Como cuidar ou evitar fungos em Lentes Fotográficas

0 12.088

Os fungos costumam se desenvolver em ambientes escuros, úmidos e com pouca ou nenhuma ventilação. As partes da câmera fotográfica costumam ter essas características, principalmente perto das lentes, e conseguem entrar nelas através de materiais microscópicos, como a poeira.

Por isso é importante que os fotógrafos tomem alguns cuidados com seus equipamentos fotográficos para evitar os fungos.

Veja agora os passos para cuidar e evitar fungos em lentes fotográficas!

O que são os Fungos?

São organismos microscópicos ou não que se juntam e formam tecidos que incluem: leveduras, bolores, mofos e cogumelos. Na biologia os fungos são separado do reino das plantas, bactérias e animais.

Como cuidar ou evitar fungos em lentes fotograficas

Como evitar fungos nas suas Lentes

  1. Procure usar sempre a sua câmera – utilizando frequentemente seu equipamento, o fotógrafo faz com que algumas partes da câmera se movimentem, evitando assim a proliferação dos fungos dentro da câmera e das lentes. A luz solar ajuda na prevenção dos fungos;
  2. Controle a umidade do ambiente que guarda sua câmera – o ambiente ideal para guardar sua câmera deve ser fechado e manter um nível de 30% a 60% de umidade. Se você guardar com sílica-gel há uma probabilidade maior de evitar os fungos;
  3. Evite deixar respingar água nas lentes e câmeras – caso respingue água ou a lente esteja úmida devido ao local da fotografia, não guarde de imediato. Limpe e seque suas lentes, depois então guarde;
  4. Mantenha a temperatura ambiente controlada – os fungos se proliferam em ambientes com temperatura média, geralmente de 10º a 35º, se você coloca-las em lugares com temperatura inferior (refrigerado) ou superior (aquecido) a essa, poderá impedir o crescimento dos fungos.

Lembre-se que as lentes não podem ser expostas a temperaturas maiores que 50º, ou haverá danificação nas lentes;

  1. Evite o contato da sua lente com a poeira – a maioria das lentes não são seladas o suficiente para evitar que pequenas partículas entrem para as lentes. Por isso é importante que você evite o contato da sua lente com a poeira, vez que os fungos entram junto com a poeira para a lente. Não deixe sua lente em locais sujos e em locais abertos;
  2. Evite o contato da sua câmera com madeira e couro – a madeira e o couro são materiais orgânicos, por isso retém umidade e causam ambientes perfeitos para os fungos. Por isso evite ao máximo carregar os seus equipamentos fotográficos em bolsas de madeiras ou couro;
  3. Evite o contato da sua câmera com acessórios ou equipamentos que estejam infectados – mesmo que você tenha limpado algum equipamento que já tenha tido fungo, não o deixe perto da lente ou câmera que ainda não teve contato. Mesmo que nada aconteça, a probabilidade de reproduzir fungos aumenta, vez que os fungos soltam partículas minúsculas;
  4. Utilize filtro de proteção Ultra Violeta (FIltro UV) – esse acessório evita que a lente seja riscada e tenha contato direto com as poeiras.

Fungos em Lentes

Como cuidar ou evitar fungos em lentes fotograficas

Os fungos nas lentes das suas câmeras podem ser prejudiciais aos seus trabalhos, e podem acarretar em sérios problemas para, além de sua fotografia, a saúde. Veja a forma de limpar as lentes da sua câmera digital!

Como limpar as Lentes de sua Câmera

Se o fotógrafo possui uma lente Zoom é mais indicado que vá a um profissional para que seja realizada a limpeza da lente, mas se for uma lente desmontável existem formas que pode utilizar para limpar as suas lentes de forma simples e caseira. Confere aí!

1) Limpe em sua casa!

Para limpar suas lentes você deve utilizar:

  • Cotonete;
  • Pano para lente;
  • Amônia;
  • Água Oxigenada;
  • Ventilador (opcional, mas indicado).

Primeiro você liga o ventilador para que retire as poeiras da superfície da lente e máquina fotográfica.

Após isso, junte metade da amônia e metade da água oxigenada e molhe o cotonete nessa mistura.

Aplique na lente com movimentos circulares de fora para dentro da lente. Espere secar, limpe com um pouco de água e logo depois passe o pano de lentes.

Dica: Os fungos podem estar por dentro das lentes também, portanto, tente fazer a limpeza dos dois lados.

2) Expõe à Luz Solar

A segunda maneira é você expor suas lentes à Luz Solar, deixando metade do tempo na parte da frente da lente e a outra metade na parte de trás.

O Sol já vai matando os fungos de pouco a pouco, e é indicado que você realize esse procedimento algumas vezes até verificar que está controlado. Porém, tome cuidado com a temperatura, lembre-se que a temperatura não pode ser maior que 50º, senão danificará suas lentes.

Dica: Não coloque materiais inflamáveis embaixo das lentes, lembre-se que a lente da sua câmera serve como condutora da luz solar e aquecimento, portanto, pode iniciar um incêndio.

3) Limpar o Filtro de Lente

Uma solução interessante é o fotógrafo limpar o filtro ao invés da lente para não comprometer o revestimento químico da lente. No caso do fotógrafo utilizar o Filtros de Lente (como Filtros UV, Filtros CPL, entre outros) utilize borrifador de ar ou ventilador para tirar as poeiras, porém não assopre para não encher esse filtro com saliva e resultar em proliferação dos fungos.

4) Leve a um especialista

Se a sua lente for Zoom ou até mesmo não for facilmente desmontada, não arrisque! Leve a um profissional. Assim você pode assegurar que as suas lentes serão limpas sem prejudicar na resolução das suas fotografias.

Como os Fungos prejudicam as lentes

Os tipos de fungos encontrados nas lentes fotográficas são:

  • Penicillium;
  • Monilla crassa;
  • Aspergillus;
  • Paecilomyces;
  • Syncephalastrum;
  • Cuvulvaria;
  • Sepedonium;
  • Fusarium;
  • Cladosporium;
  • Mucor;

Os fungos agem através da proliferação no ambiente, geralmente deixa marcas e depois de um tempo compromete no funcionamento da sua máquina fotográfica. Se demorar para retirar pode deixar marcas em sua lente e afetar suas fotos, além disso causa doenças na pele também, por isso é perigoso se expor aos fungos e não tentar contê-los com os métodos acima.

Cuide bem da sua máquina e siga todos os passos que foram passados acima para que você possa ter as fotografias que precisar sempre.

E então, está esperando o que para limpar a sua câmera? Precisa de mais informações? Fale com a gente.

Uma abraço e ótimas fotografias!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.