Cinco dicas para fazer vídeos com DSLR

0 795

As câmeras DSLR (Digital Single-Lens Reflex) são câmeras que possuem uma resolução altamente satisfatória e que têm a tecnologia ideal para qualquer fotógrafo, seja ele profissional ou amador. Além de dar o total controle sobre a entrada e saída de luz, as DSLR também possuem um sensor de imagem grande, o que possibilita a perfeita reprodução das cores vistas pelos olhos humanos.

Por serem tão eficientes, as DSLR, no começo dos anos 2000 começaram a ser utilizadas também no mercado cinematográfico. Esse fato gerou uma grande mudança no cenário audiovisual, pois os vídeos de alta qualidade, que antes custavam muito caro, agora podem ser feitos por um preço bem menor com as DSLR.  No entanto, para fazer vídeos com DSLR é necessário se atentar a alguns detalhes, uma vez que esse tipo de câmera foi projetada para a fotografia, e agora, está sendo cada vez mais adaptada a filmagens.  Por isso, vamos expor nesse artigo cinco dicas fundamentais para as pessoas que querem fazer vídeos com DSLR. Vamos lá!

1 – Se atente à estabilidade

Fazer vídeos com DSLR requer um “Q a mais”, isso porque, diferente das câmeras de vídeo tradicionais, as DSLR são mais leves e difíceis de equilibrar. Por esse motivo, é importante ter um tripé nas gravações, pois além de estabilidade, o equipamento também dará aquele alívio nos braços. Porque segurar a câmera por muito tempo em uma gravação cansa muito, não é?

2 – Fazer vídeos com DSLR requer cuidados com os movimentos

Os movimentos no vídeo, para serem bem elaborados, precisam ser sutis. As DSLR, por serem leves e menores que as câmeras de vídeo tradicionais, podem impelir a movimentos bruscos e rápidos. É fundamental se atentar a isso, pois rapidez demasiada nos movimentos da câmera, além de ficar feio no vídeo também pode gerar um “tremido” nada agradável ao receptor.

Fazer vídeos com DSLR

3 – Controle o  ISO manualmente

Controlar o ISO é primordial. Para fazer vídeos com DSLR é necessário saber usar de forma inteligente o sensor de luz. Aumentar ou diminuir a sensibilidade quando for necessário. Dessa forma você poderá gravar tranquilamente em locais mais escuros e controlar a luz de forma mais eficiente em locais mais iluminados. Mas é importante lembrar que colocar o ISO em valores muito altos pode acarretar perda de qualidade na imagem, então use com moderação.

4 – Use filtros de iluminação quando necessário

Muitos fotógrafos e cinegrafistas se confundem quanto à verdadeira utilidade dos filtros. Imagine que você está filmando em um lugar extremamente iluminado e que as configurações de sua câmera não são suficientes para normalizar a iluminação no vídeo. O que você faz? desiste da gravação? Não! Você usa filtros em sua lente! Os filtros servem para dar um maior controle sobre a luz do ambiente, só os use em casos extremos, como no exemplo dado.

Fazer vídeos com DSLR

5 – O áudio é tão importante quanto as imagens

Os microfones das DSLR são internos e por isso são uma péssima opção para quem quer fazer vídeos de qualidade. Por isso é de extrema importância que junto à câmera seja acoplado um microfone direcional via entrada P2. Ou se o propósito for aumentar ainda mais a qualidade, um gravador de áudio profissional é a melhor opção.

Enfim…

Coloque essas dicas em prática e verá que os seus vídeos com DSLR terão um enorme salto de qualidade. Vale lembrar que o sucesso de um vídeo não está somente ligado à processos técnicos de filmagem, ou seja, roteiro, figurino, cenário, edição e finalização também são etapas fundamentais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.