O que é abertura da lente e como usar a seu favor ?

1 1.048

A abertura da lente é uma das ferramentas de trabalho a que o fotógrafo tem acesso em sua rotina e que serve como um dos maiores diferenciadores que as fotos podem ter, visto que variam de acordo com a visão única e exclusiva de cada profissional.

Em fotografia, entender o que é e para que serve esse mecanismo é considerado como um dos fatores de maior importância para se obter fotos diferenciadas e criativas, mantendo, ainda, um elevado padrão de qualidade nas imagens capturadas.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre essa importante ferramenta e suas variações, apreciando a sua utilização no dia a dia fotográfico.

O que é abertura da lente?

Imprescindível aos fotógrafos que querem registrar fotos com criatividade, abertura da lente de câmeras é o controle dos parâmetros fotográficos que causa efeito sobre a profundidade observada no campo da imagem que está sendo registrada.

Determinando a quantidade de luz que vai da lente até o sensor, o tamanho da abertura está totalmente relacionado com essa trajetória sendo que o ajuste é feito através de um diafragma, que se encontra situado no meio da lente.

O tamanho desta abertura pode variar de acordo com o modelo da lente utilizada pelo profissional da fotografia. Sua representação é dada pela letra f, que sempre tem um numeral em sua sequência.

Tamanho da abertura da lente “f”

f expressa, com exatidão, o tamanho da abertura da lente em relação a sua distância focal. Vamos ver um simples exemplo: Uma lente com indicação f/2 determina que o diâmetro da abertura da lente utilizada seja o mesmo que a distância dividida por dois.

Apesar de um pouco complicado de se entender, a princípio, já que são grandezas inversamente proporcionais, os números f seguem a regra básica de que, quanto menor o número apresentado na indicação, maior será a abertura da lente, sendo que o contrário, ou seja, quanto maior o f for, menor será a abertura, é verdadeiro.

Vale ressaltar que em aberturas consideradas como grandes, por exemplo, em uma lente f/1.8, uma maior quantidade de luz consegue atingir o sensor, enquanto que, numa f/16, que é uma abertura bem menor do que a primeira citada, essa luz alcança o sensor em menor quantidade.

Abertura máxima da lente

Outro fator importantíssimo para os fotógrafos é a luminosidade, ou abertura máxima da lente, que também é indicada através da letra “f”.

Algumas máximas:

  • A maior abertura registrada é de f/1.0-1.2, podendo ser alcançada apenas em lentes de distância focal de 50 mm a 85 mm fixas;
  • As super Lentes Telefotos de distância focal fixa conseguem alcançar abertura máxima de f/2.0;
  • As lentes zoom, normalmente, utilizam a máxima de f/2.8.

É necessário adequar, portanto, o uso das lentes, conhecendo suas especificações e máximas primeiramente, a situação em que o fotógrafo precisa fotografar, para obter um bom resultado final, usando a capacidade de sua lente e todas suas variações a seu favor.

Efeito na profundidade de campo

A abertura da lente afeta, diretamente, na quantidade de luz que chega até o sensor na hora da foto, porém, não modifica apenas isto, visto que a profundidade de campo, registrada na imagem, também está completamente ligada a este fator.

Observe, mais uma vez, a esta regra, também inversamente proporcional: Quanto menor a abertura da lente, maior será a profundidade de campo alcançada na fotografia enquanto que, quanto maior a abertura, menor será esta profundidade, ainda que numa mesma paisagem.

Vale lembrar, ainda, que a distância focal também é responsável pela modificação da profundidade de campo, sendo que, para pontos de foco que estejam próximos a câmera, esta capacidade será visivelmente reduzida.

Destaque o assunto principal

Um dos trabalhos mais comuns em fotografia é o de destacar determinado assunto, tido como principal, para que o observador da foto direcione, rapidamente, sua atenção para o foco da imagem.

A abertura da lente é responsável por este recurso! Ela destaca o assunto principal da foto, em relação ao seu fundo, chamando a atenção para o ponto exato a que fotógrafo quis dar total importância, algo fácil de ser visto em retratos, por exemplo.

Para tanto, é recomendado trabalhar com lentes que permitam fornecimento de uma alta luminosidade, ou seja, com grande abertura máxima, por exemplo f/1.2-2.8, e profundidade de campo reduzida.

Como usar tudo isso?

É extremamente comum que os iniciantes, ou amadores, da fotografia prefiram trabalhar deixando suas câmeras em modo automático durante as sessões, visto que este é o modo de disparo considerado como o mais certo, por adequar-se a cada situação em especifico.

Porém, o modo automático não permite que o fotógrafo influencie na abertura e na profundidade da foto, o que acaba sendo desfavorável para quem já possui alguma prática com estes mecanismos.

Algumas câmeras EOS oferecem, devido a isso, o Modo Auto Criativo (CA), que permite que a pessoa ajuste a profundidade que deve ser alcançada na imagem através de um controle na tela LCD.

Mas, atenção! O modo de prioridade de abertura AE (Av) ainda é considerado como a melhor opção para se controlar, totalmente, a profundidade de campo, deixando, assim, o fotógrafo o mais livre possível, aproximando-o dos resultados a que está em busca.

O modo (Av) possibilita que o profissional selecione a abertura da lente e, automaticamente, a câmera digital cuida de mecanismos como a velocidade do obturador.

Por fim, há mais um modo a ser citado, o modo de exposição manual (M), em que o fotógrafo pode escolher tanto a abertura da lente a ser utilizada para determinado trabalho quanto a velocidade a que o obturador deve estar submetido. Lembrando que neste modo a exposição é ajustada por conta própria.

Pronto para fotografar?

Após todas essas informações, é provável que você, caro fotógrafo, esteja ansioso para sair por aí, capturando todas as paisagens a sua volta! Fotografar, afinal, é uma arte apaixonante.

Mas, antes de pegar sua câmera e ir a busca da imagem perfeita, conte-nos, através dos comentários, quais foram suas experiências mais marcantes com os tópicos aqui citados e  quais serão as melhorias no processo da fotografia após essas informações!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] e entende as configurações do seu equipamento fotográfico como: velocidade do obturador, abertura, ISO e compensação de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.