TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CARTÃO DE MEMÓRIA!

1 4.857

Hoje eu vou escrever sobre o cartão de memória e seus variados modelos, existem detalhes muito importantes que  muita gente desconhece e que na hora da gravação podem dar muita dor de cabeça.

Um erro muito comum das pessoas é só dar importância para a capacidade de armazenamento dos cartões de memória e esquecerem de ver a velocidade que trafega os dados. Então vamos lá a todos estes detalhes. Hoje em dia existem vários tipos de mídias para o armazenamento de conteúdo de dados, eu vou explicar as características das principais mídia ou cartões de memória utilizados no segmento da fotografia, vídeo e cinema.

 

 

Cartão de memória - Memory Cards.png
Cartões de Memória (Memory Cars)

 

Antes de começar a descrever os cartões de memória, eu tenho que explicar sobre velocidade de transmissão de dados. As imagens processadas numa câmera fotográfica ou de vídeo depende de uma conversão de analógico para digital.  A luz é capturada com o “CCD ou CMOS” e é armazenada em algum tipo de mídia que pode ser um HD (Hard Disc), SSD, cartão de memória, etc.

 

cartão de memória

cartão de memória

Bit Rate

Bit Rate ou bitrate, significa taxa ou fluxo de bits ou fluxo de transferência de bits. Nas telecomunicações e na computação, o bit rate (às vezes escrito como bitrate) é o número de bits convertidos ou processados por unidade de tempo. O bit rate é medido em ‘bits por segundo’ (bps ou b/s), muitas vezes utilizado em conjunto com um prefixo SI , como kbps, Mbps, Gbps, etc., de acordo com o seguinte:

1.000 bps = 1 kbps (1 kilobit ou mil bits por segundo)

1.000.000 bps = 1 Mbps (1 megabit ou 1 milhão de bits por segundo)

1.000.000.000 bps = 1 Gbps (1 gigabit ou um bilhão de bits por segundo)

Existem dois modos pelos quais as quantidades de bitrates podem ser utilizadas em um arquivo: de forma constante ou variável. A maior diferença é que no Constant Bitrate (CBR) a qualidade permanece a mesma durante toda a duração do áudio ou vídeo. Já no Variable Bitrate (VBR), o valor diminui em partes mais calmas, que precisam de menos informações, e aumenta em trechos que precisem de uma maior quantidade de dados. Por exemplo, em uma música: na parte mais agitada, o bitrate sobe, e nas partes com silêncio, cai. Em teoria, a vantagem é do VBR, mas na prática a qualidade dos arquivos em CBR tende a ser maior. Isso se deve principalmente aos programas de codificação, que em sua maioria não lidam bem com mudanças bruscas de bitrate. Por isso, é muito mais comum um arquivo em VBR apresentar ruídos do que um em CBR.

Cartões de Memória (Memory Cards):

SD Card

 

Cartão de memória - SD Card Extreme Pro SanDisk
SD Card Extreme Pro SanDisk

 

  • Cartão SD – SECURE DIGITAL
  • Cartão SDHC – SECURE DIGITAL HIGH CAPACITY
  • Cartão SDXC – SECURE DIGITAL EXTRA CAPACITY

Obs.: “O cartão SDXC não é compatível com dispositivos os cartões SD e SDHC, mas esses cartões antigos funcionam em câmeras equipadas com SDXC. Oferecendo maior capacidade de armazenamento que vai desde 32GB até 2TB.

Class designa desempenho de gravação mínima .

As classes de velocidade definidos pela SD Association são:

Classe 2, 4, 6 e 10.

UHS Speed ??

Class é projetado para UHS. Mas o o que é “UHS”?

** UHS (Ultra High Speed), é a categoria mais rápida de  performance disponíveis hoje, define BUS interface de velocidades de até 312 megabytes por segundo para maior desempenho do dispositivo. Ele está disponível em cartões SDXC e SDHC de memória e dispositivos.

 

 

cartão de memória UHS (Ultra High Speed)

 

cartão de memória

 

O cartão de memória SDHC/SDXC mais rápido do mundo, o Cartão de Memória SanDisk Extreme PRO SDHC/SDXC UHS-II oferece as velocidades de leitura e gravação de que os fotógrafos profissionais e os cinegrafistas precisam. Este cartão de memória oferece velocidades de leitura excepcionais de até 280MB/s** para eficiência máxima, e velocidades de gravação de até 250MB/s** para operar todos os modos avançados da sua câmera. Otimizado para câmeras que suportam o novo padrão UHS-II, o cartão tem uma classificação de Velocidade UHS Classe 3, a mais alta disponível para suportar gravação de vídeo 4K, Full HD e 3D**. Com capacidades de até 64GB**, você nunca vai ter que se preocupar com ficar sem espaço. O cartão de memória SDHC/SDXC mais rápido do mundo Velocidade de gravação de até 250MB/s** suporta modos avançados de disparo Velocidade de leitura até 280MB/s** para eficiência máxima do fluxo de trabalho Classificação de Velocidade UHS 3 suporta gravação de vídeo 4K, Full HD e 3D** Capacidades até 64 GB** acomodam arquivos de imagem RAW

 

 

cartão de memória sandisk

 

Micro-SD

cartão de memória Micro SD Card Ultra 64Gb - SanDisk
Micro SD Card Ultra 64Gb – SanDisk

 

O cartão de memória micro SD, foi criado para ser utilizado no armazenamento principalmente de equipamentos portáteis tais como câmeras, smartphones, tablets etc. Ele é a versão miniatura do SD card. Hoje no mercado você encontra modelos microSDHC/microSDXC UHS-I , que agora vêm com 64 GB. Consegue armazenar vídeos em 4K Ultra HD e Full HD, possuem velocidades de transferência de até 95 MB/s . Desempenho de vídeo profissional com Class 10 e UHS Speed Class 3 (U3)** classificações para captura de vídeo Full HD e 4K Ultra HD. Velocidades de dados UHS-I , com  capacidade de até 64 GB** para filmar e salvar vídeos e fotos de alta resolução. Alta durabilidade; à prova d’água, à prova de choque, à prova de raio X, à prova de temperaturaE você também tem a possibilidade de usar um adaptador e utiliza-lo com SD Card normal.

 

 

cartão de memória Micro SD
Micro SD Card

 

SSD

 

cartão de memória SSD Card
SSD Card

 

SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor , responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Alguns dos dispositivos mais importantes usam memória RAM, e há ainda os que usam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).

 

cartão de memória sandisk_ssd_x300

 

CF-Compact Flash

cartão de memória Compact Flash Card Extreme Pro 64Gb SanDisk
CF – Compact Flash Card Extreme Pro 64Gb SanDisk

 

Um  dos cartões de memória mais popular, o CF existe desde a criação das câmeras digitais.Eles são robustos e vêm com capacidade acima de 128GB e agora estão  disponíveis em versões de alta performance, com aumento na velocidade de gravação para ajudar a lidar com as câmeras de alta resolução.

UDMA = Ultra Direct Memory Access

São cartões com o que há de mais moderno em tecnologia de armazenamento. Acessam a memória mais rapidamente do que os cartões mais antigos. Chegam a taxas de transmissão que os cartões “normais” não chegam. Ou seja, levam menos tempo pra gravar e ler informações. Mas isso só adianta se a câmera for compatível. Se a câmera não conseguir gravar na velocidade do cartão, de nada adianta pagar mais caro por isso.

 

cartão de memória Sandisk Extreme Pro

 

Projetado em paralelo com os fabricantes de câmeras de ponta, o cartão de memória SanDisk Extreme PRO CFast 2.0 oferece mais do dobro da velocidade dos cartões de memória mais rápidos. Como a última geração de cartão de memória CFast 2.0, ele oferece a velocidade e capacidade que os profissionais precisam para as especificações de gravação de Full HD, incluindo a gravação de vídeo em alta definição 4K**. O mais recente nível de velocidades de gravação ajuda a acompanhar a nova geração de câmeras e filmadoras, enquanto as velocidades de transferência de dados de até 515MB/s tornam o fluxo de trabalho de pós-produção muito mais eficiente. Capacidades de até 128 GB dão a você espaço suficiente para grandes arquivos de imagem RAW e o vídeo de alta qualidade que o cinema e a televisão exigem.

-Para câmeras e filmadoras de alto desempenho de última geração baseadas na tecnologia CFast 2.0

-Velocidade extrema de gravação e disparo até 440MB/s** for 128GB and 240MB/s for 64GB

-Preparado para capturar vídeo 4K (4096x2160p) com qualidade de cinema

Feito para os profissionais de televisão, cinema e fotografia

-Velocidades sem precedentes de até 515MB/s

 

 cartão de memória SanDisk Extreme PRO CFast 2.0
SanDisk Extreme PRO CFast 2.0

 

 

É isso aí pessoal! No próximo post eu vou escrever sobre os gravadores digitais de áudio e de vídeo.

Abração a todos e até mais!

Fernando Rozzo

 

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CARTÃO DE MEMÓRIA! […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.