Onde comprar uma câmera fotográfica DSLR: Internet ou loja local ?

0 397

A câmera fotográfica DSLR possibilita uma gigantesca gama de opções na hora de ser configurada para fotografar, sendo, por isso, a mais favorita dos fotógrafos profissionais e amadores.

A liberdade oferecida, por este tipo de máquina, a torna extremamente atrativa para os mais diversos tipos de trabalho, sendo, inclusive, uma grande referência atual no mercado fotográfico!

Confira nossa matéria Você conhece as configurações básicas da sua câmera DSLR? para maiores informações sobre o funcionamento e as possibilidades na hora de capturar uma paisagem, por exemplo.

E, depois de obter todas as informações possíveis sobre as câmeras DSLR, é provável que você esteja se perguntando, neste exato momento, como comprar a sua câmera agora mesmo, para inovar o seu jeito de fazer fotografias!

Hoje, com a mudança na forma de comprar e vender, você tem duas diferentes opções para adquirir a sua câmera: A primeira opção é através de loja física, mais comum e tradicional, e a segunda é através das lojas virtuais na internet, que se encontram, muitas vezes, nos sites especializados sobre o assunto.

Mas, afinal, qual destes meios de compra pode ser considerado como a melhor escolha para se adquirir uma câmera DSLR?

Vamos ver, agora, as principais vantagens e desvantagens de cada uma das formas disponíveis para aquisição desta maravilhosa ferramenta de trabalho, que é a câmera fotográfica DSLR. Confira!

Comprar uma câmera fotográfica DSLR em uma loja física
comprar camera fotografica dslr loja

Pense em sua cidade e no comércio que ela oferece a seus moradores. Em municípios menores, as lojas podem estar estabelecidas, todas, numa mesma avenida ou num pequeno conjunto, de três ou quatro quarteirões em ruas paralelas.

Em compensação, nas cidades grandes, o comércio pode estar aglomerado em mais de um ponto específico, devido ao elevado número de habitantes e a sua dimensão territorial, sendo, portando, que o comércio fica dividido em zonas e regiões.

Pensando nisso tudo, você sabe dizer em que lugar da cidade existe uma loja especializada em fotografia, que venda uma câmera fotográfica DSLR? Ela está perto de você?

Para comprar sua câmera digital e demais equipamentos fotográficos é importante, primeiramente, ter em mãos o endereço da loja física para que você consiga chegar até lá, certo?

Vantagens em se comprar na loja física

1- Individualidade e atenção

Lojas tradicionais possuem muitos vendedores que são contratados, exclusivamente, para prestar auxílio e dar total atenção aos clientes.

Assim, fica bem mais fácil tirar possíveis dúvidas que o consumidor ainda tenha no momento da visita a loja, podendo esclarecê-las antes da finalização da compra.

2- Conhecer e provar antes de comprar

Outra grande vantagem das lojas locais é a possibilidade que o consumidor tem de ver a máquina e, de até mesmo manuseá-la, antes de adquirir a DSLR.

Além de ser uma segurança maior para o cliente, que não leva “gato por lebre”, muitas vezes, ver pessoalmente o produto contribui, também, com uma decisão mais rápida sobre comprá-lo ou não, já que o sentimento de desejo aumenta consideravelmente ao ver o objeto de desejado.

3- Possibilidade de devolução e troca imediata

Respeitando-se as leis vigentes do Código de Defesa do Consumidor, é claro, as trocas e devoluções feitas de produtos adquiridos nas lojas convencionais costumam ser mais rápidas do que nas lojas virtuais.

Isso se deve, em muito, a maior praticidade de locomoção do cliente com o objeto adquirido até o estabelecimento.

4- Grandes promoções

As lojas físicas investem fortemente em seus estoques que, quando ficam estagnados, perdendo seu giro saudável, não rendem lucros aos empresários, sendo preciso, portanto, recorrer a promoções e ofertas que alavanquem novas vendas.

Sendo uma grande vantagem financeira para quem quer comprar uma câmera fotográfica DSLR e, ainda, economizar nos recursos de investimento, o acesso a promoções é bem mais fácil em lojas físicas.

5- Itens com desconto

Na mesma linha de raciocínio do item anterior, frequentar lojas convencionais pode gerar uma considerável economia financeira se, por exemplo, a loja estiver dando descontos especiais para os modelos de Câmera fotográfica DSLR e demais equipamentos que você está procurando.

Itens com descontos são, também, uma das grandes vantagens para quem prefere procurar por produtos em lojas convencionais.

6- Compra imediata:

A melhor parte, sem dúvida nenhuma, é poder comprar e sair da loja com sua câmera fotográfica DSLR na hora, prontinha para uso.

Quando o cliente faz uma compra, automaticamente, entra num modo de espera para utilizar aquilo que adquiriu. Compras que são feitas em lojas locais não exigem nenhum tipo de espera pelo cumprimento de prazo de entrega, o que é uma verdadeira maravilha!

Desvantagens de comprar na loja física

1- Preços mais elevados

Toda a estrutura física da loja local, desde o aluguel ou condomínio, água, luz, telefone, até a folha de pagamento de empregados e impostos diversos, tem que ser repassada no preço final dos produtos, valor que o consumidor paga para adquirir os itens que deseja obter.

Com tudo isso somado, fica evidente que os preços das lojas físicas são muito mais altos, motivo este que leva muitos clientes, como você, a optar pela compra nas lojas virtuais.

2- Comissão de vendedores

Dando continuidade ao item anterior, uma das justificativas para a diferença de preço do produto da loja física e o da loja virtual é que na primeira há a necessidade de se pagar uma parte do valor como comissão para os vendedores que ali trabalham.

O atendimento exclusivo e individual, vantagem citada anteriormente, tem seu preço. Fica a critério da pessoa pagar!

3- Impostos sobre vendas

O Brasil tem um dos mais altos impostos do mundo! Em todos os setores e ramos comerciais, boa parte daquilo que é pago para a aquisição do produto, é direcionado automaticamente ao pagamento dos tributos instituídos em lei.

A tributação de impostos costuma ser maior nas lojas físicas do que nas virtuais, garantindo, assim, um interesse crescente pela compra no último grupo.

4- Muitas opções de modelos

Ir até uma loja pode confundir um pouco o seu objetivo, que, muitas vezes fica perdido com a quantidade de opções de modelos disponíveis que tem para escolher.

Em alguns casos, os vendedores podem induzir o cliente a levar a máquina que a loja tem no estoque naquele momento, assim não perdem a venda, mas, nem sempre, aquela é a mesma câmera fotográfica DSLR que a pessoa chegou procurando.

Comprar uma câmera através da Internet

Com toda certeza, a internet mudou o jeito de pensar e de agir das pessoas, mexeu, inclusive, com seus costumes.

Diferente da necessidade de ter que buscar por uma loja física que seja acessível e próxima, a internet oferece um leque gigantesco de opções que estão a um “clique” de distância do cliente, que pode comprar nos mais diversos sites do mundo e receber a mercadoria no conforto de seu lar.

A corrida rotina que se instaurou na sociedade faz com que, cada dia menos, as pessoas tenham tempo de ir até shoppings para comprar os artigos que desejam e, com isso, a internet acaba por destacar-se já que não precisa de grande empenho para que determinada compra seja realizada.

Existem vantagens e desvantagens neste tipo de negócio online. A seguir, veremos cada uma delas.

Vantagens de comprar na loja online
comprar camera fotografica dslr internet

1- Melhores preços

A primeira grande vantagem de se fazer compras pela internet já é um item que, sozinho, pesa muito na hora de escolher onde comprar sua câmera fotográfica DSLR: O valor final.

Como citado antes, as lojas locais possuem muitos gastos e despesas gerais para manter a loja aberta e estes inevitavelmente são repassados para o valor pago pelo cliente, enquanto que num site nada disso é necessário.

Sem custos com vendedores e suas comissões, água, luz e etc., as lojas online conseguem fechar um valor mais atrativo para o cliente, que economiza e dá preferência por comprar ali.

2- Depoimentos de clientes

As lojas virtuais sempre dão espaço para que o cliente conte sua experiência com o site, assim, além de entrarem num processo de melhoria contínua, a página também consegue alcançar novos clientes que, ao verem estes depoimentos, se sentem mais seguros para comprar.

Além deste espaço que o próprio site disponibiliza, não podemos esquecer que, em tempos de redes sociais, tudo vai parar na rede!

3- Nenhum imposto de vendas (ou quase)

Outra grande vantagem que altera diretamente o valor final do produto são os impostos de vendas que, através de lojas online, o consumidor acaba não tendo que pagar.

Devido à internet ser um veículo de compra e venda relativamente novo, não existe, ainda, uma tributação estabelecida em lei, fazendo com que sua Câmera fotográfica DSLR saia bem mais em conta nas lojas virtuais do que nas físicas, por exemplo.

4- Melhores políticas de devolução / reembolso

Por fim, as lojas online disponibilizam, sempre, um contrato que o cliente deve aceitar antes de dar continuidade na compra do seu produto. Este documento estabelece quais são as políticas de troca ou de reembolso, tudo de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Sendo assim, torna-se mais fácil esse tipo de requerimento por parte do cliente, visto que todas as políticas já estão previstas no contrato firmado entre empresa e consumidor.

Desvantagens de comprar na loja online

1- Encargos de transporte e seguro

Infelizmente, a primeira das grandes desvantagens de se comprar um produto online, como por exemplo, a sua câmera fotográfica DSLR, está ligada ao transporte, assim como algumas outras desvantagens aqui elencadas.

Apesar de alguns sites oferecerem fretes gratuitos, a grande maioria ainda não consegue trabalhar deste jeito, sendo, portanto, o cliente o responsável a pagar essa taxa de translado.

Quanto ao seguro, é comum que mercadorias adquiridas em sites estrangeiros solicitem essa contraprestação, já que o caminho a ser percorrido pelo produto é bem maior, estando sujeito a mais acidentes e desvios, por exemplo.

2- Atrasos no processamento e transporte

Quem compra quer usar logo! Pode ser uma roupa, ou sapato, um eletrônico ou um enfeite de porta, enfim, é automático que o consumidor fique ansioso para fazer uso daquilo que adquiriu e, comprar pelas lojas online, atrasa um pouquinho, a concretização desse uso.

Há um prazo de entrega previsto assim que a compra é finalizada, porém, as mercadorias estão sujeitas a diversos tipos de atrasos, como no processamento, que é ainda dentro da empresa, e no transporte.

3- Espera até a entrega

A impossibilidade de ter a câmera fotográfica DSLR logo após o pagamento é uma das partes chatas de se comprar pela internet, afinal, a ansiedade em fazer a primeira foto com a máquina é enorme!

A espera pela entrega pode ser um dos fatores decisivos na hora de se escolher qual o melhor meio de compra, tendo grande peso na decisão.

4- Risco de fraude:

Por fim, nas lojas virtuais, infelizmente, há um considerável risco de fraude, dificilmente encontrado nas lojas físicas.

Existem sites verdadeiramente atrativos, com valores impressionantes, porém, que não são reais, ou seja, eles cobram do cliente, mas não enviam o produto ou até enviam, porém este não apresenta nenhuma qualidade ou está até mesmo quebrado.

E agora, loja local ou loja online, qual delas escolher?
comprar camera fotografica dslr escolha

O importante, independente da forma escolhida, é que você busque por maiores informações sobre as lojas, sua confiabilidade e credibilidade no mercado. Procure sempre pesquisar sobre o que os clientes antigos têm falado sobre a empresa, quais são as suas políticas de trocas e assim por diante.

O Reclame Aqui é um dos sites mais completos e interessantes que ajudam o consumidor a conhecer a “fama” da empresa antes mesmo de se fazer uma compra, já que ele mede a reputação de lojas físicas e virtuais. Vale a pena ser utilizado, portanto, como ferramenta de pesquisa que dificulta que você, cliente, sofra golpes.

Assim, apresentadas as principais vantagens e desvantagens de cada um dos meios disponíveis para a compra da sua câmera fotográfica DSLR, queremos saber qual deles, a seu modo de ver, é o melhor. Já decidiu qual será o meio de compra da sua câmera?

Na Loja Online de Equipamentos Fotográficos eMania – Foto e Vídeo você encontra diversas câmeras fotográficas ( câmeras Compactas, câmeras Semi e Profissionais além das charmosas câmeras Instantâneas), a preços acessíveis. Você pode conferir as avaliações de nossos clientes sobre os produtos e ainda contar com a garantia sobre os equipamentos, bem como, nossa política de devolução e trocas.

Além disso, a compra de sua câmera fotográfica é totalmente online, rápida e sem surpresas. Você receberá o seu equipamento pronto para uso na comodidade de sua casa.

Conheça as câmeras fotográficas disponíveis na eMania e faça sua compra agora mesmo!

Conte-nos através dos comentários qual foi o meio escolhido para compra e o que o levou a escolhê-lo. Não deixe de contribuir com a escolha dos próximos internautas!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.