Desvende o Enigma das Lentes: Qual é a melhor, para quê e por quê?

0 672

As lentes são a parte mais importante da sua câmera digital, é ela que vai caracterizar a foto em formato, qualidade e estilo. Com tantas opções de lentes, específicas para cada estilo de foto, é inevitável ficar um pouco perdido na hora de escolher. Principalmente, para o fotógrafo iniciante, que precisa escolher só uma ou duas lentes. Mas calma! Nós vamos te ajudar nessa.

O primeiro passo é identificar a sua necessidade. Então, responda mentalmente a estas três perguntas:

1. O que eu vou fotografar mais?
2.Qual o estilo de foto que eu quero seguir?
3.Qual é a qualidade da imagem que eu preciso?

Agora, confira as principais características e resultados de algumas das lentes fotográficas mais conhecidas e veja qual correspondeu mais com as suas necessidades.

Lentes Olho de Peixe ( Fisheyes )

Lentes Olho de Peixe ( Fisheyes )

Aposto que você já viu uma foto em que é possível ver a curvatura da Terra, não é mesmo? A lente responsável por esse efeito é a olho de peixe. Ela captura 180 graus no campo de visão, isso significa que aparece bastante informação na foto. Por isso, é ideal para imagens panorâmicas de teatros, estádios e toda foto cujo objetivo é um registro amplo.

Você também pode usá-la para fotografar objetos próximos e animais de estimação, só tenha em mente que eles vão aparecer curvados, porque é uma característica dessa lente o efeito arredondado. É bem isso que dá um toque original e criativo para a imagem, possibilitando que você brinque com a realidade, distorça as curvas e deixe cada foto com um toque criativo.

Objetivas Macro

Lentes Macro

As lentes macro são aquelas que transformam pequenos objetos nos grandes protagonistas da foto. Você já deve ter visto um inseto ampliado em uma imagem ou, até mesmo, algo indistinguível a olho nu. Pois é, essa fotografia foi tirada com uma lente macro.

Se a sua intenção é detalhar de forma próxima esses objetos ou animais, essa é a lente ideal para você! Só cuide para a imagem não tremer na hora do clique, nem desfocar. Faça um ajuste manual certeiro e clique na hora exata.

Outro desafio dessa lente é a luz. Você precisa ter luz suficiente para capturar a imagem com qualidade, mas isso pode ser resolvido com flashes, rebatedores, configurações de velocidade e ajustes manuais.

Para quem gosta de fotografar animais pequeninos e insetos, a dica de ouro é focar no olho dele e desfocar o fundo para deixá-lo em evidência. A fotografia macro não é fácil, mas basta um pouco de dedicação e paciência para gerar resultados incríveis.

Lentes Normal (Fixa)

Lentes Normal (Fixa)

As lentes de 50mm, também conhecidas como “normais”, são as mais populares e versáteis que existem. Elas representam o campo de visão humana, são leves e contam com um ótimo custo/benefício. Devido ao controle de profundidade de campo, é possível obter ótimos resultados, até mesmo em ambientes com pouca luminosidade.

Se a sua intenção é fotografar eventos, casamentos, esportes, arquitetura urbana e outras cenas do cotidiano, a lente de 50mm é uma ótima parceira, mas você vai ter que se virar (literalmente) para fazer fotos criativas. Pelo mesmo motivo da visão humana não contar com muitos efeitos especiais, a 50mm possui um ângulo um pouco fechado, mas nada que uma dose extra de imaginação e composição não resolva. Se você tiver que escolher só uma lente para usar para o resto da sua vida, provavelmente essa lente seria uma 50mm.

Lentes Teleobjetivas

Lentes Normal (Fixa)

Essas lentes teleobjetivas são ideais para fotos que exijam um distanciamento do fotógrafo. São muito usadas em jogos de futebol e esportes em geral. Também são as queridinhas dos ensaios fotográficos, porque capturam os detalhes da expressão facial e corporal sem tirar a liberdade de articulação do personagem e, é claro, facilitam a vida de quem está fotografando.

Sabe aquelas fotos de animais selvagens? Adivinha com qual lente elas foram tiradas? Sim, provavelmente com uma teleobjetiva. E as fotos dos shows, nas quais, mesmo com a maior distância, o fotógrafo consegue capturar as gotículas de suor do vocalista, as rugas do baterista e a expressão entusiasmada do guitarrista. Tudo isso só é possível com uma teleobjetiva. Portanto, se o seu objetivo for tirar fotos à distância, a melhor opção é apostar em uma dessas.

E O QUE MAIS?

Agora, você já deve ter uma ideia sobre qual lente vai ser melhor para as suas fotos, mas só isso não basta, existem outros fatores que influenciam. Confira só!

Custo/ benefício: Pense bem se a lente dos sonhos que você escolheu compensa financeiramente.
Distância focal: Confira se é melhor uma lente fixa ou com zoom.
Diafragma: Veja se a abertura máxima do diafragma é suficiente para a qualidade das fotos que você deseja.
Lentes claras ou escuras: É muito importante considerar isso. Qual lente é melhor para o tipo de foto que você quer? Uma escura? Uma clara? A lente escolhida corresponde com esses critérios? Analise bem!

Depois de todos esses questionamentos, você está pronto para comprar a lente da sua câmera sem se arrepender depois. Acompanhe o nosso site e confira muitas outras dicas para as suas fotos serem cada vez melhores.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.