Home»Artigos»CENAS DE LUTA – COMO PRODUZIR

CENAS DE LUTA – COMO PRODUZIR

188
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Confira as 4 dicas mais presentes na composição das cenas de luta!

Desde o surgimento do cinema as cenas de luta estão presentes… E elas quando não são bem-feitas, acabam por transparecer um não profissionalismo a produção, por tanto é importante que ambos os processos, edição e captação, sejam bem feitos, para que não ocorram criticas futuras. Muitas das cenas de luta, nos dias de hoje, não exigem efeitos especiais, a não ser que se trate de uma batalha entre super-heróis, apenas será requerido um bom posicionamento do cinegrafista, uma boa decupagem e de cortes bem feitos na pós-produção e de uma boa atuação do elenco.

Captação

Para uma boa produção de cenas de luta, fazendo referência ao posicionamento do cinegrafista, é necessário que o ângulo de captação seja oposto ao personagem que levará o golpe, ou seja, a câmera deverá estar colocada na parte de traz das costas de quem dará o soco… Como representada na imagem a baixo

cenas de lutacenas de lutaAntes —————–Soco—————–Depois

Pós-Produção

Outra dica para a produção de um bom soco, ou de uma boa cena de luta, é na pós produção efetuar os cortes trocando de cena após cada impacto, isso resultará em mais veracidade a sua cena e também trará mais velocidade, afinal você pode cortar para uma câmera eliminando um pouco do tempo que originalmente a mesma teria.

Áudio

A sonoplastia também é uma peça fundamental para trazer a veracidade sonora a cena, que originalmente já terá sido gravada com os respectivos gemidos, gritos, e clames de dor… Portanto mais do que uma boa correção de cor ou uma perfeita produção de efeitos visuais, as cenas de luta clássicas ressaltam uma boa captação e um bom cinegrafista.

Atuação

E por fim é necessário que se tenha uma boa atuação, pois o ator que estará levando o soco deverá se jogar para traz, e simular assim o impacto.

Para uma melhor compreensão sobre esse tema, elaborei um vídeo exclusivo mostrando como aplicar essas técnicas, porém na prática…

 

VIDEO PRÁTICO!

Comentários

comentários

Post anterior

Tipos de Luzes na Fotografia e Como Usá-las

Próximo post

O que é Fotografia Still?