A popularização das Câmeras Profissionais

0 464

Não gosto de usar as expressões “câmera profissional” ou “câmera semiprofissional” porque não existe nenhuma norma que classifique as câmeras como tais, mas é inevitável tocar neste assunto quando falamos das câmeras usadas por profissionais da fotografia, seja qual for a usa área de atuação: eventos, fotojornalismo, books, publicidade, etc. E devido aos preços um pouco mais acessíveis do que nos primórdios da fotografia digital, este tipo de câmera hoje está ao alcance de todos e outro ponto a favor destas câmeras é que muitas compactas de qualidade de imagem bem inferior terminam custando quase o mesmo preço de uma câmera chamada por muitos como “profissional” ou “semiprofissional”.

Agora é preciso explicar o maior diferencial destas câmeras destinadas a uso profissional. Estou falando das Câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex) ou simplesmente reflex, as que usam lentes intercambiáveis e possuem um jogo de espelhos interno que reflete a imagem para uma visualização direta no visor óptico, sem a necessidade do LCD, se bem que hoje estas câmeras profissionais também possuem a visualização pelo LCD com o problema da falta de velocidade no autofoco sendo resolvida aos poucos com o avanço da tecnologia. Mas no exterior o mercado destas câmeras vem diminuindo em favor das chamadas câmeras mirrorless (câmeras de lentes intercambiáveis sem espelho) que tendem a ser menores e mais leves.

Câmera Canon 1D Mark II N câmeras profissionais
Câmera Canon 1D Mark II N era da época em que apenas profissionais consagrados usavam este tipo de câmera

Mas o grande diferencial é o tamanho do sensor. Câmeras DSLR normalmente possuem um sensor muito grande e quanto maior o sensor, maior será a qualidade da imagem teoricamente. Para quem ainda não conhece, o sensor chamado full frame possui aproximadamente o mesmo tamanho do fotograma de filme das antigas câmeras amadoras e equipa as câmeras DSLR mais caras e cheias de recurso. Os modelos mais baratos possuem um sensor um pouco menor chamado APS-C que possui um fator de corte de 1.6x (Canon) ou 1.5x (Nikon, Pentax, Sony e demais marcas), este fator de corte é definido de acordo com o tamanho dele, o da Canon é um pouco menor que o das demais marcas.

Câmera Panasonic G1 um das  câmeras profissionais
Panasonic G1 foi a primeira mirrorless do sistema Micro 4/3

Só que o mercado no exterior já abriu os olhos para as câmeras mirrorless que começaram na ideia do sistema 4/3 com câmeras Olympus e Panasonic e participação da Leica, e tem uma qualidade muito próxima a das reflex com seu sensor de fator de corte 2x (além de contar com uma ampla gama de lentes e acessórios). De 3 anos para cá as outras fabricantes começaram a perceber esse nicho e leva-lo mais a sério e caíram no gosto do público amador, principalmente na Ásia onde o uso de câmeras reflex ou DSLR caiu bastante nos últimos anos. Europa e América do Norte começam a seguir esta tendência, mas aqui no Brasil a coisa anda a passos muito lentos.

Câmera Sony A7R II é uma das melhores câmeras profissionais atualmente
Sony A7R II é uma das melhores câmeras atualmente

Como a tecnologia vem evoluindo bastante é preciso ficar atento ao que o mercado oferece: a Sony já produziu várias câmeras mirrorless com sensor full frame e se encaminha para liderar este mercado com folga enquanto a Fuji consegue com seus sensores APS-C e tecnologia X-Trans que elimina por completo a necessidade de se usar filtros anti-aliasing (ou passa-baixas ou low pass) que evitam o serrilhamento das linhas retas mas sacrificam a nitidez da imagem gerada pelo sensor. Com isso, em algumas situações, segundo alguns testes, estes sensores APS-C da Fuji conseguem resultados surpreendentemente semelhantes ou até melhores do que os full-frame das câmeras DSLR mais conhecidas.

Enfim, o mercado internacional já se utiliza de alternativas às pesadas DSLR, mas no Brasil a coisa ainda está engatinhando e não há previsão de mudança a curto e médio prazo devido a um mercado muito fechado e público mais fechado ainda. O que fica claro é que as câmeras profissionais mais avançadas e cheia de recursos estão cada vez mais ao alcance de todo tipo de fotógrafo, não restritas apenas aos profissionais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.