Como tirar boas fotografias

0 504

A maioria das pessoas gosta de flagrar momentos importantes de seu dia-a-dia, seja com as famosas câmeras digitais ou até mesmo fazendo selfies com os próprios celulares. Porém, é preciso criatividade e um olhar curioso para tirar boas fotografias.

Quando o assunto é tirar boas fotografias, a criatividade é essencial, visto que fotos tiradas de ângulos comuns raramente chamam a atenção das pessoas. Fotógrafos profissionais sempre registram cenas incomuns e pouco exploradas.

Com isso, é preciso curiosidade para descobrir novos lugares a serem fotografados, afinal, a originalidade é umas das características mais importantes de uma fotografia de qualidade. Assim, cenários pouco explorados aliados à olhares atentos podem originar fotos muito interessantes.

Desse modo, fotógrafos iniciantes podem seguir algumas dicas de como tirar boas fotografias com facilidade:

Como tirar boas fotografias em 10 passos:

Tirar boas fotografias pode parecer algo complicado, mas estas 10 dicas irão facilitar a prática de qualquer fotógrafo iniciante. Assim, siga os passos descritos e faça muito sucesso com seus cliques:

Tenha um olhar criativo

Qualquer pessoa pode ter uma boa câmera ou um celular com várias funções de edição de fotos, porém, o que mais importa quando o assunto é tirar uma boa fotografia é a criatividade. Algumas pessoas acreditam que para tirar boas fotos, precisam de equipamentos profissionais caros e de um talento extraordinário, porém, acreditar nisso é um grande erro. As melhores fotos, na maioria das vezes, são tiradas por pessoas comuns que exploraram seu lado criativo.

Tenha um olhar criativo

Fuja do comum

Se você visitar sempre os mesmo lugares, raramente encontrará coisas novas para fotografar, por isso, saia da rotina e fuja do comum! Encontre novos lugares para explorar, como feiras livres, festas populares, patrimônios culturais de sua cidade… Tire as fotos que você gostaria de ver, tente enxergar coisas que outros fotógrafos ainda não perceberam nos lugares que visitar.

Misture cores

Em geral, texturas e cores diferentes em uma mesma fotografia causam um grande impacto, o que pode ser exemplificado com as belas imagens de pássaros com penas exuberantes em meio à natureza.  Assim, busque contrastes de cores e de texturas nos cenários a serem fotografados, como por exemplo uma árvore florida ou até mesmo as flores caídas em meio à grama.

Como tirar boas fotografias

Explore ângulos diferentes

Seja na hora de fotografar pessoas ou até mesmo paisagens, o ângulo certo deve ser buscado. É comum que os mesmos ângulos sejam repetidos na maioria das fotos, o que torna as imagens pouco originais e previsíveis. Com isso, busque ângulos novos e não apenas o básico, tire alguns minutos para analisar possibilidades de fotografias originais.

Seja original

Tudo aquilo que é diferente chama muita atenção, por isso, aplique este conceito nas fotos que for tirar daqui pra frente. Olhe para situações inusitadas e comece a fotografar expressões, objetos e paisagens diferentes do comum. Existem muitas pessoas por aí fotografando as mesmas coisas e sempre da mesma forma. Tente olhar para tudo com originalidade, pensando na inovação e nas situações pouco registradas.

Não tenha medo de tentar

Como tirar boas fotografias sem arriscar? Para que você consiga ótimas fotos, é preciso que você   tente fazer coisas que as outras pessoas ainda não fizeram, mesmo que possa parecer estranho. Pode ser que nem todas as fotos saiam perfeitas, mas com certeza as tentativas vão lhe render fotografias incríveis.

Fotografe coisas simples

Nem sempre os maiores acontecimentos e coisas grandiosas serão responsáveis pelas melhores fotografias. Coisas simples podem ser fotografadas de forma poética e resultar imagens maravilhosas. Por isso, preste mais atenção nas flores, nos sorrisos e encontre possibilidades nos lugares em que estiver.

fotografia-coisas-simples

Dê valor ao cotidiano

Olhe para a sua rotina de forma curiosa. Observe a expressão das pessoas, os acontecimentos cotidianos e registre a beleza de coisas comuns. Fotos inacreditáveis já foram tiradas das coisas mais simples que se possa imaginar.

Fuja de fotos posadas

Muitas pessoas gostam de tirar fotos posadas, ou seja, gostam de fazer a famosa “pose”. Porém, a beleza da fotografia está na arte de registrar momentos naturais e leves, como pessoas conversando e abraços sinceros entre amigos. Por isso, esteja atento para registrar os momentos emocionantes que encontrar e não apenas fotos posadas.

Aproveite os momentos em que fotografa

Quer aprender a melhor dica de como tirar boas fotografias? Aprenda a aproveitar os momentos em que fotografa. Faça de seus momentos de fotógrafo uma grande diversão e aproveite cada momento de sua vida.

Assim, saiba que para tirar fotos maravilhosas não é preciso ter um dom especial ou até mesmo grandes equipamentos fotográficos. É preciso saber ser criativo e se divertir com o que faz.

Gostou do nosso artigo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e curtir a nossa página no Facebook para acompanhar muito mais artigos sobre o assunto.  Clique aqui e confira mais matérias em nosso blog.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.