CENAS DE LUTA – COMO PRODUZIR

0 678

Confira as 4 dicas mais presentes na composição das cenas de luta!

Desde o surgimento do cinema as cenas de luta estão presentes… E elas quando não são bem-feitas, acabam por transparecer um não profissionalismo a produção, por tanto é importante que ambos os processos, edição e captação, sejam bem feitos, para que não ocorram criticas futuras. Muitas das cenas de luta, nos dias de hoje, não exigem efeitos especiais, a não ser que se trate de uma batalha entre super-heróis, apenas será requerido um bom posicionamento do cinegrafista, uma boa decupagem e de cortes bem feitos na pós-produção e de uma boa atuação do elenco.

Captação

Para uma boa produção de cenas de luta, fazendo referência ao posicionamento do cinegrafista, é necessário que o ângulo de captação seja oposto ao personagem que levará o golpe, ou seja, a câmera deverá estar colocada na parte de traz das costas de quem dará o soco… Como representada na imagem a baixo

cenas de lutacenas de lutaAntes —————–Soco—————–Depois

Pós-Produção

Outra dica para a produção de um bom soco, ou de uma boa cena de luta, é na pós produção efetuar os cortes trocando de cena após cada impacto, isso resultará em mais veracidade a sua cena e também trará mais velocidade, afinal você pode cortar para uma câmera eliminando um pouco do tempo que originalmente a mesma teria.

Áudio

A sonoplastia também é uma peça fundamental para trazer a veracidade sonora a cena, que originalmente já terá sido gravada com os respectivos gemidos, gritos, e clames de dor… Portanto mais do que uma boa correção de cor ou uma perfeita produção de efeitos visuais, as cenas de luta clássicas ressaltam uma boa captação e um bom cinegrafista.

Atuação

E por fim é necessário que se tenha uma boa atuação, pois o ator que estará levando o soco deverá se jogar para traz, e simular assim o impacto.

Para uma melhor compreensão sobre esse tema, elaborei um vídeo exclusivo mostrando como aplicar essas técnicas, porém na prática…

 

VIDEO PRÁTICO!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.