Como tirar uma boa foto? Veja nossas dicas!

0 433

O que seria do fotógrafo se seu trabalho não fosse, continuamente, em busca de como tirar uma boa foto? Um marasmo, provavelmente, sem dificuldades nem desafios e, tampouco, sem superações!

Aprendemos, diariamente, dicas interessantes sobre como obter os melhores retratos e, nas mais diversas situações, conseguimos aumentar nossa qualidade profissional através de treinos que são constantes e que prezam por processos de melhoria nos resultados finais obtidos em cada sessão.

7 dicas sobre como tirar uma boa foto

1- Use suas lentes a seu favor!
como tirar uma boa foto lentes

Um bom fotógrafo sabe que para obter resultado deve colocar suas lentes para trabalhar! Ferramentas fundamentais na construção de qualquer projeto fotográfico, as lentes possuem características únicas que merecem total atenção e estudo.

A dica é conhecer a capacidade de sua lente antes de ir a campo!

Trabalhar com as aberturas, mínima e máxima, de acordo com a alta qualidade da lente fotográfica pode ser o passo fundamental para o destaque de sua arte.

Atente para os dados técnicos: Por exemplo, em lentes de abertura máxima f/3.5, um maior nível de qualidade pode ser alcançado em f/5.6. Já em aberturas consideradas como muito pequenas, f/8 poderá capturar com uma qualidade visivelmente melhor do que uma f/22.

2- Atenção especial para o estabilizador de imagem!
como tirar uma boa foto estabilizador

Conhecer a funcionalidade e as configurações do estabilizador de imagens da sua câmera digital servirá como um grande diferencial, marcado em cada uma de suas fotos e, por isso, é nossa grande dica para se capturar as melhores imagens.

Os estabilizadores óticos da Canon compensam pequenos movimentos através da estrutura interna de suas lentes. Já as empresas fabricantes das câmeras DSRL preferem utilizar um estabilizador que, por ser no corpo do equipamento fotográfico, direciona o sensor para o interior da câmera.

Vale ressaltar que o estabilizador ótico sempre é otimizado para uso em lentes de distância focal sendo que, nas máquinas IS, há um equipamento específico que reduzem a velocidade de captação do obturador.

Dentre os muitos benefícios existentes para quem opta por fotografar com um estabilizador de imagens o maior destaque dá-se na visível estabilização no visor, o que torna a captura da foto mais prática e fácil. Nota-se uma maior diferença, com o uso deste equipamento, em longas distâncias focais sem uso de tripé.

E uma boa notícia! Com as mudanças no mercado da fotografia como tirar uma boa foto fazendo uso do estabilizador tornou-se algo mais acessível. Antigamente este recurso estava disponível apenas nas lentes mais requintadas, sendo as mais caras também.

Porém, hoje, grande parte das lentes das linhas EF e EF-S já contam com este equipamento especial.

3- Não se esqueça do fundo da foto!
como tirar uma boa foto fundo

Por mais que o objeto, ou a pessoa, foco da imagem, esteja perfeitamente enquadrado e posicionado da maneira mais ideal possível para que a captura da foto seja feita, é preciso depositar uma real atenção aos detalhes que estão, e sairão, no fundo da imagem.

Se você quer saber como tirar uma boa foto comece dando preferência para fundos limpos, pois eles garantirão uma foto mais profissional, sem dúvidas, além de que facilitarão o trabalho posterior do fotógrafo com a edição.

Há casos, também, em que o fundo conta pontos para a estrutura geral da imagem. Por exemplo, fotografias que são feitas ao ar livre, como em parques e praias, precisam da paisagem para compor o espaço.

Assim, a sugestão é que, antes do início de qualquer sessão fotográfica, seja observado quais são os possíveis agrados e desagrados que o fundo trará para o trabalho, optando, algumas vezes, por trocar de ambiente para garantir um melhor resultado.

4- Deixe o zoom de lado e se aproxime!
como tirar uma boa foto zoom

Hoje é comum que as câmeras, principalmente as profissionais, ofereçam possibilidades de zoom elevado, ou seja, potente para alcançar objetos que estão longe demais do fotógrafo.

Fazer uso desta função pode ser considerado como uma “mão na roda”. Porém, sempre que houver a possibilidade de se aproximar do objeto, prefira seguir esta linha de trabalho profissional.

Mesmo com uma máquina de padrão avançado, lentes zoom e equipamentos semelhantes, a proximidade real com o fato sempre lhe conferirá melhores resultados, afinal, a qualidade da imagem está relevante à distância. Quanto mais próximo, melhor o “clique”.

5- Quer uma foto boa? Mantenha os dois olhos abertos!
como tirar uma boa foto olhos

Outra dica interessantíssima na área da fotografia é que o fotógrafo treine a captura das imagens com os dois olhos sempre abertos.

É comum, a todos nós, fechar o olho que não está sendo usado para a visualização da imagem através do visor, certo? Isso dá um foco maior para a paisagem a ser registrada, além de passar uma possível segurança.

Porém, você sabia que o certo e, o mais ideal, é que o registro da foto seja feito com os dois olhos bem abertos?

Principalmente no esporte, mas também em muitas outras situações, fotografar desta forma garante uma maior percepção do ambiente que está sendo registrado, garantindo que os objetos e demais detalhes, que são exteriores a foto, não passem despercebido, agregando, muitas vezes, valor a imagem.

E se você não está acostumado a tirar fotos assim, comece a praticar agora mesmo! Afinal, apenas a prática leva a perfeição.

6- Evite reflexos nas fotos!
como tirar uma boa foto reflexo

Não deixe de usar o para-sol com a intenção de corrigir, posteriormente, os erros e detalhes da luz da foto. Imagens com reflexos, dificilmente, podem ser arrumadas de maneira aceitável durante os processos de edição.

Se não tiver este tipo de equipamento à mão, opte, sempre, por fotografar na sombra.

Uma dica valiosíssima é encobrir as lentes da câmera com as mãos ou com um chapéu, por exemplo. Apenas tome cuidado para que esses objetos não integrem a paisagem, certo?

7- Peça autorização sempre!
como tirar uma boa foto positivo

O fotógrafo deve ter um cuidado especial ao capturar imagens com pessoas e, principalmente, com crianças.

É imprescindível pedir a autorização antes de usar ou publicar fotos. As pessoas costumam aceitar, facilmente, que imagens pessoais sejam utilizadas nos mais diversos contextos fotográficos, porém, muitas vezes, o simples fato de não pedir gera um possível desconforto.

Garanta que seu trabalho não será, depois, motivo inicial para um processo.

Não tenha pressa!
como tirar uma boa foto pressa

Por fim, como profissional, desenvolva seu trabalho atenciosamente, reparando nos detalhes e garantindo que o cliente, ou que um futuro observador de exposição, goste daquilo que você fez.

Aproveite o tempo para dar o melhor de si! Cada trabalho é único, uma oportunidade exclusiva de aprender e crescer. Não perca essa chance devido à pressa ou correia convencional.

E, antes de sair desta página para colocar as dicas em prática, conte-nos qual delas é novidade para você!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.