Aprenda a compor uma foto

0 580

Há uma série de elementos importantes na fotografia que fazem com que o fotógrafo passe a sua mensagem ao seu público. Entre esses elementos podem ser observados tanto pelo assunto da foto em si quanto pela organização da foto no geral. Dentre esses importantes elementos está a composição.

Compor uma foto não se trata de somente enquadrar o assunto e disparar, mas de uma profunda análise sobre o cenário, mensagem e público que quer atingir. Ou seja, a composição da fotografia pode ser o grande diferencial, que pode determinar o sucesso ou o fracasso da foto.

Por ser um assunto muitas vezes deixado de lado, principalmente por fotógrafos amadores, a composição acaba se tornando uma dificuldade para muitas pessoas. Por isso, resolvemos criar um texto explicado de uma forma simples e objetiva como compor uma foto.

Compor uma foto é ter foco

O foco é sem dúvidas um dos elementos mais importantes da comunicação, e como fotografia é comunicação, é fundamental pensar nele na hora de compor uma foto. Uma foto sem foco é uma foto confusa, não passa às pessoas o que o fotógrafo quer de fato mostrar. Isso serve para o jornalismo, para fotos comerciais, fotos de natureza etc. O olhar do fotógrafo ou da fotógrafa precisa ser identificado pelas pessoas. Daí a importância do foco, em grande, média ou pequena escala.

Regra do terço

Na fotografia existem várias regras, que servem para nortear os fotógrafos quanto à estética visual e o enquadramento das fotos. E uma das regras mais famosas no mundo da fotografia é a regra do terço. Imagine a foto em nove partes como na figura abaixo:

Como compor uma foto

A regra do terço se trata de colocar o assunto em um dos 4 cruzamentos das linhas veja:

Regra-dos-Terços

Na teoria, a regra do terço enquadra o assunto da foto em uma posição agradável ao olho humano e  que destaca de forma visível o que o fotógrafo quer transmitir por meio da foto. Impressionante, não né?

Simetria

A simetria é um elemento muito trabalhado pelos grandes fotógrafos no mundo. É uma regra que, como o nome já diz, se trata de dar simetria às fotos, com enquadramentos geométricos e alinhados de forma a chamar a atenção visual do receptor. Veja abaixo um exemplo de simetria na foto.

Desfoque

Compor uma foto, na maioria das vezes requer desfocar alguns elementos no cenário. Por exemplo, se você está fotografando uma árvore de natal e quer dar o foco na estrela, naturalmente terá que dar um leve desfoque nos demais enfeites da árvore. E isso serve para qualquer situação. Veja um exemplo abaixo:

Como compor uma foto

Como você pode ver, a rosa está em evidência, enquanto os outros elementos do cenário estão desfocados.

Quebre todas as regras quando achar necessário

Vale lembrar, que as regras para compor uma foto são de extrema importância par o sucesso ou o fracasso de uma foto. No entanto, por ser uma arte, a fotografia permite a quebra de regras, ou seja, não se prenda religiosamente a dogmas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.