Cabeça de Tripé Ball Head: você já conhece?

0 862

Você conhece a cabeça de Tripé Ball Head? Esse nome esquisito em Inglês significa “cabeça de bola”. Você provavelmente já consegue imaginar do que se trata então: um acessório para tripé (o tripé você conhece: aquela estrutura de três pernas que sustenta a câmera) com um formato arredondado. Muito bem.

Na verdade, a cabeça de tripé não é simplesmente um acessório. Ela é o que permite ligar a câmera ao tripé de maneira segura – pois do contrário, a câmera iria cair. E a cabeça de tripé ball head é a favorita dos fotógrafos profissionais, pois ela faz mais do que simplesmente afixar a câmera.

Cabeça de tripé ball head
Cabeça Ball head Vs Pan e tilt

Por que preciso de uma Cabeça de Tripé Ball Head?

Embora a maioria dos fotógrafos não tenha problemas entendendo o que é um tripé e monopé, ou o que é uma cabeça de tripé, muitos não entendem por que uma ball head é tão importante. Por isso, vamos pensar um pouquinho na situação.

Se você afixar sua câmera ao tripé diretamente, vai conseguir sustentação, o que é excelente em sessões mais longas de fotos ou em pisos irregulares. Porém, não vai conseguir nenhuma mobilidade. Então, seria preciso ficar mudando o tripé de posição o tempo todo. Isso não é nada prático, e não garante nenhuma agilidade em situações mais dinâmicas.

Já uma cabeça de tripé ball head tem um sistema de juntas em formato arredondado, que permite girar a câmera em qualquer direção. Para os lados, para cima ou para baixo, até mesmo na diagonal: você poderá acompanhar todos os movimentos e fotografar todo o cenário, sem precisar desmontar seu tripé nem mesmo uma vez.

Cabeça de tripé ball head:
Fonte: Philip Schwarz Photography

Qual a Cabeça de Tripé Ball Head ideal?

Nem todas as cabeças de tripé ball head são iguais, e nem todas possuem a mesma qualidade. Algumas serão baratas, e outras muito caras. Essencialmente, se você quiser comprar uma cabeça de tripé ball head de boa qualidade, deve prestar atenção a estes seis pontos básicos:

Firmeza: Sim, a ball head deve permitir mobilidade. Mas, quando a posição for escolhida e travada, ela precisa ser firme e resistente. Ou seja, mesmo que você aplique pressão na câmera – por exemplo, ao apertar um botão – a ball head não pode oscilar ou mudar de posição. Uma ball head sem firmeza com certeza irá prejudicar suas fotos.

Tensão: Mesmo quando a ball head não estiver travada, ela não pode ser frouxa – do tipo que se move apenas com o peso da câmera, principalmente se você estiver usando lentes de câmeras. Ela precisa apresentar uma certa tensão. Do contrário, sempre haverá o risco de danificar seu equipamento, pois a ball head não tem resistência. As melhores ball heads permitem que você ajuste a tensão necessária (mais ou menos como você faz para ajustar a tensão da correia em uma bicicleta ergométrica).

Cabeça de Tripé Ball Head: você já conhece?

Mobilidade total: Você compra a ball head com a intenção de ter maior mobilidade. Para que isso realmente seja um bom investimento, é preciso que a mobilidade seja total. Se você ainda precisar mexer na câmera ou no tripé, é um sinal de que a sua ball head não é tão eficiente. Procure por aquelas que permitem visualizar qualquer ângulo, mexendo apenas no sistema de junta.

Praticidade: Procure uma ball head que seja prática. O mecanismo de travamento da posição deve ser fácil e rápido de ativar. Isso vai permitir que você acompanhe uma sessão de fotos dinâmica sem precisar parar o tempo todo, quebrando a naturalidade dos movimentos.

Capacidade: Fotógrafos profissionais usam equipamentos pesados. A câmera, as lentes, um flash adicional… tudo isso vai exercer pressão sobre a ball head. Por isso, é preciso que ela tenha capacidade para suportar um alto limite de peso. Se você costuma usar lentes longas, invista na ball head com maior capacidade que puder comprar.

Prato com trava prática: O “prato” é a superfície onde sua câmera vai realmente ficar presa. Ele precisa ter uma trava prática, porém segura. O prato “quick release” – liberação rápida, em inglês – é a melhor opção.

E então, entendeu melhor a importância de investir em uma cabeça de tripé ball head? E é realmente um investimento, pois ela pode custar entre R$250 e R$700, ou até mais. Mas acredite, esse acessório fará toda a diferença na hora de tirar fotos profissionais.

Cabeça de Tripé Ball Head: você já conhece?

Ficou interessado? Então visite o site especializado em Equipamentos de Fotografia e Filmagem e veja os modelos de ball head que estão disponíveis por lá. Aproveite e aprenda mais sobre tripés neste nosso outro artigo. Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.