Bullet Time: A Tecnologia dos Cinemas em Seu Smartphone

0 1.070

Na certa você já viu o filme Matrix e seus tradicionais efeitos de múltiplas câmeras que transformaram este drama em um festival de filmagens ousadas. O primeiro da trilogia lançado em 1999 trouxe a tona a técnica conhecida como “bullet time”, que se trata da captura de uma mesma cena em slow motion (movimento lento) por diversas câmeras, simulando o movimento do equipamento durante a captura.

Bullet Time: A Tecnologia dos Cinemas em Seu Smartphone
Bullet Time The matrix

Uma cena extremamente lembrada, e o estopim de tal efeito, é o momento em que Neo (Keanu Reeves) desvia de várias balas durante um tiroteio. Para se ter uma ideia o filme custou em torno de 65 milhões de dólares e, até então, para repetir o mesmo efeito era necessário um alto investimento por parte dos produtores.

Porém, um estudo apresentado no Sábado (4) pretende revolucionar a forma como estas cenas são criadas e coloca-lás, literalmente, ao alcance de seus dedos. Continue a ler o artigo para mais detalhes.

Movimento
bullet time

O efeito conhecido como “bullet time“, muito comum nos filmes de ação, torna possível congelar a ação inteira e ainda mover o ângulo da câmera, um espetáculo a parte, sem dúvida.

No entanto, só era possível filmar a ação usando várias Câmeras Digitais diferentes posicionadas a uma mesma distância do objeto ou cena a ser capturada. Deste modo, é possível reduzir a velocidade das cenas, até quase o seu congelamento, e mesmo assim alterar o ponto de vista mudando de uma câmera para outra, até mesmo com a ação congelada.

Todavia, recentemente um pequeno grupo de estudantes da Universidade de Columbia começou a experimentar um aplicativo que promete mudar esta situação, tornando este efeito mais acessível a qualquer pessoa.

Aplicativo CamSwarm

Idealizado por Yang Wang e um casal de amigos, o aplicativo pretende popularizar o Bullet time e fazer com que qualquer pessoa, mais especificamente um grupo delas, grave esta cena com um orçamento muito baixo.

Tudo o que vai precisar é de alguns smartphones, o aplicativo CamSwarm, uma conexão wifi e uma cena criativa para ser o ponto principal do seu filme. Veja o vídeo de demonstração do efeito criado pelo aplicativo:

Capturando a cena

Segundo os criadores do aplicativo colocar este sistema para funcionar, antes custeado por milhares de dólares, é mais simples do que parece. Primeiro, você precisa de um smartphone central conectado a uma rede wifi e com o aplicativo instalado, em seguida basta fazer a leitura do QR code com os dispositivos adicionais e colocá-los na mesma rede e iniciar a festa. Através de um protocolo de comunicação é sincronizado todos os dispositivos, bem como determinada a localização, conectando-os em uma mesma cena.

Além disso, durante a captura o aplicativo sugere aos usuários o melhor ângulo para a captura da cena, otimizando o resultado final. Após a gravação do vídeo o usuário segue para uma interface simples onde pode determinar os efeitos do bullet time em seu vídeo e finalizar seu projeto como um verdadeiro profissional.

Fotografia Colaborativa

foto colaborativa Bullet Time

Desde que foi inventada, há mais de 150 anos, a fotografia tem sido, em grande parte, um passatempo solitário. Por outro lado, o CamSwarm pretende transformar os “flashes” em algo ainda mais prazeroso e que pode ser partilhado com seus amigos.

Embora o aplicativo ainda não tenha sido liberado para download, vale a pena esperar e conferir este resultado. O que podemos perceber é que tecnologias sociais estão cada vez mais comuns na internet e fazer o que gosta com os amigos é sempre melhor, não é mesmo?

Por falar em amigos, seria interessante mostrar isso a eles, não acha? Seria ainda melhor se você escrevesse abaixo a sua opinião sobre o aplicativo e o que espera dele.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.