Home»Dicas de Fotografia»Como fazer backup de suas fotos com baixo investimento?

Como fazer backup de suas fotos com baixo investimento?

3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando confrontados com algum tipo de desastre, incêndio ou inundação, por exemplo, é a segurança das pessoas que amamos. Quando a família e os amigos estão bem e dentro do alcance de nossos braços, no caso de um evento tão trágico, muitas vezes as pessoas tendem a pensar em suas fotografias.

Toda esta preocupação tem justificativa! Afinal, fotografias asseguram a memória de nossos filhos, pais, irmãos, amigos e os melhores dias de nossas vidas são imortalizados nessas imagens.

E o que falar dos fotógrafos, uma preocupação muito mais forte, sem dúvida. Um pequeno deslize pode jogar anos de trabalho e flashes pela janela. Eu tenho certeza que você não quer se deparar com uma supressa como esta. Por esta razão, é uma boa ideia ter sempre um backup (cópia de segurança) de todas ou pelo menos das fotografias mais importantes de seu trabalho.

Mesmo que você opte por armazenar imagens em um único computador, DVD ou outra mídia de armazenamento simples, não há como ter certeza de que suas fotografias estão 100% seguras. Afinal de contas, todos os tipos de armazenamento, infelizmente falham, é apenas uma questão de tempo!

Entretanto, existe uma maneira de eliminar a possibilidade de perda quase inteiramente de suas fotos. Neste artigo para fotógrafos iniciantes, vamos fornecer várias dicas básicas de backup de baixo custo. Mesmo se você optar por não seguir esta estratégia de backup, também será útil para dar-lhe um ponto de partida decente e ajudá-lo a descobrir uma maneira que lhe parecer melhor.

É importante notar que nós não recomendamos essas dicas para fotógrafos profissionais, pois, eles devem ter meios mais sérios, confiáveis e rápidos de fazer backup de seu trabalho, principalmente, pelo alto valor agregado de suas fotografias, bem como, o número de imagens a ser armazenado.

1.     Mantenha uma cópia em casa
backup de fotos em casa

Além de armazenar fotografias em seu disco rígido, é uma boa ideia ter um backup em uma unidade externa em algum lugar de sua casa. Isto é, caso seu computador sofra algum tipo de avaria, perda de dados ou danos físicos, você ainda pode contar com a cópia de segurança para restauração de seus arquivos.

No entanto, tenha em mente que armazenar cópias de suas fotografias no mesmo disco de origem, ou seja, em outra pasta de seu computador, não é um backup de segurança. Nas vezes em que um disco rígido (HD) se corrompe, tanto as fotos originais como as cópias de segurança serão perdidas, desde que armazenadas em um mesmo disco.

Observe que você também é capaz de criar um backup em um disco rígido interno, separado daquele utilizado pelo sistema operacional, chamado em informática de partição de HD. Dessa forma, se você precisar formatar seu computador, tem todos os seus arquivos importantes intactos.

Outra técnica incrível é o espelhamento de partição. Alguns HDs já oferecem está funcionalidade integrada e, como regra geral, é uma cópia fiel de seus arquivos em uma segunda parte de seu HD. Basicamente, seu HD é dividido em duas partes (1 e 2, por exemplo), todos os arquivos adicionados a Partição 1, são automaticamente copiados para a partição 2, sem que você precise fazer mais nada.

A parte ruim desta configuração é que você perde capacidade de armazenamento, o que geralmente cai pela metade. Essa regra é simples, seria a mesma coisa que você duplicar todos os arquivos que tem em seu computador hoje, logicamente, o espaço ocupado por eles seria dobrado. Contudo, um HD de 1 Terabytes é mais do que suficiente para a maioria dos fotógrafos iniciantes fazerem este trabalho.

Mesmo que você nunca tenha sofrido qualquer perda de dados antes, não pense que as chances de isso acontecer são totalmente nulas. Muitas vezes, quando você menos imagina, pode ser surpreendido por um acidente como este e, fatalmente, perder o trabalho de anos em fotografia. É melhor prevenir com um backup de suas fotos, não é mesmo?

2.     Guarde um backup na casa de seus pais ou amigos
backup de fotos amigos

Mesmo se você tiver um backup de suas imagens em casa, isso não irá salvar de acidentes maiores, como fogo, por exemplo. Calma! Não estou desejando nada de ruim para você, mas lembre-se que o intuito deste artigo é prevenir imprevistos e manter as suas fotos a salvo.

Com uma falta de sorte muito grande, ou uma tragédia realmente muito infeliz, ambas as unidades internas e externas podem ficar danificadas. Sendo assim, seria ótimo manter outra cópia em algum lugar fora de sua casa ou local de trabalho, apenas por garantia.

Aproveitando que você realizou o backup de suas fotos em uma segunda mídia, conforme o primeiro passo, crie uma cópia extra. Em seguida, verifique com os seus pais ou amigos a possibilidade de guardar este backup em suas casas ou algum lugar seguro. Com certeza, eles não terão nenhum problema em ajudá-lo!

3.     Faça backup em nuvem
backup de fotos em nuvem

Backup em nuvem é o armazenamento online de suas fotos ou quaisquer arquivos. Serviços em nuvem são muito acessíveis hoje em dia. Você conhece o NETFLIX, SPOTIFY e PAYPAL?

Os serviços de backup em nuvem funcionam da mesma maneira, provavelmente, você vai encontrar um que se adapte às suas necessidades.

Tenho certeza que você já ouviu falar do Dropbox, que é a plataforma de armazenamento em nuvem mais popular hoje, com 2 GB de espaço grátis para começar. Outra grande plataforma de armazenamento em nuvem é o Google Drive, com uma capacidade de armazenamento de 15 GB gratuitamente.

Há ainda uma série de outras opções lá fora para escolher. Se o armazenamento gratuito não for suficiente, você pode se inscrever para uma taxa mensal ou anual para aumentar significativamente o seu limite de armazenamento.

Alguns provedores de armazenamento em nuvem permitem que você compre uma quantidade ilimitada de armazenamento! Os preços variam geralmente de um par de dólares para U$ 10 dólares por mês e além, sim a maioria são estrangeiros.

Apenas lembre-se que fazer um backup de suas imagens em nuvem ajuda a minimizar a chance de perder fotografias a uma percentagem insignificante. Ele também concede acesso a suas imagens onde quer que esteja, tudo que você precisa é de acesso à Internet.

4.     Deixe os seus arquivos organizados

A organização é a chave para manter suas fotografias bem guardadas e a salvo!

Manter o backup de suas imagens organizado de forma idêntica ao seu computador, ajuda a simplificar o backup e processo de restauração. Assim, é uma boa ideia preservar a estrutura de pastas e metodologia de nomenclatura entre todas as fontes.

Manter tudo organizado também possibilita que você perceba o extravio de qualquer arquivo e assim evite que um pequeno problema se torne em uma gigantesca dor de cabeça. Além disso, manter os arquivos em uma mesma estrutura evita copiar arquivos em duplicidade, diminuindo a sua capacidade de backup, por exemplo.

5.     Quantas vezes você deve fazer backup?
backup de fotos frequencia

Diariamente, uma vez por semana, todos os meses, ou de ano em ano? Não existe uma regra geral, quanto mais vezes você fizer backup de suas fotos, melhor!

Comece com o hábito de fazer backup de suas fotografias da forma que lhe convier. Ou seja, você consegue facilmente atualizar as suas mídias de backup diariamente, então faça isso! Todavia, só consegue fazer isso mensalmente, então faça!

Uma frequência baixa de backup pode ser facilmente aumentada a qualquer momento. Apenas fique ligado em uma coisa: quanto menor a frequência de backup que fizer, mais chances de contar com arquivos desatualizados em sua cópia, em outras palavras, se você sofrer algum imprevisto não vai ter todas as suas fotos cobertas em seu backup.

Você também pode usar uma ferramenta de software específica para gerenciar e organizar suas fotografias, como o Lightroom ou ACDSee. Neles você encontra opções de importação que irá permitir que você faça um backup para um local predefinido automaticamente.

Porém, se você escolher o contrário, ou seja, o método manual, eu recomendo fortemente o backup de suas imagens, pelo menos uma vez por semana. Evidentemente, quanto mais movimentação fizer em seus arquivos, maior a recorrência de backup e sincronização de seus arquivos será necessária.

6.     Qual o melhor método de backup?
backup de fotos escolha

Talvez você ache que ter 4 tipos de backup de suas fotografias, está beirando a paranoia. Com certeza não será fácil atualizar todas essas fontes.

Você não precisa chegar a este extremo e pode escolher uma das formas acima para manter as suas fotos seguras. Por exemplo, você pode sincronizar as imagens de sua câmera fotográfica com o seu computador e vincular ao backup em nuvem, até mesmo as opções gratuitas, assim as chances de perder o seu trabalho quase se equiparam a zero.

Mas, se você é da velha guarda e prefere o backup físico, fazer algumas cópias em DVD e distribuir por alguns locais de segurança também é uma boa opção. Entretanto, este modo vai dar mais trabalho para atualização dos arquivos na mídia de backup e de nada adianta você ter backups desatualizados, não é mesmo?

Independente da forma que você escolher para fazer backup de suas fotos, afinal isto varia de fotógrafo para fotógrafo, tenha em mente que isto é muito importante e não deve ser adiado. Mesmo que você esteja no início de sua carreira como fotógrafo, reserve algum tempo para pensar na forma de resguardar as suas fotos e manter o seu trabalho intacto por um bom tempo.

Eu compreendo que na maioria das vezes só conseguimos enxergar um problema ou risco, quando somos ameaçados diretamente por ele, ou quando alguém muito próximo passa por isso. No seu lugar, no entanto, eu não ficaria esperando para conferir de perto!

Recapitulando e dicas extras

Como você viu neste artigo há 3 formas básicas para fazer o backup de suas fotos, são elas:

  • Cópia local em seu computador: tirar as fotos de sua câmera e mantê-las salvas em seu computador pessoal;
  • Backup em mídias extras: cartões de memória, HD externo ou interno, CDs e DVDs, etc.
  • Backup em nuvem (recomendado): usar de serviços online para manter uma cópia de suas fotos e acessar de qualquer lugar.

Itens a se levar em conta antes do backup de suas fotos

  1. Crie uma lista de verificação das fotos e pastas que precisam ser salvas. Na sequência, realize o backup dos arquivos mais importantes primeiro.
  2. Estabeleça uma rotina e calendário: uma frequência na qual vai atualizar os arquivos manualmente ou de forma automática, quanto menor o tempo entre as atualizações melhor.
  3. Verifique a cópia de segurança constantemente, veja se realmente os backups estão funcionando corretamente e guardando todos os arquivos que você precisa.

Pode ser um pouco doloroso criar um sistema de backup automático para suas fotos ou ter de pagar pelo hardware extra para armazenar seus arquivos, mas, certamente é uma dor ainda maior atualizar manualmente todas as suas fotos em CD ou DVD. Contudo, você ainda vai aprender que se alguma coisa acontecer com as suas fotos será muito pior.

Pergunte a si mesmo: quanto você estaria disposto a gastar de tempo e dinheiro para obter essas fotos novamente? Você vai gastar apenas uma fração disso para protegê-los se fizer isto direito e o mais rápido possível.

Agora que você viu algumas opções para fazer o backup de suas fotos, que tal começar agora mesmo a pensar na segurança de suas imagens? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre este tema, deixe nos comentários abaixo.

Ah, você tem outras dicas sobre backup de fotos? Enriqueça este artigo com as suas sugestões. Este artigo é apenas o início da discussão e ficaremos felizes em contar com a sua opinião.

Comentários

comentários

Post anterior

Como tirar fotos de arco-íris de maneira eficaz?

Próximo post

A tecnologia que está mudando a fotografia