Câmera com flash: Dicas para transformar suas fotos em sucesso!

0 474

Qualquer câmera com flash é uma das mais utilizadas diariamente pela maioria dos fotógrafos, entretanto, a maneira mais difícil de conseguir resultados satisfatórios e não comprometer a imagem final com algum deslize.

Neste método fotográfico, ocorre um grande disparo de luz rapidamente, o qual congela a cena e a mantêm iluminada por breves segundos. Contudo, você precisa definir a melhor distância para sua exposição, o tipo de flash mais indicado, conhecer as técnicas de rebatimento de flash, ajuste da luz e exposição e, finalmente, como combater os temidos olhos vermelhos em sua fotografia.

Aqui, vamos cobrir algumas dicas para transformar a sua fotografia através de uma câmera com flash em um sucesso, obtendo os melhores resultados em suas imagens.

Tipos de flashes
camera com flash embutido

Enquanto a câmera com flash embutido é uma das formas mais comuns de fotografar com este acessório extra, existem diversos formatos de flash, cada um com suas próprias características e uso recomendado.

Câmera com flash embutido: O primeiro deles, a câmera com flash embutido, apesar de sua utilização ser mais difundida e estar às mãos do fotógrafo, não possibilita utilizar de técnicas mais avançadas, como rebatimento, por exemplo.

Câmera com flash externo: Com a mesma liberdade do flash embutido, porém, lhe permite posicionar adequadamente a direção da luz e ângulo de reflexão.

camera com flash externo

Câmera com flash múltiplo: Utilizando de diversos flashes combinados, o fotógrafo pode criar o seu próprio sistema de flash múltiplo, com isso é possível tirar muito mais fotos e fornecer maior iluminação à cena.

Câmera com flash circular: Mais frequentemente utilizado na fotografia macro ou captura em curtas distâncias, trazem detalhes minuciosos à imagem, auxiliando a obtenção de sombras, o que pode ser mais difícil com os flashes comuns.

Câmera com grandes unidades de flash: Este equipamento é mais profissional, sendo encontrado por diversas vezes em estúdios fotográficos. A câmera digital é conectada aos geradores de flash, que são fixados em várias direções através de uma cabeça.

Qual a melhor distância para utilizar uma câmera com flash?
camera com flash distancia

A distância para a melhor exposição quando pretende capturar imagens utilizando uma câmera com flash, é extremamente importante para determinar o sucesso ou fracasso de seu trabalho. Se bem empregada pode significar fotos arrasadoras, mas o contrário será capaz de lançar seus esforços por uma boa imagem por água abaixo.

Felizmente, nem tudo está perdido! Você será capaz de determinar a melhor distância de exposição através de uma fórmula simples, para isso, vai precisar ter conhecimento do número guia (ou n° G) do flash de sua Câmera DSLR.

O número guia refere-se a potência do flash de sua câmera, em outras palavras, diz respeito a distância que você poderá iluminar com o seu flash. Este número pode ser descoberto através do uso de um fotômetro na posição f/1, aliás, o método mais indicado para tal tarefa.

Contudo, como nem todos os fotógrafos possuem um fotômetro em mãos, você também consegue visualizar o nº G do flash de sua câmera no manual de instruções de seu equipamento fotográfico. Está informação é apresentada pelo fabricante, mas, na maioria das vezes não quer dizer ao número real devido às variações de ambiente, todavia, pode ser igualmente útil.

Vamos à fórmula: N° G / abertura (f) = distância para a exposição ideal. No entanto, este cálculo simples leva em consideração configurações básicas para fotografar usando sua câmera com flash. Para um melhor resultado é preciso levar em consideração as suas próprias configurações e ambiente fotográfico.

Câmera com flash e técnica de rebatimento
camera com flash rebatimento

Em alguns casos, o fotógrafo faz uso da luz indireta de seu flash para conseguir melhores imagens. Este pequeno truque é utilizado, principalmente, para evitar sombras e efeitos indesejados produzidos por uma câmera com flash.

Há várias aplicações das técnicas de rebatimento e cada uma renderá resultados diferenciados, entre elas: o rebatimento de parede, rebatimento de painel refletor e rebatimento de teto. Vejamos rapidamente um pouco mais sobre elas abaixo.

Rebatimento de parede: a cena é iluminada lateralmente com a luz refletida fora da parede, o que resulta em fotos mais leves.

Rebatimento de painel refletor: com essa técnica o fotógrafo complementa a iluminação da cena, direcionando a luz para áreas mais escuras.

Rebatimento de teto: envolver a cena com a luz refletida do teto concede imagens mais naturais. Porém, a cor do teto pode ser propagada juntamente com a iluminação, o que afeta diretamente o resultado final de sua fotografia.

Ajuste da exposição de uma câmera com flash
camera com flash exposição

O flash em sua intensidade normal traz fotos mais escuras, então, você precisa ajustar a sua exposição para conseguir uma composição em harmonia entre o plano de fundo e o tema principal de sua foto.

A fim de obter melhores resultados com as suas fotos, o ajuste da exposição do flash diz respeito ao aumento ou diminuição do brilho da cena, da mesma forma que procede nas condições normais de exposição.

Corrigindo a exposição de seu flash de maneira normal consegue imagens mais naturais, onde a cena está devidamente equilibrada com o plano de fundo. Sem está correção você pode arriscar um efeito “halo” em suas fotos, com o ajuste diminuído, por sua vez, traz fotos muito escuras e perda considerável de detalhes de sombra.

Como lidar com os olhos vermelhos?
camera com flash olhos

Olhos vermelhos são como pragas de gafanhotos sobre uma plantação, você já ouviu falar, mas não quer passar por isso em nenhum momento. Os olhos vermelhos aparecem nas fotografias em que a câmera com flash direciona a luz diretamente para a pessoa a ser fotografada. Ao disparar o flash de sua câmera, o que ocorre de forma extremamente rápida, causa a contração das pupilas e as veias sanguíneas aparecem em suas fotos, daí a cor avermelhada.

A melhor forma para combater olhos vermelhos quando utilizar sua câmera com flash está nas técnicas de rebatimento que vimos logo acima neste mesmo artigo, assim a luminosidade do flash não atinge o olho de seu tema. Outros fotógrafos também utilizam de flashes preliminares a fim de que as pupilas se contraiam antes de pressionar o obturador, dando tempo para que os olhos se “preparem” para a foto.

Como última alternativa, você também pode recorrer ao pós processamento, especialmente, quando outros truques para combater olhos vermelhos não podem ser aplicados em seu estilo fotográfico.

Finalmente, chegamos ao fim de nossas dicas para transformar suas fotos de câmera com flash em sucesso. Compartilhe a sua opinião sobre artigo no campo de comentários abaixo, ou diga-nos como utiliza a sua câmera com flash.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.