, horas ou dias podem realmente fazer a diferença em sua fotografia documental. Se você está encontrando dificuldades para conseguir as imagens que você quer, então talvez você precise reavaliar sua visão. Não tenha medo de mudar o foco por um tempo para dar tempo para estabelecer sua abordagem novamente.

9.   As regras do jogo
fotografia documental regras

Eu sei que as restrições não são ideia de ninguém como diversão, mas é importante que, dentro deste contexto você jogue pelas regras e não empurre os limites do que você é e não está autorizado a fotografar.

Algumas áreas têm restrições fotográficas colocadas sobre elas, por isso, não capture nesses locais onde não é permitido e se solicitado, abstenha-se de tirar fotos, faça-o educadamente. Se necessário, garanta que você obtenha permissão para atirar em determinadas áreas. Da mesma forma, algumas pessoas não desejam ter sua foto tirada ou um estranho a tirar fotos de seus filhos, portanto, por favor, respeite os seus pedidos.

10.    Esqueça a pós-produção

Fotografia documental é tudo sobre a representação da realidade. Muitos fotógrafos estão preocupados em filmar rapidamente, esperando pelo melhor e contando com a pós-produção para salvar os seus tiros. Com a fotografia documental, você não pode se esconder atrás da pós-produção.

É essencial manter a realidade e verdade dentro das imagens. Portanto, é importante obter a melhor foto em quanto captura a cena. Conheça os seus ajustes e tome o tempo necessário para a composição adequada, garanta que você está recebendo as fotografias que você quer e precisa.

11.   Compilando um ensaio fotográfico
fotografia documental ensaio

Agora você tem essa vasta coleção de tiros, é hora de selecionar aqueles que melhor representam o acontecimento. Muitas vezes é útil pensar nisso como contar uma história. Quando a cena tem um processo natural, você vai encontrá-lo fácil e construir uma coleção de fotos que captura cada elemento nessa ordem natural.

No entanto, se o assunto é menos ordenado, então cabe a você construir com responsabilidade a história e criar a cena através da seleção e ordem das imagens que capturou. A tentação pode ser simplesmente selecionar as fotos que você acha que são as melhores e colocá-las a frente, deixando os tiros mais fracos para o final, mas isso é prejudicial para a história.

É mais importante contar a história de forma precisa e isso pode envolver incluir tiros que você não acredita que sejam os mais fortes, mas podem adicionar aquele pedaço vital do contexto em sua fotografia documental.

12.   Apresentando o seu trabalho
fotografia documental paciencia

Uma vez que você refinou sua coleção de fotos e estabeleceu a ordem, é importante considerar como você deseja apresentar o trabalho. Se escolheu uma publicação on-line, você pode querer considerar um slideshow de imagens que exibe cada tiro um por um, de modo que o espectador possa enxergar cada imagem individualmente durante um tempo para construir a história.

Também é importante pensar sobre a inclusão de legendas abaixo das imagens. A legenda pode colocar uma fotografia em contexto e adicionar profundidade e significado considerável para uma imagem.

8 Razões para você trabalhar com a fotografia documental

Trabalhar com a fotografia documental, onde você fotografa uma história lá fora, no mundo real, com certeza traz algum trabalho. Mas, as recompensas tem um potencial enorme para a sua visão, suas habilidades, seus níveis de energia, o seu negócio, e muito mais. São tantas vantagens que não faz sentido você não iniciar agora mesmo na fotografia documental.

Veja os motivos para trabalhar com a fotografia abaixo:

1.    Refletir sobre sua Fotografia

Escolher um tema para sua fotografia documental força-o a pensar profundamente sobre seu trabalho. Você vai precisar determinar quais ideias são importantes, e o que você deseja para a filmagem. É fácil apenas flutuar, atirar o que você costuma fazer, sem pensar muito sobre isso. Ao comprometer-se com a fotografia documental, você cria espaço para pensar cuidadosamente sobre o seu trabalho, seus valores e suas habilidades.

2.    Melhorar suas habilidades técnicas

Quando você inicia um projeto de fotografia documental, você não pode realmente saber como as coisas vão ficar, ou simplesmente os desafios que irá enfrentar lá na frente. A luz, o ritmo de ação, e configuração da câmera digital pode estar fora de seu controle.

Na primeira oportunidade, você pode pensar que executar o seu projeto de fotografia documental é impossível, principalmente, se for novato no mundo de fotografia. Mas, quando chegar no local escolhido para sua fotografia documental, e sua adrenalina começar a bombear, as coisas ficarão mais animadas.

Você vai ver que será totalmente capaz de mudar suas configurações rapidamente ou compor fotos interessantes. Ao colocar-se em uma nova situação desafiadora, você vai pegar novas habilidades que são capazes de ajudá-lo com qualquer tipo de fotografia no futuro.

3.    Ser criativo
fotografia documental criatividade

Com determinados estilos fotográficos, você não pode sempre assumir riscos criativos. Mas, quando você atirar algo que está fora do escopo do seu trabalho regular, você meio que tem a obrigação de ser criativo. As lições e truques que você pegou como um fotógrafo de casamento, por exemplo, não vai contribuir significativamente em uma fotografia documental sobre a vida secreta dos gatos domésticos. Com os riscos de experimentação baixos na fotografia tradicional, é o momento perfeito para experimentar coisas novas!

4.    Impulsionar sua energia e paixão

Vamos ser honestos: Às vezes, a edição de fotos e responder e-mails podem ficar um pouco maçante.

Fotografar um assunto que fascina totalmente, por outro lado, pode ser incrivelmente energizante. E quando você está animado com o que está acontecendo na sua frente, você vê o mundo de uma maneira diferente. Os seus olhos estão abertos aos pequenos e grandes detalhes, e as suas fotografias ficam melhor como resultado. A coisa toda é uma receita para impulsionar o seu amor pela fotografia documental.

Claro, e-mails ainda precisam ser respondidos e seus trabalhos anteriores editados. Mas, fazer uma pequena pausa e adicionar a fotografia documental em sua rotina pode trazer o ânimo de volta as veias e tornar todo o trabalho mais fácil.

5.    Compartilhar uma história que importa
fotografia documental história

As pessoas adoram histórias, particularmente histórias com imagens. Desta forma, a fotografia documental é uma ótima maneira de compartilhar com o mundo uma história ou uma ideia que realmente importa e valha a pena para você. As possibilidades são muitas e você é capaz de influenciar outras pessoas com as suas fotos, o que deixa qualquer artista satisfeito, não é mesmo?

6.    Aprender a contar histórias

Como já dissemos antes, a fotografia documental quer dizer tudo sobre contar histórias. Você precisa resolver quais cenas e detalhes capturar, e como requisitar suas imagens para tornar a história clara. Parece fácil, mas é preciso planejamento e foco para manter suas imagens e sua história em mente quando você está gravando.

Afiar essa habilidade irá ajudá-lo não só com a fotografia documental, como em qualquer outro estilo fotográfico. Por exemplo, seus clientes vão ficar maravilhados quando você entregar-lhes não apenas imagens de sua família, mas as fotos que contam uma história sobre sua família?

7.    Destacar a sua empresa de fotografia

A fotografia documental pode torná-lo memorável, fazer de você e seu negócio de fotografia mais conhecidos. Outros clientes potenciais irão surgir, você não será apenas outro fotógrafo, mas o fotógrafo que fez esse projeto legal. E em um negócio competitivo, ser lembrado é uma coisa boa.

Você também vai mostrar que é capaz de trabalhar em diferentes estilos de fotografia, o que pode abrir a porta a projetos pagos em novos mercados.

8.    Conectar e inspirar as pessoas
fotografia documental conectar

As pessoas são criaturas sociais, e quando elas se identificam com sua história, provavelmente vão querer dizer isso a você. Com isso você não só se sentirá bem, mas também pode ajudá-lo a expandir suas redes profissionais e sociais.

Compartilhe com as pessoas que você é capaz de contar uma história, você vai inspirá-los para tentar o mesmo. Isso é bem legal!

Agora compartilhe conosco a sua opinião sobre este artigo, ou as suas próprias vantagens e sacadas para trabalhar com a fotografia documental. Sua opinião no campo de comentários abaixo é importante para enriquecer esta discussão e nos manter motivados!

Abraços

Nizar Escandar

Comentários

comentários

Post anterior

O extremo mais fácil: um review da GoPro Hero4 Session

Próximo post

Como identificar equipamentos adulterados ou falsificados?