Como se tornar um bom Fotógrafo em 13 passos

2 3.177

Se você pensa em começar uma empreitada em busca do sucesso na área da fotografia, a nossa Loja eMania – Foto e Vídeo de Equipamentos para Fotográficos, Filmagem e Cinema coloca à sua disposição, diversos equipamentos e acessórios necessários para te acompanhar na trajetória em busca do profissionalismo. No entanto, todo o “maquinário” não é suficiente. Alguns conhecimentos e atitudes também precisam estar afiados para que você seja um bom fotógrafo sem muitas dificuldades. Confira as dicas:

1. Estude Técnicas de Fotografia

Antes de iniciar a empreitada para ser um bom fotógrafo, procure ter conhecimento das técnicas fotográficas e o que o seu equipamento te oferece como recurso. Estude e tenha domínio dos valores do obturador e diafragma, das melhores lentes, ângulos, brilho, contraste, balanço de branco… Todas essas opções vão te ajudar na hora de produzir uma fotografia e fazer com que o resultado seja melhor do que o esperado.

viagem-fotográfica

2. Conheça a história da fotografia e dos principais fotógrafos

Para os iniciantes que já têm um equipamento fotográfico digital e automático em mãos, pode parecer não fazer diferença, mas esse passo pode auxiliar muito na caminhada de um bom fotógrafo.
Saber por quais processos históricos a fotografia já passou e conhecer os trabalhos de fotógrafos renomados vai fazer os novos criadores de imagens entenderem melhor esse ofício.
Conhecer os trabalhos de profissionais famosos pode, além de inspirar os novos fotógrafos, ensinar sobre técnicas de luz, cor e ângulos. Alguns nomes que representam essa lista são Cartier-Bresson e Sebastião Salgado, mas a lista é extensa. Pesquise, encontre seu favorito e estude.

Henri_CartierBresson__Hyres_France

3. Treine o Olhar Fotográfico

Apesar de ser subjetiva, essa dica é importante para você se tornar um bom fotógrafo. Treinar o olhar fotográfico é entender o ambiente e saber o que fica bom em uma fotografia, qual é a composição e os ângulos certos dos elentos.
Um bom olhar fotográfico enxerga além do que as “pessoas comuns” enxergam. É ver a Regra dos Terços e o Retângulo de Ouro no dia-a-dia.

4. Frequente eventos sobre Fotografia

Manter-se atualizado sobre as tendências da indústria fotográfica também é fundamental no caminho de se tornar um bom fotógrafo. Uma maneira de adquirir esse conhecimento é frequentar eventos como feiras, palestras e convenções que tratam do assunto.

5. Vá a museus e galerias

Na mesma toada do tópico anterior, visitar museus e galerias com fotografias expostas também pode auxiliar no conhecimento sobre o assunto, além de saber como são esses espaços e quais sãos os trabalhos que aparecem por lá. Assim fica mais fácil saber das tendências e inspirações que você pode usar no seu trabalho para que, um dia, também seja exposto em galerias importantes.

galeria-arte

6. Convide alguém para trabalhar com você

No início, quando a insegurança ainda te acompanhar, é interessante trabalhar com um parceiro de fotografia. Além de ser mais seguro, ter alguém ao lado pode tornar o trabalho e até mesmo os erros mais agradáveis.
Vale lembrar que a opinião, mesmo a de um leigo, é importante.

7. Peça ajuda para alguém experiente

Não há nada de errado em tentar aprender sozinho, no entanto, a ajuda de um profissional pode ajudar na sua empreitada para se tornar um bom fotógrafo. Além de perguntar questões técnicas sobre câmeras e imagens, encontre alguém de confiança que possa avaliar suas fotos e dizer o que você tem feito de certo, e o que tem feito de errado.

8. Tenha um objetivo em mente

Antes de se tornar um bom fotógrafo, trace em sua mente o caminho que quer percorrer, onde quer chegar e o que você quer com isso. Saber se você quer ganhar muito dinheiro, ou fotografar por hobby pode fazer com que você tenha foco no trabalho, além de realizar um ofício satisfatório.

9. Conheça as funções da sua câmera

Para ser um bom fotógrafo é preciso conhecer o equipamento que tem em mãos. Assim, você não vai precisar perder tempo tentando encontrar certa função, ou tentando entender o que a sua câmera fotográfica oferece, independente se ela é uma compacta digital, ou uma SLR profissional.

10. Saiba editar suas imagens

Saber usar softwares de edição, como o Photoshop, ajuda a deixar a qualidade das fotos melhor. Nele, as cores, contraste, iluminação e outros elementos da imagem podem ser corrigidos e melhorados, elevando ainda mais o nível profissional da imagem.

11. Utilize a internet

Hoje em dia, a internet é o melhor portfólio que existe. Além de ser o lugar onde você vai ver o que os colegas de profissional estão fazendo, é nele que você vai expor seus trabalhos para que os outros façam o mesmo e pesquisem suas fotografias.
Procure estar atualizado em sites, aplicativos e redes sociais de fotografia.

12. Participe de concursos

Outro ótimo meio de divulgar o seu trabalho com fotografia e uma chance de se tornar um bom e reconhecido fotógrafo, é a participação em concursos. Participar de concursos, mesmo que sejam amadores, ajudam a dar notoriedade ao seu trabalho, além de te desafiar como fotógrafo.

13. Tenha tempo para fotografar

Se você quer se tornar um bom fotógrafo, não pose fazer isso somente quando sobre um tempinho. É preciso reservar um tempo do seu dia, de preferência, para se dedicar somente à captura das imagens. Só assim as técnicas serão apreendidas corretamente e a prática não será perdida, ou esquecida.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] amadora. A câmera de celular também pode ser usada nesse tipo de foto. Agora, se a intenção é captar imagens de maneira mais profissional, a câmera precisa oferecer um conjunto de bons […]

  2. […] lembrar que conhecer as funções da câmera fotográfica e dominá-las; veja nosso Artigo ” Como se tornar um bom fotógrafo em 13 passos “; pode ajudar muito na hora de aplicar essas técnicas no disparo da […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.