Comprar uma câmera, ou fazer fotos pelo celular?

0 1.429

Na era de compartilhamento de fotos nas redes sociais, os novos fotógrafos se perguntam o que compensa mais: comprar uma câmera, ou fazer fotos pelo celular?
Apesar de as câmeras dos dispositivos móveis estarem cada vez mais potentes e com mais funções, é preciso levar em considerações alguns itens antes de trocar uma câmera fotográfica por um celular.
Para responder à pergunta inicial, analise se vale a pena investir em uma câmera profissional, semi, ou de ação, ou se é melhor continuar com o celular:

Autonomia

As câmeras DSLR, as profissionais comuns digitais, permitem que o fotógrafo tenha mais liberdade e autonomia que as câmeras de celular, por exemplo. Com elas, a facilidade de adaptar a câmera para ambientes com condições variadas de iluminação é bem maios. Isso porque o fotógrafo pode trocar lentes, ajustar diafragma, obturador, ISO, balanço de branco, e outras várias possibilidades que a DSLR permite.
O flash das câmeras profissionais também é mais potente que os do celular, deixando a iluminação mais adequada. Além disso, há a possibilidade de comprar flashes adequados para cada tipo de foto que o fotógrafo deseja fazer.
Essas opções para quem só faz foto com o celular são mais restritas. Não há possibilidade de criar iluminação artificial específica para uma proposta de fotografia, assim como não dá para adaptar as condições de luz do ambiente com equipamentos fotográficos.
Algumas marcas até tentaram produzir lentes para celulares, e apesar de as fotos ficaram melhores, a qualidade não se compara com as lentes das DSLRs.

Comprar uma Câmera ou Celular  Nikon-D800-DSLR-with-200mm-lens

Qualidade e resolução

Não há dúvidas de que o uso das Câmeras DSLRs garante fotos com resolução e qualidade bem melhores que fotos feitas em dispositivos móveis. Isso porque as câmeras profissionais fazem imagens no formato RAW, que não comprime a imagem, e guarda todos os mínimos detalhes dela. Essas fotos chegam a ser seis vezes maior que uma JPEG e isso permite mais liberdade de edição posteriormente.
Os smartphones fazem imagens em JPEG e, mesmo em Full HD, podem perder muitos detalhes e cores, ficando mais fácil perder a qualidade da foto na hora da edição, o que não é ideal para trabalhos profissionais, que requerem muita edição, como fotos de álbuns de formatura, por exemplo.

Comprar uma Câmera ou Celular

Fotos com celulares e custo benefício

É claro que se você for um fotógrafo por hobby e o seu interesse for apenas tirar fotos para divulgar nas redes sociais, ou guardar apenas para lembrar de momentos especiais, o custo benefício de uma câmera profissional não vai compensar. Neste caso, invista em um bom smartphone com uma boa câmera e invista em equipamentos separados, como lentes para celulares. Há vários tipos, um deles é a lente fisheye, que podem ser acopladas nos dispositivos móveis.
Agora, se você é um fotógrafo iniciante que deseja se tornar profissional, pagar um pouco mais caro nas Câmeras DSLRs, nas lentes e acessórios vai ser melhor para a sua vida profissional.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.