Coisas que amadores podem não entender sobre fotografia profissional

0 446

As câmeras digitais tornaram as fotografias mais fáceis. Mesmo que você cometa um erro nas configurações da sua câmera, você pode simplesmente arrumá-lo no Photoshop depois. Aliás, por que se preocupar com uma câmera digital quando você pode fotografar com a mesma qualidade através de um smartphone?
É fácil perceber como a arte da fotografia se perde com “fotógrafos casuais”, afinal, entrar para esse negócio pode custar muito dinheiro, tempo, trabalho duro e frustrações.
Pensando nisso, o Blog eMania preparou uma lista de coisas que fotógrafos amadores podem ter dificuldade em entender e apreciar sobre fotógrafos profissionais e a fotografia profissional em geral. Se você é um deles, com certeza vai reconhecer alguns desses tópicos e, quem sabe, não conseguimos aflorar o interesse pela fotografia que pode residir em você?

Uma foto nunca é suficiente

Quantas vezes você tirou apenas uma fotografia e seguiu um frente? Raramente a primeira foto que você faz é a melhor; você pode estar um pouco enferrujado, treinando o olhar, ou você precisa andar um pouco e explorar outros ângulos. Quanto mais fotografias você fizer, mais chances você vai ter de chegar ao resultado desejado.

Coisas que amadores podem nao entender sobre fotografia profissional

Você geralmente consegue uma imagem mais interessante ao deitar no chão

Fotografia faz mal aos pés, aos joelhos e às roupas – se você fizer corretamente. Enquanto fotógrafos casuais registram tudo na altura da cabeça (e braços), os profissionais mais experientes sabem que para conseguir imagens originais, vão precisar trabalhar um pouco mais duro e estar preparados para se sujar com o objetivo de buscar a melhor pose.

Às vezes pode haver o tipo errado de luz para tirar uma boa foto

Tentar explicar que é o tipo errado de luz para tirar uma foto soa como desculpa de fotógrafo – e em alguns casos provavelmente é. Mas tentar tirar um retrato em um sol brilhante do meio-dia sem a ajuda de sombra, um refletor, ou o flash, é possível? E tentar um retrato de ação durante o crepúsculo?
Sim, pode haver o tipo errado de luz: ou muita luz, ou não suficiente para uma fotografia de qualidade. Essa não é, necessariamente, uma desculpa de fotógrafo.

Só porque alguém tem uma câmera cara, não quer dizer que ele tira fotos melhores

Ao contrário dos “não-fotógrafos”, muitos dos profissionais podem ser do tipo “todo equipamento, nada de ideias”. Você os conhece: eles têm uma abundância de câmeras e lentes que vestem como se fossem jóias.
Gastar muito dinheiro em equipamento fotográfico pode fazer com que você aparenta ser profissional, mas não é porque você tem o poder aquisitivo para isso que você é um bom fotógrafo.

Coisas que amadores podem nao entender sobre fotografia profissional

Uma vez que você é fotógrafo, você nunca fica de folga

A fotografia não é um hobby, é um modo de vida. Como a famosa Annie Liebovitz disse uma vez: “um fotógrafo não para de ver, não para de enquadrar. Um fotógrafo não liga e desliga. Ele está ligado o tempo todo”.

O flash pode ser mais útil em dias claros do que em ambientes escuros

A hora certa de usar o flash não é necessariamente quando você está a metros de um palco durante um show. É quando você está perto do seu objeto principal e quer remover as sombras em um dia claro de sol.

camera-6213458

O plano de fundo é mais importante do que o que está à frente na fotografia

Não importa o quão espetacular é o assunto de uma fotografia se o plano de fundo não o complementar. Seja uma árvore clássica, ou um teleférico aparecendo atrás da cabeça de alguém, ou um carro estacionado no meio de uma paisagem; os fotógrafos profissionais sempre pensam no que está ao fundo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.