21 cuidados que você deve ter com seu Cartão de Memória !

0 3.931

Os cartões de memória baseiam-se numa tecnologia de armazenamento de dados, geralmente do tipo Flash, que possibilita a gravação e leitura de documentos, imagens e vídeos.

Em seu mecanismo de funcionamento, um transistor executa a função de ativador de células de memória e leitura de arquivos, enquanto outro armazena as informações.

Os tipos de cartões de memória mais utilizados em fotografia são os SDs (os mais comuns em tablets, câmeras fotográficas e em smartphones), os SDHC (para câmeras profissionais, com até 32GB) e os SDXC (os mais modernos, com mais de 32GB).

Apesar de serem resultado de uma tecnologia avançada em armazenamento de dados, alguns cuidados devem ser observados a fim de prolongar o seu uso e garantir o seu perfeito funcionamento.

Segue, portanto, algumas dicas de cuidados com cartões de memória, recomendados pelos mais diversos especialistas em fotografia.

  1. Leia o Manual da Câmera

Ler o manual de instruções do equipamento também faz parte dos cuidados que se deve ter com o cartão de memória, apesar de ser constantemente negligenciada devido à pressa em aproveitar essa tecnologia o mais rapidamente possível.

Sua importância está no fato de que somente através dessa leitura prévia o usuário poderá certificar-se de que o seu cartão de memória é compatível com a câmera que está utilizando, além de informar-se sobre os diversos tipos de cartões e os respectivos modelos de câmeras para cada um.

  1. Desligue a câmera antes de inseri-lo

Desligar a câmera fotográfica antes de inserir um cartão de memória é, sem dúvida, uma ação importantíssima para a conservação desse tipo de tecnologia, pois ao realizar o procedimento com o equipamento ligado uma descarga elétrica poderá danificar todos os dados e até mesmo o próprio cartão de memória.

Segundo vários especialistas, isso acontece devido ao fato de que todos os processos de armazenamento de dados nos cartões são feitos através de impulsos elétricos, através dos quais os dados são arquivados em forma de partículas magnéticas.

  1. Cuidado ao manuseá-lo

Essa é outra dica simples, porém bastante negligenciada, para o cuidado com os cartões de memória. Trata-se de uma tecnologia altamente sensível, logo, a forma que as suas partes físicas são manuseadas poderão determinar a sua durabilidade.

O recomendado é que evite a oxidação dos cartões de memória, evitando ao máximo o seu manuseio e tocá-los com as mãos em suas partes mais sensíveis; além de também evitar manuseá-los em locais com muita poeira, sujeira ou água, como: em praias, rios, durante a chuva e demais locais onde haja um risco à sua integridade.

  1. Faça backup das imagens

Outra dica é fazer o backup constante das fotos que estejam armazenadas no cartão de memória da câmera.

Essa dica é essencial caso se trate de arquivos importantes, como: fotos tiradas de eventos ou vídeos de reuniões de trabalho, por exemplo. Antes de descarregá-los, um backup prévio garantirá que as imagens estejam guardas em cópias e, assim, facilmente recuperadas se necessário.

  1. Cuidado ao substituí-los

Por ser uma tecnologia bastante sensível ao toque, tenha cuidado ao fazer a troca de um cartão por outro. Espere que o equipamento termine de fazer o processamento ou gravação dos dados enviados ao cartão de memória.

Durante o processo de leitura do cartão, em geral, uma luz vermelha mantém-se acesa, como sinal de que o procedimento está sendo executado. Aguarde que a luz se apague e só então remova o cartão de memória de forma segura.

      6. Formate o seu cartão de memória

Muitos profissionais em fotografia preferem formatar o seu cartão de memória com ele ainda dentro da câmera e, de maneira nenhuma, conectado ao computador. Além disso, evitam, também, apagar arquivos através do computador, preferindo utilizar o equipamento fotográfico para isso.

A justificativa é que existe a possibilidade de que os arquivos sejam mais facilmente corrompidos por vírus quando formatados em seu PC; além da possibilidade de haver discrepâncias nos resultados da formatação, devido à maneira com que ambos os equipamentos executam essa função.

     7. Identifique os cartões de memória

Esse tipo de tecnologia exige uma série de cuidados simples, devido ao fato de que os seus modelos são muito parecidos fisicamente uns com os outros.

Logo, para evitar perder-se entre vários cartões diferentes, recomenda-se, por exemplo, que se faça algum tipo de diferenciação uns dos outros (dos que estão cheios com os que estão vazios).

Isso pode ser feito identificando com o seu nome ou algum tipo de código. No primeiro caso, facilita a sua devolução em caso de perda. E no segundo, permite que você os identifique rapidamente, porém sem riscos de revelar o seu conteúdo.

  1. Proteja-os de Intempéries

Segundo especialistas, trata-se de uma das dicas mais óbvias sobre cuidados com cartão de memória, porém, o desleixo com o passar do tempo faz com que muitos se esqueçam de protegê-los e passem a manuseá-los sob qualquer condição.

Eles devem ser preservados do excesso do calor e umidade, da chuva e do frio intenso, pois um dos fatores determinantes para a perda de um cartão de memória é a sua oxidação devido ao excesso de exposição à umidade.

  1. Cuidado com campos magnéticos

Os cartões de memória possuem uma tecnologia bastante sensível a campos magnéticos, como: Tvs, aparelhos de som, imãs, alto-falantes, etc.

A sua exposição a esse tipo de fenômeno, pode resultar em perda de arquivos, danos aos seus componentes físicos; além da perda da sua capacidade de memória.

O ideal é que os cartões sejam expostos o mínimo possível aos diversos tipos de equipamentos onde um fenômeno magnético seja gerado.

  1. Tenha diversos cartões

Ter vários cartões de memória pode ser uma atitude interessante para o cuidado com esse tipo de tecnologia, na medida em que diminui o seu manuseio, exposição a intempéries, evita perda de arquivos, aumentam o tempo de uso de cada um, etc.

Além disso, ter vários cartões de memória com diferentes espaços de armazenamento permite a sua correta utilização de acordo com o tipo de equipamento fotográfico e formato da imagem: JPEG, RAW, SVG, GIF, entre outros.

    11. Não force a entrada do cartão

A tecnologia dos cartões de memória geralmente utiliza o formato unidirecional, ou seja, eles só podem ser inseridos em uma direção e lado, específicos, no equipamento.

Portanto, uma dica de cuidados com o cartão de memória, recomenda a sua inserção correta no compartimento de entrada da máquina, pois, ao forçá-lo, o resultado pode ser a desagregação dos seus componentes físicos (mesmo apesar de ser uma tecnologia de armazenamento em estado sólido); além do comprometimento da estrutura do aparelho.

     12. Guarde-os adequadamente

Os grandes profissionais em fotografia geralmente recomendam o armazenamento adequado dos cartões de memória, a fim de aumentar a sua vida útil e garantir a conservação dos dados arquivados.

O ideal é que os guarde no estojo apropriado para esse tipo de objeto, que geralmente é disponibilizado no momento da compra do cartão. Atentar, também, para a necessidade de guardá-los de acordo com o seu modelo, capacidade, velocidade; além do tipo de arquivos que contém. Essa ação aumentará a vida útil do cartão e ainda permitirá a sua utilização de forma plena e segura.

  1. Respeite a sua capacidade

A tecnologia por trás dos cartões de memória permite que os arquivos, neles inseridos, sejam descarregados em praticamente qualquer plataforma eletrônica: tablets, smartphones, notebooks, desktops.

Logo, o ideal é que os arquivos do cartão de memória sejam constantemente descarregados (principalmente se possuem pouco espaço) para que possam ser utilizados novamente. O perigo do uso de cartões de memória cheios é que os arquivos já existentes podem ser corrompidos devido ao excesso de dados de diferentes tamanhos, formatos ou procedência.

     14. Utilize programas de recuperação

Outra dica de cuidados com o cartão de memória tem a ver com o uso de programas para a recuperação integral de arquivos. Uma tecnologia bastante utilizada atualmente por amadores e até mesmo por profissionais em fotografia.

Alguns programas, como: Recuva, Power Recovery, Zar, Data Recovery, Photorec, entre outros, recuperam arquivos deletados ou formatados por engano. Basta, para isso, remover o cartão de memória da câmera fotográfica e utilizar um desses softwares de recuperação.

      15. Use um adaptador de cartão

Os adaptadores de cartão de memória são peças bastante pequenas, geralmente com o dobro do tamanho do cartão, onde, esse, é inserido para que fique com um tamanho maior e possa ser manuseado mais facilmente, além de ser inserido em um notebook ou tablet sem o risco de cair no chão, por exemplo.

Esses adaptadores transformam, por assim dizer, um minúsculo cartão de memória em uma espécie de cartão SD; facilitando o seu uso nos mais diversos aparelhos eletrônicos.

  1. Utilize um leitor de cartão de memória

Outra dica importante para os cuidados com um cartão de memória é dada por muitos profissionais em fotografia, não somente para proteger os arquivos, como para aumentar a vida útil do cartão.

O leitor evita a necessidade de conectar a câmera fotográfica ao computador para realizar a leitura dos arquivos.

Esse procedimento permite a economia de energia da câmera fotográfica; além de evitar que, caso acabe a bateria durante a transferência de arquivos, estes, não sejam perdidos.

     17. Procedimento em caso de acidente

Mesmo tomando todos os cuidados com relação à armazenagem, manuseio, inserção, etc., é possível que não consiga, por exemplo, evitar que o cartão de memória tenha contato com líquidos acidentalmente.

O recomendado, nesses casos, é secar imediatamente o local da memória antes de inseri-lo no aparelho. Como a memória do cartão utiliza a tecnologia Flash, que é feita apenas de materiais sólidos e sem peças destacáveis, facilita a sua recuperação.

  1. Cuidados ao ejetá-lo

Essa dica tem mais a ver com o seu uso em computadores e notebooks, de onde são retirados pelo sistema de ejeção.

O recomendado é que utilize o sistema de aviso dos aparelhos antes de ejetá-lo. Esse sistema permite avisar com antecedência que pretende remover o cartão de memória.

Dessa forma, os programas que estão executando o processamento ou gravação de arquivos no cartão serão suspensos até que seja executada a ejeção; impedindo, com isso, que os arquivos sejam corrompidos ou danificados.

  1. Não os deixe em local inadequado

Sem sombra de dúvida, com o tempo, algumas preocupações relativas aos cuidados com os cartões de memória vão sendo negligenciadas, e eles acabam sendo largados sobre estantes, sofás ou até mesmo sobre a cama.

Pelo simples fato de ser “micro”, é muito fácil de perder ou danificar irreversivelmente. Portanto, o ideal é que jamais fique exposto em locais com muitos objetos em volta, onde poderá ser confundido com os demais e dispensado por engano.

     20. Experimente aplicativos de verificação

Alguns aplicativos de verificação da velocidade dos cartões de memória, como o Speed SD, por exemplo, permitem ao usuário certificar-se de que está recebendo a velocidade adequada.

Geralmente são programas gratuitos, baixados pelo próprio site, que funcionam através da instalação de um arquivo no cartão que estipula o tempo suficiente para que uma quantidade específica de dados seja gravada.

  1. Evite cartões falsificados

Essa atitude além de garantir que está adquirindo um produto original, também permitirá a reivindicação de direitos em caso de um serviço mal prestado.

O que recomendamos é que o cartão seja adquirido apenas em lojas conceituadas, que geralmente trabalham com marcas de renome e que, por isso, têm um nome a zelar.

Além disso, uma forma de testar o profissionalismo do estabelecimento é consultando as avaliações dos clientes que já compraram e que podem comprovar, por experiência, a qualidade dos produtos ali vendidos.

Eis as nossas dicas de cuidados com cartões de memória. No entanto, caso deseje compartilhar outras, deixe-as em forma de um comentário, logo abaixo; acrescidas da sua opinião particular sobre esse artigo.

Confira também outra matéria do Blog eMania relacionada a Cuidado com Cartões de Memória ” 05 Dicas para cuidar do seu Cartão de Memória

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.