Qual a melhor Câmera Fotográfica: Canon ou Nikon?

1 980

Essa é uma daquelas perguntas que vivem aparecendo nos principais fóruns de fotografia, a maioria dos fotógrafos quer saber qual a melhor câmera fotográfica: Nikon ou Canon? Evidentemente, outras marcas e modelos de câmera digitais também existem e podem ser as favoritas de uma pessoa ou outra, mas, como essas são as mais comuns, falaremos um pouco sobre cada uma delas.

Todos os anos o número desses inquéritos só aumenta, principalmente, pelo lançamento de novos modelos constantemente. Desde a comparação entre modelos até a preferência por uma marca específica, as dúvidas na hora de comprar a sua câmera fotográfica são muitas, por isso, aqui vão algumas dicas para escolher a melhor entre essas marcas de acordo com sua necessidade.

Boa parte destes questionamentos está ligado ao ver resultados de imagens diferentes entre os modelos, alguns profissionais se impressionam ao ver fotos de casamento tiradas com uma Canon e acreditam que ela é a melhor para o trabalho. O mesmo também acontece com a Nikon, os fotógrafos se deixam impressionar por único trabalho do equipamento fotográfico.

Nikon ou Canon? Câmera profissional, ou semi profissional?

Antes de começarmos, no entanto, tenha em mente que não podemos dizer que a Nikon é melhor que a Canon, ou vice-versa. Na verdade, esta escolha depende mais da preferência do próprio fotógrafo do que os recursos da câmera. Continue lendo para entender o porquê disso e, especialmente, identificar como escolher a câmera fotográfica.

A Câmera Fotográfica é apenas uma ferramenta

O que acontece se você der o melhor conjunto de ferramentas de pintura para alguém que não sabe como pintar, e um conjunto muito comum, inferior de ferramentas para um bom pintor? Quem é que vai ter uma pintura melhor? A mesma pergunta retórica é válida para a fotografia, se você receber uma câmera fotográfica melhor, isso significa necessariamente que você vai tirar melhores fotos? Não, eu não quero trazer um outro debate que a “câmera não importa”, uma vez que estamos todos ficando cansados disso.

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

Por outro lado, vamos discuti-lo por um segundo pois é importante para entendermos as diferenças entre as marcas de câmera fotográfica. Mas, afinal, a câmera realmente importa? A resposta pode ser volátil, ela importa em alguns momentos e outros não. Em outras palavras, para a maioria das pessoas que usam uma câmera para fotos de família, a câmera não importa. Entretanto, para um fotógrafo amador, ela faz total diferença. Da mesma forma, para um fotógrafo profissional que ganha a vida com a fotografia, não importa a câmera fotográfica que utiliza.

Quando alguém dá uma câmera de baixa qualidade para um bom fotógrafo, ele / ela provavelmente irá ser capaz de utilizá-la totalmente e capturar ótimas fotos. Semelhante à forma como um bom pintor é capaz de trabalhar em uma pintura com um conjunto de ferramentas de baixa qualidade. No entanto, nenhum fotógrafo gostaria de continuar a trabalhar com a engrenagem ruim e nenhum pintor iria querer usar ferramentas de baixa qualidade para o resto de suas vidas, uma vez que eles sabem que as boas ferramentas podem ajudá-los tremendamente na obtenção dos melhores resultados que diferenciam o seu trabalho dos demais. Ou seja, os fotógrafos profissionais gostam de trabalhar com a melhor câmera fotográfica por um motivo, eles sabem como empurrá-la até seu limite e obter os melhores resultados possíveis.

Apenas para você entender melhor deixa eu lhe contar uma história. Dois fotógrafos estão lado a lado e capturando fotos, um é profissional que ganha a vida com seu trabalho e o outro é um amador. O fotógrafo profissional obviamente atira com uma câmera fotográfica e lentes muito caras, enquanto o amador está fotografando com um kit mediano. O amador sabe que o profissional é famoso e transformou sua paixão em um negócio e em um ponto do tempo, ele se vira para o profissional e diz: “com certeza, com está câmera fotográfica eu aposto que você pode obter excelentes fotos que vendem”.

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

Então, o fotógrafo experiente tenta convencer o amador que sua câmera é apenas seu instrumento, mas o amador continua insistindo no contrário. Em um ponto, o profissional diz para o amador: “Eu te darei o meu equipamento fotográfico e você me dá o seu. Filmamos durante várias horas. O fotógrafo que voltar com as melhores imagens consegue manter toda a engrenagem de câmera”. Sem muito pensar, o amador simplesmente vai embora…

Quando é que a câmera importa? Se você está apenas começando em fotografia, eu diria que a câmera que você escolheu não importa. Se você é um amador e você atira para o prazer, tendo moderada a boa capacidade de fotografia, a câmera que você usa não importa, até certo ponto. Se você é um profissional que faz a vida vendendo suas fotos, o tipo de câmera que você usa pode ajudar, mas não é extremamente importante.

Tamanho do sensor

Não importa o que dizem algumas pessoas, o tamanho do sensor importa. Há uma diferença significativa entre um sensor minúsculo em uma câmera de apontar e disparar e uma câmera fotográfica DSLR com Sensor Full-Frame. Coisas como faixa dinâmica, profundidade de campo, ângulos de visualização e ruído, tudo contribuem para a qualidade global e percepção de uma imagem e a diferença é bastante evidente. Esta diferença é certamente menor entre Full-Frame e câmeras de sensor crop, mas ainda assim o suficiente para afetar a aparência das fotografias.

As Lentes Importam

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

O tipo de lente para câmera que você usa, o seu comprimento focal, abertura e reprodução de cores também desempenha um papel enorme na forma como a imagem final sai e qualidade de sua câmera fotográfica. Você não pode replicar o efeito de uma lente tilt / shift com uma lente de zoom normal.

O Olho do Fotógrafo

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

Finalmente, você tem que lembrar que uma câmera fotográfica é apenas uma ferramenta no saco de um fotógrafo. Sem o conjunto de habilidades do fotógrafo, paciência, visão, criatividade, planejamento, calendário, iluminação e pós-processamento, até mesmo a melhor câmera fotográfica do mundo não será capaz de criar uma boa imagem.

Diferentes sistemas de câmera

Agora vamos falar sobre os diferentes sistemas de câmeras que estão disponíveis hoje. Uma vez que a demanda por câmeras DSLR tem vindo a aumentar significativamente (apenas preste atenção em como muitas pessoas carregam DSLRs em parques hoje), as empresas têm vindo a colocar mais dinheiro e modelos variados no mercado de DSLR. Nos dias de hoje, os atuais fabricantes de câmeras DSLR tradicionais são: Canon, Nikon, Sony, Pentax e Sigma. Com tantas marcas e tipos de câmeras para escolher, está ficando mais difícil selecionar uma determinada marca em detrimento de outra.

Então, qual marca você deve investir? Sim, você leu direito, eu disse investir. Se você está planejando seguir seriamente na fotografia, estará comprando mais equipamento ao longo do tempo. Para um novato neste cenário as lentes, filtros de lente, flashes para câmera ou cartões de memória, dependem ativamente do tipo de câmera que você escolher.

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

Fazer uma escolha errada vai ser muito cara e difícil vender todos os seus acessórios para substituí-la por uma marca diferente quando ela não for mais útil. Em cima disso, você terá que gastar algum tempo para aprender o novo sistema e se acostumar com ele. Então, voltando à pergunta sobre qual marca você deve investir, eu escolheria entre Nikon ou Canon. Escolha entre estas duas marcas e você vai ter menos chances de errar. Nikon e Canon certamente têm a maior quota de mercado e a mais ampla seleção de câmeras, lentes e acessórios.

Existem algumas outras marcas como a Olympus, Sony, Panasonic e FujiFilm que também têm vindo a fazer bem no mercado. Olympus e Panasonic têm sido bastante bem sucedidas com seus Quatro Terços e sistemas Micro Quatro Terços, graças a uma sólida seleção de lentes, grandes câmeras e seu tamanho compacto. A Fuji faz excelentes câmeras da série X com incrível qualidade de imagem e também uma boa e crescente seleção de lentes. Mas todas estas não são DSLRs e são consideradas da categoria de Câmera Fotográfica Mirrorless.

Outra coisa que você pode fazer é ver se alguém que você já conhece tem uma câmera avançada e pedir a sua sugestão e conselho. Se a pessoa que você está pedindo é um bom fotógrafo, poderia ser uma boa ideia para comprar a mesma câmera fotográfica que ele, de modo que você pode aprender com essa pessoa e possivelmente até mesmo emprestar equipamento no futuro antes de comprar o seu próprio. Isto é muito útil, especialmente se o fotógrafo é um profissional, afinal, você não terá que navegar na Internet por horas para entender alguma coisa ou tomar uma decisão.

A grama é sempre mais verde do outro lado

Não importa o sistema de câmera que você escolher ou usar hoje, você provavelmente dedica um monte de atenção para outras marcas. Se você possui uma câmera Nikon, você olha para câmeras Canon e compara com a sua. Se você possui outras marcas, provavelmente está olhando para Canon ou Nikon.

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

A coisa é a grama sempre é mais verde do outro lado quando se trata de câmera fotográfica e lentes. O tema da Canon vs Nikon, por exemplo, sempre vem à tona entre os fotógrafos. Nikonianos olham para algumas das câmeras Canon e desejam por mais megapixels, enquanto Canonianos veem algumas das câmeras Nikon e querem menos ruído. Os debates das lentes entre estas duas marcam também são infinitos.

No final do dia, a pergunta que você deve estar fazendo é, o quão melhor seriam suas fotos se você escolhesse uma marca de câmera fotográfica em detrimento de outra (ou mudar de uma marca para outra)? Muito provavelmente, a mudança seria muito insignificante, você ganha uma coisa e perde outra. E se uma marca surge com um produto inovador amanhã, você vai mudar ou se arrepender de sua decisão de compra?

É tudo sobre você

Mais uma vez, acho que sua câmera fotográfica deve ser usada como sua ferramenta para o trabalho. Levando isso em conta, sem boas habilidades técnicas e criatividade, não importa a câmera fotográfica que você usa, nunca será capaz de capturar qualquer coisa boa.

Leia, aprenda, aprenda e aprenda, então, experimente e fotografe muito, essa é a única maneira de se tornar um fotógrafo melhor. Não se torne um viciado e compre mais e mais coisas inúteis que você não precisa. Depois de se tornar um fotógrafo melhor, você saberá exatamente o que precisa para obter os melhores resultados.

Qual a melhor câmera fotográfica: Canon ou Nikon?

Enquanto não podemos dizer-lhe para comprar a marca X ao invés da Y, este artigo pode ajudar a decidir qual delas é a melhor para você, ou simplesmente, aquela que lhe parece boa aos olhos e que pode fazer um bom trabalho em sua fotografia profissional.

Logicamente, cada fotógrafo pode ter uma opinião diferente, no entanto, a sua experiência profissional falará mais alto do que as configurações de sua câmera fotográfica. Do mesmo modo, ter um par de ajustes extras no menu de sua câmera fotográfica pode ser determinante para conseguir efeitos inovadores em sua fotografia, ou quem sabe trabalhar em um estilo fotográfico específico.

Enfim, boa sorte com a sua experiência com cada uma das marcas que falamos neste artigo, ou outras que você venha a conhecer! Se você tiver alguma dúvida ou gostaria de deixar algum feedback, por favor, faça-o na seção de comentários abaixo. Também aproveite o espaço abaixo para deixar o fator determinante que o levou a escolher uma dessas marcas ao invés da outra, adoraremos conhecer o que você pensa!

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] Download Image More @ blog.emania.com.br […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.