3 sinais que você deve comprar uma Câmera Fotográfica nova !

0 696

Câmeras fotográficas, como pertencentes do grupo dos aparelhos eletrônicos, são rapidamente desvalorizadas no mercado devido ao constante lançamento de novos e mais tecnológicos modelos.

Nenhum fotógrafo, consciente, deve acompanhar o ritmo de novidades do ramo para não ir à falência! Afinal, você sabia que uma nova máquina é lançada a cada mês?

Pois é! Comprar câmera é algo que exige, antes de tudo, muito planejamento, pois elas são equipamentos caros e que não podem ser, simplesmente, descartados.

A maioria dos fotógrafos profissionais opta por vender suas câmeras quando é chegada a hora de trocar, atualizar ou melhorar o seu equipamento.

Assim, uma boa parte do dinheiro que será utilizado com a nova aquisição, vem daquilo que já foi negociado com o comprador da câmera fotográfica usada, uma excelente saída para estar sempre com o que há de melhor, sem gastar desnecessariamente.

E, para a alegria dos fotógrafos, principalmente dos profissionais, há um vasto público interessado em adquirir esses equipamentos que não são os lançamentos do mercado fotográfico. Geralmente, as pessoas que querem comprar câmeras usadas são aquelas iniciantes ou amantes, que fotografam por hobby, um número cada vez mais expressivo.

É evidente que o dinheiro conseguido nesta negociação facilitará na hora em que você for comprar a câmera moderna e tão desejada!

Mas, por que trocar de câmera fotográfica?
por que trocar de câmera fotográfica

A câmera fotográfica é um eletrônico de longa duração. O que acontece, constantemente, é que com a modernização dos novos modelos, como alocação de novos recursos e potencialização dos já existentes, torna-se necessário comprar um lançamento a fim de suprir necessidades que são comuns ao dia a dia profissional.

Ainda assim, por exigir um investimento mais alto e impactante para o orçamento do profissional, ou do seu estúdio fotográfico, é de vital importância que esta troca de equipamentos seja feita, apenas, quando há uma real necessidade.

Isto quer dizer que o fotógrafo jamais deve agir por impulso ou comprar câmeras recém-lançadas apenas para mostrar que tem o melhor do ramo sem, ao menos, saber usar os diferenciais do que foi adquirido. A não ser que se tenha muito dinheiro, é claro!

Pensando na grande maioria dos profissionais da fotografia, que ficam cheios de dúvida sobre qual o melhor momento para comprar uma nova câmera, separamos os principais sinais de que esse é o momento certo para a compra de um novo equipamento. Veja:

1-    Sua câmera fotográfica está ultrapassada
câmera fotográfica ultrapassada

Uma longa história juntos! Este é o tempo que um fotógrafo costuma passar com sua fiel e inseparável câmera fotográfica.

Muitas vezes o costume faz com que o profissional não perceba o quanto a sua qualidade de trabalho ficou estagnada no tempo. Esta cegueira faz com que muitos clientes sejam perdidos, pois eles acabam por buscar serviços mais modernos e dinâmicos.

Se você tem uma câmera fotográfica que é considerada como uma companheira de longa data, provavelmente, deve ter noção de que ela não lhe oferece muitos dos novos recursos que são considerados como indispensáveis nos mais diversos tipos de sessões.

Se este é o seu caso, pergunte-se: O que está faltando quando faço minhas fotos profissionais e que me levaria a comprar uma câmera nova?

a)     Seu trabalho requer mais megapixels

Se você é um profissional da fotografia que trabalha com impressão de conteúdo em tamanhos grandes ou que faz, costumeiramente, vários ajustes e edições, como o corte, no pós-tratamento da imagem, é provável que esteja sempre atento ao quesito megapixels nas câmeras fotográficas mais modernas do mercado.

Geralmente, um novo lançamento implica numa nova dimensão de qualidade para a imagem, afinal, este é o fator mais elementar de uma câmera, certo?

Se você tem ouvido queixas sobre o seu trabalho ou, até mesmo, se tem observado que a sua própria satisfação não está sendo atingida devido à restrição que suas fotos têm sofrido por causa da capacidade de megapixels da sua câmera, comece o planejamento para comprar uma nova já!

b)     Você precisa de um processador de imagens mais potente

O processador de imagens é uma peça-chave em uma câmera fotográfica, pois dita a formação da fotografia no que diz respeito a fatores, como por exemplo, o tratamento de cores.

Também é o processador que determina o tempo de resposta da máquina para cada captura e a quantidade de disparos contínuos que ela pode fazer.

Se o seu trabalho, ou hobby, exige fotos que acompanhem os mais diversos tipos de movimentos e que, por isso, precisa de muita capacidade, rapidez e precisão, pode ser que, além de comprar uma câmera nova, seja preciso buscar por uma categoria mais específica, como modelos mais profissionais, que possibilitam, assim, um resultado mais satisfatório.

c)      Suas fotos precisam de um controle de ruído eficaz

Os modelos antigos deixam muito a desejar neste quesito e uma das adaptações mais visíveis nas câmeras fotográficas que foram lançadas recentemente, é, sem dúvida, este controle.

Você pode querer comprar uma câmera para minimizar este ponto falho de seu trabalho, pois com um modelo que possua um processador mais moderno, é possível fazer fotos com ISO mais alto sem que os ruídos arruínem o trabalho.

Além disso, para os fotógrafos que sempre têm trabalhos marcados para ambientes e situações em que há uma escassez de luz, como espetáculos artísticos e festas, por exemplo, ter uma câmera fotográfica com esta melhoria fará com que as fotos capturadas nestas circunstâncias fiquem visivelmente mais limpas, e satisfatórias, devido ao controle de ruído que é feito pela máquina.

2-    Sua câmera não dispõe de recursos de que você precisa para fotografar
recursos câmera fotográfica

Cada novo modelo de câmera fotográfica lançado vem recheado de novos e diferentes recursos que visam garantir uma experiência completamente nova e mais ousada pelos profissionais deste segmento.

Esses incrementos são verdadeiros diferenciais que os fotógrafos podem, e devem, oferecer aos seus clientes, sendo indispensável conhecer e estar atento a cada um deles.

Para ter certeza de que você precisa comprar uma câmera nova baseada neste quesito, é importante saber, exatamente, quais são as modernizações que os lançamentos trouxeram, comparando cada uma delas com os recursos de que você já faz uso com o seu equipamento atual.

Portanto, pesquise: O que existe de novo no mercado fotográfico que pode agregar valor ao meu trabalho?

a)     Quantidade e qualidade de AF

O autofoco é um dos recursos que mais diferenciam o trabalho dos fotógrafos. Uma mesma paisagem não poderá ser capturada duas vezes, exatamente da mesma forma, pois cada profissional aplicará sobre ela um olhar específico que será, muitas vezes, norteado por este importante incremento.

De uns tempos para cá este recurso foi mais bem desenvolvido e, enquanto alguns dos modelos antigos foram lançados no mercado com 9 pontos de foco, os mais modernos estão chegando as prateleiras com até 19 pontos AF.

Essa atualização permitirá um maior leque de opções na hora de capturar quadros de ensaios e paisagens. Ter um equipamento fotográfico que possibilite este tipo de captura é considerado como um ótimo investimento, visto que trará retorno financeiro e apreciação devido a qualidade do trabalho.

É, portanto, um bom motivo pra você ir agora mesmo comprar uma câmera fotográfica mais nova e moderna!

b)     Tecnologia Wifi

Não há muito que se pensar quando o assunto é novo recurso nas câmeras fotográficas. A mais atraente modernização, neste quesito, é o incremento da tecnologia Wifi nos modelos mais recentes.

Através deste recurso o fotógrafo pode publicar e compartilhar suas imagens em tempo real, um grande diferencial, principalmente, para os profissionais que trabalham cobrindo eventos e notícias que precisam de agilidade em sua vinculação a matérias de jornais e sites, por exemplo.

Esta tecnologia é, com certeza, um fator decisivo no mercado atual: Se sua máquina não tem o Wifi, com certeza, é chegado o momento de comprar uma câmera mais moderna!

c)      Edição na própria câmera

Outra modernização que vem sendo muito bem prestigiada, é a utilização dos recursos de edição que alguns dos novos modelos já apresentam.

Assim como a tecnologia Wifi, este recurso é de muita valia para os profissionais que trabalham sob as diretrizes da agilidade: quando a imagem precisa ser vinculada, rapidamente, a algum canal de comunicação, não havendo, portanto, nem chance, nem tempo, de edições mais detalhadas.

As câmeras fotográficas que já oferecem este incremento são uma boa alternativa para quem já está neste mercado ou que pretende fazer parte dele.

3-    Sua câmera está desvalorizada no mercado
câmera fotográfica desvalorizada

Tudo é desvalorizado a partir do momento em que sai de uma loja e com as câmeras fotográficas essa verdade não seria diferente.

Câmeras são importantes ferramentas de trabalho, e de lazer, para as pessoas. São consideradas como bens de consumo de longa duração e possuem um valor de negociação bem variante, dependendo da marca e do modelo.

É de vital importância que o fotógrafo se mantenha sempre atento para não perder dinheiro devido à desvalorização comum que este equipamento sofre, afinal, sua câmera faz parte do seu investimento profissional e como tal, você não quer ter prejuízos, certo?

Muitos profissionais do ramo da fotografia ainda não perceberam, mas, assim como fazemos com os carros, trocamos de modelo antes que o antigo desvalorize muito, podemos aplicar a mesma lógica às câmeras, repassando aquelas que já não suprem nossas necessidades e que estão sofrendo desvalorização, por outra que seja mais nova e moderna.

A depreciação de uma câmera fotográfica costuma seguir a seguinte ordem, média, percentual:

  • Desvaloriza de 10% a 15% ao sair da loja e
  • Continua desvalorizando 30% a cada ano de uso.

Em outras palavras, ao adquirir uma câmera de R$ 5 mil reais, já nos primeiros instantes de uso ela valerá cerca de R$ 4.250. Ao fim de três anos de uso, e considerando que a câmera fotográfica esteja em perfeito estado de conservação, ela não valerá muito mais que R$ 1.500.

Sem mencionar, que você ainda deve levar em conta, se o modelo está em produção ou se já saiu de linha e se novas atualizações já foram lançadas!

Pensando nisto tudo, é evidente a conclusão de que planejar a compra da nova câmera, durante o período em que a antiga ainda não esteja tão desvalorizada, é a melhor opção para que o fotógrafo profissional sempre tenha em mãos um equipamento novo e tecnológico sem, contudo, gastar tanto dinheiro para essa atualização.

Pesquise pela melhor câmera fotográfica para o seu dia a dia
melhor câmera fotográfica para você

Chegou à conclusão de que seu equipamento está defasado e que é mais que necessário comprar uma câmera nova para dar continuidade aos seus trabalhos fotográficos?

Ótimo!

Agora a difícil missão será a de definir, entre o mar de opções existente no mercado atual, qual é o melhor modelo e a melhor marca de câmera fotográfica para você adquirir.

Para tanto, é preciso ter em mente exatamente a funcionalidade que você quer ter disponível para uso. O que você fotografa?

É importante delimitar quais são as atividades que você pratica, tanto profissionalmente quanto que por hobby, para escolher o melhor modelo de câmera para a sua rotina. Responder algumas das perguntas abaixo poderá lhe ajudar nesta pesquisa. Veja:

  • Fotografa pessoas ou paisagens?
  • Faz ensaios em estúdio ou em ambientes abertos?
  • Desenvolve campanhas publicitárias ou fotos e eventos?

Assim como em muitas outras áreas, existem as câmeras fotográficas que são consideradas como “coringas”, ou seja, que servem para fotografar de maneira satisfatória, quase todas as situações.

Se você faz o tipo “fotógrafo geral” comprar uma câmera dessas é uma excelente opção!

Agora, se você já possui um tempo de mercado, é provável que já tenha conquistado um nicho específico. Para continuar agradando aos seus clientes, o mais indicado é conhecer, exatamente, qual a câmera direcionada para o seu segmento.

Na Loja eMania você dispõe de modelos de câmeras fotográficas que agradam a todos os níveis fotográficos!

Desde modelos direcionados para os iniciantes e amadores do ramo até os mais específicos e voltados para os profissionais, em nossa loja é possível conhecer a câmera que melhor se encaixa a sua necessidade! Não deixe de conferir!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.