Home»Dicas»Como cuidar ou evitar fungos em lentes fotográficas

Como cuidar ou evitar fungos em lentes fotográficas

8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Os fungos costumam se desenvolver em ambientes escuros, úmidos e com pouca ou nenhuma ventilação. As partes da câmera fotográfica costumam ter essas características, principalmente perto das lentes, e conseguem entrar nelas através de materiais microscópicos, como a poeira.

Por isso é importante que os fotógrafos tomem alguns cuidados com seus equipamentos fotográficos para evitar os fungos.

Veja agora os passos para cuidar e evitar fungos em lentes fotográficas!

O que são os fungos

São organismos microscópicos ou não que se juntam e formam tecidos que incluem: leveduras, bolores, mofos e cogumelos. Na biologia os fungos são separado do reino das plantas, bactérias e animais.

Como evitar fungos nas suas lentes
Como cuidar ou evitar fungos em lentes fotograficas

  1. Procure usar sempre a sua câmera – utilizando frequentemente seu equipamento, o fotógrafo faz com que algumas partes da câmera se movimentem, evitando assim a proliferação dos fungos dentro da câmera e das lentes. A luz solar ajuda na prevenção dos fungos;
  1. Controle a umidade do ambiente que guarda sua câmera – o ambiente ideal para guardar sua câmera deve ser fechado e manter um nível de 30% a 60% de umidade. Se você guardar com sílica-gel há uma probabilidade maior de evitar os fungos;
  1. Evite deixar respingar água nas lentes e câmeras – caso respingue água ou a lente esteja úmida devido ao local da fotografia, não guarde de imediato. Limpe e seque suas lentes, depois então guarde;
  1. Mantenha a temperatura ambiente controlada – os fungos se proliferam em ambientes com temperatura média, geralmente de 10º a 35º, se você coloca-las em lugares com temperatura inferior (refrigerado) ou superior (aquecido) a essa, poderá impedir o crescimento dos fungos.

Lembre-se que as lentes não podem ser expostas a temperaturas maiores que 50º, ou haverá danificação nas lentes;

  1. Evite o contato da sua lente com a poeira – a maioria das lentes não são seladas o suficiente para evitar que pequenas partículas entrem para as lentes. Por isso é importante que você evite o contato da sua lente com a poeira, vez que os fungos entram junto com a poeira para a lente. Não deixe sua lente em locais sujos e em locais abertos;
  1. Evite o contato da sua câmera com madeira e couro – a madeira e o couro são materiais orgânicos, por isso retém umidade e causam ambientes perfeitos para os fungos. Por isso evite ao máximo carregar os seus equipamentos fotográficos em bolsas de madeiras ou couro;
  1. Evite o contato da sua câmera com acessórios ou equipamentos que estejam infectados – mesmo que você tenha limpado algum equipamento que já tenha tido fungo, não o deixe perto da lente ou câmera que ainda não teve contato. Mesmo que nada aconteça, a probabilidade de reproduzir fungos aumenta, vez que os fungos soltam partículas minúsculas;
  1. Utilize filtro de proteção Ultra Violeta (FIltro UV) – esse acessório evita que a lente seja riscada e tenha contato direto com as poeiras.

Fungos em lentes

Como cuidar ou evitar fungos em lentes fotograficas

Os fungos nas lentes das suas câmeras podem ser prejudiciais aos seus trabalhos, e podem acarretar em sérios problemas para, além de sua fotografia, a saúde. Veja a forma de limpar as lentes da sua câmera!

Como limpar suas lentes

Se o fotógrafo possui uma lente Zoom é mais indicado que vá a um profissional para que seja realizada a limpeza da lente, mas se for uma lente desmontável existem formas que pode utilizar para limpar as suas lentes de forma simples e caseira. Confere aí!

  1. Limpe em sua casa!

Para limpar suas lentes você deve utilizar:

  • Cotonete;
  • Pano para lente;
  • Amônia;
  • Água Oxigenada;
  • Ventilador (opcional, mas indicado).

Primeiro você liga o ventilador para que retire as poeiras da superfície da lente e máquina fotográfica.

Após isso, junte metade da amônia e metade da água oxigenada e molhe o cotonete nessa mistura.

Aplique na lente com movimentos circulares de fora para dentro da lente. Espere secar, limpe com um pouco de água e logo depois passe o pano de lentes.

Dica: Os fungos podem estar por dentro das lentes também, portanto, tente fazer a limpeza dos dois lados.

  1. Expõe à Luz Solar

A segunda maneira é você expor suas lentes à Luz Solar, deixando metade do tempo na parte da frente da lente e a outra metade na parte de trás.

O Sol já vai matando os fungos de pouco a pouco, e é indicado que você realize esse procedimento algumas vezes até verificar que está controlado. Porém, tome cuidado com a temperatura, lembre-se que a temperatura não pode ser maior que 50º, senão danificará suas lentes.

Dica: Não coloque materiais inflamáveis embaixo das lentes, lembre-se que a lente da sua câmera serve como condutora da luz solar e aquecimento, portanto, pode iniciar um incêndio.

  1. Limpar o filtro UV

Uma solução interessante é o fotógrafo limpar o filtro ao invés da lente para não comprometer o revestimento químico da lente. No caso do fotógrafo utilizar o filtro UV utilize borrifador de ar ou ventilador para tirar as poeiras, porém não assopre para não encher esse filtro com saliva e resultar em proliferação dos fungos.

  1. Leve a um especialista

Se a sua lente for Zoom ou até mesmo não for facilmente desmontada, não arrisque! Leve a um profissional. Assim você pode assegurar que as suas lentes serão limpas sem prejudicar na resolução das suas fotografias.

Como prejudicam as lentes

Os tipos de fungos encontrados nas lentes fotográficas são:

  • Penicillium;
  • Monilla crassa;
  • Aspergillus;
  • Paecilomyces;
  • Syncephalastrum;
  • Cuvulvaria;
  • Sepedonium;
  • Fusarium;
  • Cladosporium;
  • Mucor;

Os fungos agem através da proliferação no ambiente, geralmente deixa marcas e depois de um tempo compromete no funcionamento da sua máquina fotográfica. Se demorar para retirar pode deixar marcas em sua lente e afetar suas fotos, além disso causa doenças na pele também, por isso é perigoso se expor aos fungos e não tentar contê-los com os métodos acima.

Cuide bem da sua máquina e siga todos os passos que foram passados acima para que você possa ter as fotografias que precisar sempre.

E então, está esperando o que para limpar a sua câmera? Precisa de mais informações? Fale com a gente.

Uma abraço e ótimas fotografias!

Comentários

comentários

Post anterior

DICAS INFALÍVEIS PARA VOCÊ CONSTRUIR O SEU ESTILO FOTOGRÁFICO

Próximo post

10 dicas de marketing para o fotógrafo segundo Alexandre Cury