Como fotografar cemitérios e explorar a beleza deles

0 942

Fotógrafos sempre procuram por algo novo para destacar as suas fotografias. Às vezes, visitar os mesmos lugares e fazer as mesmas fotos pode ficar chato. Porém, se você quiser diferenciar e fotografar cemitérios, por exemplo, pode atrair olhares de estranhamento. Alguns consideram o tema um pouco mórbido. Outros, desconfortáveis com um assunto que diz respeito à morte, não conseguem ver qualquer cemitério a não ser que eles não tenham escolha. Mas, apesar de tudo isso, eles podem ser um ótimo tema fotográfico.

Por que fotografar cemitérios?

Um fotógrafo, que está passível a fotografar qualquer coisa, precisa pensar em cemitérios de maneira diferente da maioria das pessoas. É preciso não considerá-los assustadores, assombrados, ou intimidantes. Ao contrário, é preciso olhar esse local com olhos fascinados pelos túmulos antigos e esculturas elaboradas. Afinal, fotografar cemitérios é uma oportunidade de retratar um espaço pacífico e sereno – o oposto do que é retratado em filmes de terror.

fotografar cemiterios
Aqui estão algumas razões pelas quais você deve se aventurar a fotografar cemitérios:

Beleza

Alguns cemitérios estão repletos de esculturas elaboradas e ornamentadas. Muitas delas podem ser consideradas obras de arte.

Personalidade

Túmulos e estátuas mais antigas geralmente têm um visual que só poderia ser alcançado com séculos de exposição a elementos externos da natureza.

História

Os cemitérios podem contar histórias da cidade em que estão localizados. Até mesmo um exame casual de alguns túmulos podem dar pistas sobre hábitos, gostos e normas de uma determinada era. Ler algumas das inscrições nas lápides pode mostrar aos fotógrafos como as pessoas viviam, onde elas viviam, quais eram os valores delas entre tantas outras histórias interessantes que podem ser contadas na fotografia de cemitérios.

Atmosfera

Independente da estação e das condições do tempo, cenas de cemitérios podem evocar emoções nos observadores. O clima mórbido das lápides em contraste com um céu iluminado pelo sol pode resultar em uma atmosfera e tanto na fotografia de cemitérios.

fotografar cemiterios

Vida selvagem

É possível captar belas imagens da vida selvagem nos cemitérios, principalmente aqueles localizados longe das cidades.

Comece localmente

O melhor local para começar a experimentar fotografias diferentes é perto da sua própria cidade. Não importa se a cidade em que você vive é antiga, ou nova; as chances delas terem um cemitério são muito grandes e neles você pode encontrar e traçar as raízes do povo local.
Você não precisa viajar pra muito longe da cidade para encontrar joias escondidas de cemitérios. Por motivos óbvios, esses espaços são localizados, relativamente, perto dos centros das maiores e menores cidades.

Siga a luz

Se você pretende fazer fotos de cemitérios localizados em outras cidades, é interessante que você conheça a posição do local em relação ao nascer e ao por do sol. Analisar um mapa detalhes pode te dar uma visão geral de onde você deve focar a sua câmera durante o dia. Se você quiser ser mais específico, há uma variedade de páginas da internet que pode te mostrar o ângulo do sol de acordo com a hora do dia. Um deles é o www.suncalc.net.

fotografar cemiterios

Dicas gerais

A luz dramática é sempre bem vinda em qualquer configuração fotográfica, mas elas ficam ótimas especialmente na fotografia de cemitérios. Planeje suas idas a esses locais nas “horas douradas” do dia. Isso vai aumentar as suas chances de capturar imagens interessantes, já que os túmulos geram muitas sombras que podem atrapalhar a sua sessão fotográfica.
Fotografar em ângulos diferentes também pode adicionar um elemento de interesse nas suas fotografias de cemitério. Se você posicionar a câmera fotográfica em um ângulo de cima para baixo com uma grande angular, ou uma lente fisheye, você pode distorcer a perspectiva e acentuar detalhes em estátuas, ou túmulos por exemplo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.