Cinco hábitos fotográficos ruins para abandonar já

0 276

É fácil adquirir hábitos fotográficos ruins, mas é difícil abandoná-los. Seja a maneira como você se aproxima do que será fotografado, ou seja por esquecer de checar as configurações da câmera digital; um hábito ruim pode impactar diretamente nas suas imagens – e impactar negativamente.

Confira alguns deles que você pode abandonar e criar fotografias cada vez melhores e criativas:

Fotografar antes, arrumar depois

Esse é um dos hábitos fotográficos ruins mais difíceis de ser abandonados.
É fácil utilizar programas de edição de computadores como uma rede de segurança, caso as fotos saiam ruins e com defeitos. Mas por que não tentar evitar esses erros na própria câmera, antes de fotografar?
Por exemplo, escolher as configurações corretas de balanço de branco para a condição de iluminação vigente no lugar em que você vai fotografar vai te ajudar a conseguir uma imagem mais próxima da perfeição.

Fazer as mesmas fotos que todos fazem

Não há nada de errado em se inspirar no trabalho de outros fotógrafos. Afinal, essa é a maneira em que a maioria dos fotógrafos profissionais aprendeu a fotografar. Porém, sempre tentar copiar o trabalho do outro é um dos piores hábitos fotográficos que um aspirante em fotografia pode ter.
Tente sempre ser criativo. Há vários ângulos para explorar, vários lugares para serem planos de fundo e várias condições de iluminação com as quais você pode brincar e deixar as suas fotos diferentes de tudo o que já viram anteriormente.

habitos fotograficos

Não analisar a velocidade do obturador corretamente

Seja honesto. Quantas vezes você disparou a câmera pensando “eu tenho certeza de que a fotografia vai ficar boa” sem avaliar todas as condições previamente.
E quantas vezes você descartou imagens que ficaram ruins porque a velocidade do obturador não estava adequada?
É claro que não há erro em experimentar várias velocidades diferentes. O pior que vai acontecer é você perder algumas poses e ter que fazer novas imagens. Mas a maioria das suas fotos pode sair boa já no primeiro disparo com um pouco de estudo sobre as configurações de velocidade. Você vai perder alguns segundos para ajustá-las, mas em compensação, pode economizar horas em edição, por exemplo.

habitos fotograficos

Não limpar a câmera

Câmera suja, fotografias ruins. Essa é uma das regras que deve ditar a mudança de hábitos fotográficos ruins como o de não limpar a câmera.
Depois que a lua de mel de comprar uma câmera, ou uma lente fotográfica nova, passa, é tentador deixar a limpeza do equipamento de lado. Mas isso vale a pena?
Apenas alguns minutos limpando o sensor da sua câmera podem prevenir horas tirando manchas de poeira das suas fotos. Problemas eletrônicos causados por sujeira também podem aparecer e causar mau funcionamento na sua câmera, e isso pode acontecer quando você menos precisa.
Além disso tudo, se você não manter seu equipamento fotográfico em boas condições, você pode reduzir consideravelmente o valor dele quando você precisar trocá-lo, ou vendê-lo. Confira aqui na eMania – foto e vídeo alguns Kits de Limpeza de Câmeras e Lentes;

habitos fotograficos

Culpar a câmera por resultados ruins

Quem nunca culpou a câmera, ou outras peças de equipamento fotográfico, por não darem resultados satisfatórios – ou usou isso como desculpa para não fotografar algo?
Aprenda a trabalhar dentro das limitações da sua câmera. Se ela demora para focar, então foque antes de disparar utilizando os pontos de medição e os recursos da lente.

habitos fotograficos
Se a capacidade de memória enche rápido e deixa a câmera lenta ao fotografar em modo contínuo, tente acionar o disparador da câmera com intervalos curtos, ao invés de mantê-lo apertado neste modo.
Apesar de existir algumas áreas da fotografia que podem ser beneficiadas com ferramentas específicas – como lentes longas para fotografia de ambientes selvagens, ou um kit de close-up para fotografias macro – isso não significa que você não pode pensar fora da caixa e analisar métodos alternativos de fotografia.
Há várias possibilidades de trabalho com um kit comum de lentes. Ele pode não ser o mais rápido, ou o mais nítido, mas pode proporcionar fotografias incríveis se unido com a sua criatividade.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.