Como fazer time-lapse da noite pro dia (e vice-versa)

1 713

Fazer uma filmagem em time-lapse pode parecer desde início um pouco complicado, mas as coisas ficam ainda mais complicadas quando você tenta filmar um time-lapse que sai do dia para a noite, ou da noite para dia.

O grande obstáculo que você terá que saltar para conseguir fazer uma bela filmagens cinematográfica em time-lapse do dia para a noite (ou vice-versa) é ajustar as configurações da câmera digital de acordo com a mudança de luz, como, por exemplo, os mergulhos do sol para além do horizonte. Então para ajudar a você a fazer um vídeo de time-lapse achamos um tutorial muito interessante. Este tutorial vai lhe mostrar como se preparar para filmar, o que fazer durante a hora da filmagem, e o que fazer depois na edição deste tipo de desafio em time-lapse.  Este tutorial foi carinhosamente feito e divulgado por Cal Thomson. Confira o seu útil tutorial neste vídeo.

 

time-lapse

Como fazer um time-lapse

Aqui estão as ferramentas utilizadas Cal em seu tutorial:

 

Câmera Canon 6D

Lente Profissional Tamron 24-70mm IS 2.8

Tripé Manfrotto Tripod 501HD

Adobe Lightroom

LR Timelapse

Esse tutorial de time-lapse é bastante simples, mas aqui estão algumas coisas para manter em mente enquanto você se prepara para filmar time-lapse que vai do dia para a noite:

Obtenha o equipamento certo

Isso pode realmente ser meio óbvio e nem precisa ser dito, mas a gravação de um vídeo de time-lapse sem o equipamento de vídeo certo é apenas… bobo. Obtenha um tripé resistente o suficiente. Obtenha uma intervalometer, um pequeno aparelho que conta… intervalos. Ninguém quer tomar conta da câmera (afinal são horas de gravação), nem contar intervalos, ou arriscar balançar sua câmera ao pressionar, sem querer, o botão de gravação. (Isso porque você vai balançar a sua câmera ao bater no botão de gravar, e isso, com certeza, vai estragar o seu grande momento de filmage.)

 

Dê-se tempo suficiente para fazer ajustes

A maioria das filmagens em time-lapse permite que você defina mais ou menos os parâmetros e esqueça da câmera, mas se você está filmando do dia para a noite significa que você tem para dar conta da mudança de luz – ou seja, você tem que mudar a sua exposição. Defina o seu intervalometer para onde ele dá-lhe tempo suficiente para fazer os ajustes que você precisa, mas não fazem o intervalo tão longo que você perca muito da ação. Cal define o seu em 10 segundos.

 

Dirigir-se para pós para suavizar os saltos em exposição

Como Cal menciona no tutorial, como a sua exposição muda, você verá pouco “saltos” na imagem. Para fazer o seu time-lapse procurar uma mais limpa, mais sofisticado olhar livre desses saltos, aberto qualquer pós-programa que você usa (Cal utiliza Lightroom) e ajustar as configurações para coincidir com a exposição de todas as suas imagens. Cal consegue evitar ter de edição mais de 800 imagens individualmente, utilizando um plugin chamado LR Timelapse. Usando os metadados a partir do seu fluxo de trabalho “Santo Graal”, você é capaz de ir para o Lightroom e ver que imagens precisam ajustes, ao invés de ter que adivinhar ou, Deus me livre, suavizando as transições em cada um de suas imagens.

Confira também nossa matéria: ” Como Montar Fotos em Time Lapse

Você tem alguma dica ou truques sobre como filmar um time-lapse que saia da noite pro dia ou vice-versa? Deixe suas opiniões e sugestões nos comentários abaixo!

 

time-lapse

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] Hyperlapse é uma técnica de fotografia dentro da área do timelapse, em qual a posição da câmara vai mudando entre cada exposição para criar um travelling na sequência do timelapse. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.