Como gravar bons vídeos com o celular ?

2 1.170

Os smartphones transformaram a vida de milhares de pessoas. Hoje, qualquer um pode colecionar algumas fotos em sua conta no Instagram, ou até mesmo montar um canal no Youtube, sem precisar investir em uma câmera cara logo de início.

É lógico que as câmeras dos celulares ainda são muito limitadas e não substituem equipamentos profissionais. Contudo, o seu celular pode ser aquele socorro que você precisa para registrar um momento imperdível.

Para conseguir gravar vídeos com o celular e impressionar seus amigos, no entanto, você deve levar algumas coisas em consideração.

Como as câmeras dos smartphones são mais limitadas, alguns cuidados podem ajudar a manter a qualidade das imagens. Então, veja algumas dicas de como gravar bons vídeos com o celular, sem nenhum susto.

1. Sempre na horizontal

Com exceção de alguns aplicativos, como o Snapchat, a maioria dos players de vídeos da internet é na horizontal. Veja como os vídeos aparecem no Youtube, por exemplo. Por isso a primeira dica para gravar vídeos com o celular é segurá-lo na horizontal. Nada de permanecer com o aparelho na vertical, combinado?

É muito comum que as pessoas cometam este deslize. O principal motivo para isso é a famosa selfie, feita na vertical na maioria das vezes. Contudo, você não deve aplicar a mesma técnica ao gravar vídeos com o celular.

Ao contrário das fotos, o vídeo não pode ser “virado” depois da gravação. Sendo assim, se você gravar na vertical vai aparecer duas barras pretas na lateral do vídeo. Cá para nós, ninguém merece isso, não é mesmo?

Além disso, o seu vídeo também ficará muito pequeno, isso pode tirar todo o brilho e destaque da cena. Então, não se esqueça, mantenha o celular na horizontal para gravar vídeos com o smartphone.

2. Escolha um local iluminado

As configurações da câmera de seu celular são um pouco pobres e não dispõem de tantas opções como em uma câmera DSLR, por exemplo. Por esse motivo, esses equipamentos não conseguem gravar imagens em locais escuros.

Sendo assim, garanta que o local escolhido tenha iluminação suficiente para gravar o vídeo. Luz natural ou até mesmo artificial já ajuda a deixar a imagem mais nítida, porém, se você puder usar equipamentos de iluminação adicionais o resultado será ainda melhor.

Caso esteja em um local sem iluminação, peça para seus amigos ligarem os flashes de seus aparelhos e apontarem para o objeto que você deseja gravar. No entanto, o flash do seu smartphone, ou o celular usado para gravar o vídeo, deve estar desligado. A iluminação deste aparelho para gravações a distância ou com movimento não surte nenhum efeito.

Se for usar iluminação artificial, dê preferência por luzes mais suaves e com maiores temperaturas. Posicione o foco da luz atrás da câmera e evite misturar fontes de iluminação na cena, como softbox e luminária comum, por exemplo. Lembre-se que o seu smartphone não consegue corrigir isso sozinho!

3. Estabilize o celular

O seu smartphone lê a imagem através de linhas horizontais (de um lado para outro). Por causa disso, qualquer movimento leve no celular pode causar um borrão gigantesco no seu vídeo. Logo, movimentos rápidos e gravação de vídeos com celular não combinam.

Comece por estabilizar o aparelho com a ajuda de um tripé ou monopé. A maioria desses equipamentos possui adaptadores para fixar o seu smartphone e dão mais segurança ao gravar vídeos com o celular.

Caso não tenha acesso a um tripé, segure o celular com uma das mãos e crie um apoio com a outra, firmando o pulso da mão que segura o aparelho. Assim você adiciona mais firmeza e evita movimentos bruscos.

Não se esqueça também de se movimentar com cuidado. Se for o caso, capture diferentes quadros e junte-os na edição para manter a qualidade do vídeo. Os participantes da cena, também devem fazer movimentos leves para que o sensor da câmera consiga acompanhá-los.

No mercado você também encontra alguns modelos de estabilizador de imagem para celular com gimbal e giro-movie. O gimbal faz o balanço do peso a partir de seus eixos mantendo o seu smartphone estabilizado mesmo durante movimentos bruscos, curvas e caminhadas, por exemplo. É um recurso novo, mas voltado para gravar vídeo profissional com celular.

Outros recursos encontrados nesses estabilizadores steadicam para smartphones são os joysticks, que permitem alterar o ângulo eletronicamente durante suas gravações com celular, sem a necessidade de parar a filmagem, dando mais fluidez ao vídeo de seu smartphone semelhante às cabeças de tripés hidráulicas.

4. Você pode precisar de um microfone!

Os microfones internos da maioria dos smartphones se localizam na parte inferior do dispositivo e capturam todo o ruído a sua volta. Ao gravar vídeos com o celular isso pode ser um problema. Ao invés de capturar a sua voz, você pode ter outros barulhos como trilha sonora do seu vídeo.

Como o áudio corresponde a uma parte importantíssima de seu vídeo, não negligencie esse ponto. Talvez, você precise adquirir um microfone lapela para capturar o áudio. Assim, esse microfone captura apenas a sua voz e fornece mais qualidade à gravação.

Alguns modelos destes acessórios custam relativamente pouco e podem ser utilizados tanto em câmeras profissionais, como em celulares também. Apenas pesquise com cautela por seu microfone lapela, ou pode acabar com um acessório pior que o microfone interno de seu dispositivo.

Outra sugestão é usar os fones de ouvidos de seu celular como microfone improvisado. Ao gravar vídeos com o celular desta forma, sua voz fica mais nítida e os ruídos externos não são capturados. Não custa tentar, não é mesmo?

5. Chegue mais perto!

Gravar vídeos com o celular a distância é um desafio e tanto. Em smartphones a única aproximação é o zoom digital. Em outras palavras, a imagem é aumentada para aproximar a cena, o que destrói a nitidez da fotografia ou vídeo.

Para ter imagens mais nítidas com seu smartphone se aproxime do objeto ou cena. Chegue o mais perto possível do que deseja gravar, assim os ruídos da imagem são evitados. Diminuir a área de foco do seu vídeo, também é uma ótima opção para gravar vídeos com o celular com qualidade.

Depois de ver essas cinco dicas para gravar vídeos com o celular, com certeza, você está mais confiante para fazer algumas filmagens com o seu smartphone. Ao seguir essas sugestões, suas chances de criar imagens impressionantes aumentam e muito.

Por outro lado, a qualidade do dispositivo também importa e muito. Lembre-se que essas orientações são apenas paliativas, por isso, caso queira capturar vídeos com maior qualidade cogite comprar uma câmera ou smartphone com mais qualidade. Contudo, se o seu objetivo é gravar cenas informais, então se divirta! E se você tem mais dicas para gravar vídeos com o celular, deixe o seu comentário abaixo!

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Imagem: eMania […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.