Você conhece as configurações básicas da sua câmera DSLR?

0 819

Antes de iniciar o uso da sua Câmera DSLR, você precisa conhecer as configurações básicas do seu equipamento. Isso o ajudará a melhorar a qualidade da sua fotografia e ter mais controle sobre ela.  Comece lendo o manual. As nomenclaturas mudam de acordo com o modelo e fabricante, então, o melhor caminho é ler o manual para conhecer bem todas as funções e menus.

A maior parte das configurações da câmera DSLR são feitas através dos menus do próprio equipamento.  Ao ligar sua câmera, configure data, hora e idioma do menu. Uma vez definidas essas opções, o menu controle de câmera lhe permitirá ainda ajustar o brilho de tela. A partir daqui, você pode avançar nas demais configurações e personalizar seu equipamento fotográfico.

Ajustando o foco – Dioptria
autofoco camera DSLR

Ajustar o foco é como você colocar seus óculos de grau. Será fundamental para que você enxergue melhor as imagens e foque com mais precisão. Para fazer o ajuste de foco, olhe pelo visor, pressione levemente o obturador e observe as configurações de abertura, velocidade e exposição que aparecerão. Se estiverem desfocadas, ajuste a regulagem do foco através do botão ao lado do visor, até que esteja ideal para você.

Qualidade de imagem
qualidade camera DSLR

No menu configuração de disparo básico, você fará alterações para a qualidade e controle de imagem. Neste menu você fará configurações de nitidez, contraste, saturação e tons de cor. Fotografe sempre na maior resolução possível, pois assim você terá mais alternativas para fazer edições em suas imagens.

Neste menu, você fará as configurações de balanço de branco (White Balance) para evitar que suas fotos fiquem com aquele tom azul ou laranja. Você pode deixar sua câmera no modo Balanço de Branco Automático e ela analisar a paisagem e escolher a definição para a melhor qualidade de imagem.

As câmeras têm cinco definições intuitivas de Balanço de Branco e você também poderá escolher entre elas, de acordo com a exposição de luz da sua paisagem, geralmente pré-definidas em sua câmera para luz incandescente, fluorescente, luz do dia, luz de flash, nublado e sombra.

Espaço de cor
cores camera DSLR

As câmeras veem duas opções de espaço de cor, o sRGB, que tem uma quantidade de cores menor e Adobe RGB, mais indicada para fotos profissionais e envolve uma amplitude de cores. Esse segundo espaço de cor lhe proporciona fotos com mais qualidade e é recomendado como padrão, para que suas fotos tenham uma qualidade melhor.

Configurações de disparo
disparo camera DSLR

Essas configurações determinarão o comportamento de seu equipamento quando você pressionar o obturador. A opção auto (A) fará com que seu equipamento busque automaticamente as melhores condições de exposição de luz, abertura do diafragma e velocidade de disparo.

No modo “AV”, compreendidos como disparo semiautomático, você é quem seleciona a abertura do diafragma e determina a quantidade de luz, enquanto a câmera seleciona automaticamente a velocidade do obturador.

Já o modo “TV” ou “S”, também dito como semiautomático, determina a abertura do diafragma, enquanto você escolhe a velocidade do obturador.

Programa (P) é o modo de configuração de disparo que ficará entre os modos AV ou A e TV ou S, onde você define a abertura para luz ou velocidade do obturador, enquanto seu equipamento define a exposição de luz mais adequada.

O modo Manual (M), como o nome já diz, é o que vai lhe permitir fazer todos os ajustes de abertura, exposição e velocidade que quiser, de acordo com seu perfil fotográfico e a paisagem a ser fotografada.

Velocidade do obturador
obturador camera DSLR

Permite a entrada de mais ou menos luz, bem como efeitos de imagem. Quanto mais movimento desejar registrar, maior deve ser a velocidade do seu obturador. Para paisagens, objetos inertes, movimentos suaves como o mar e efeitos artísticos, diminua a velocidade de captura da imagem.

ISO – Sensibilidade do sensor

Quanto mais luz você tiver, menos ISO utilizará. Quanto maior o número de ISO, mais sensível será a captura de imagem e o risco de haver distorções e perda de qualidade na imagem.

Apagar imagem

Neste menu você pode selecionar as imagens que não deseja armazenar, bem como proteger imagens que não deseja apagar e que acidentalmente podem ser excluídas.

Funções personalizadas

A maioria das DSLRs permite o uso do modo de capitação criativo. No menu funções personalizadas, você poderá ajustar seu equipamento de acordo com o formato conveniente ao seu estilo fotográfico.

Menu do usuário
menu camera DSLR

Sua câmera vem com um menu padrão, mas, a maioria dos modelos de câmera DSLR permite que você crie um menu personalizado, deixando acessível os recursos que mais utiliza.

Realizar as configurações básicas dentro da sua câmera DSLR possibilitarão uma imagem de qualidade e principalmente, que você tenha controle sobre ela, pois em uma produção posterior, você poderá fazer os ajustes necessários em sua imagem.

Fotografe
fotografar camera DSLR

Essa é a melhor maneira de testar os ajustes de sua câmera DSLR. Assim, você terá domínio sobre seu equipamento e conhecerá não apenas as funções de sua câmera, mas suas preferências pessoais e como deixar seu equipamento ajustado para seu estilo de trabalho.

Mesmo a melhor câmera será apenas uma câmera se não tiver um fotógrafo dedicado e apaixonado por trás dela. O controle de seu equipamento e de seu trabalho está totalmente relacionado a quanto conhecimento que você detém sobre o assunto.

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos os livros que lemos, os filmes que vimos, as músicas que ouvimos e os amores que vivemos.” (Ansel Adams)

Gostou destas dicas? Então, deixe o seu comentário abaixo ou compartilhe sua própria visão das configurações básicas de sua câmera DSLR.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.