Dicas de lentes para viagens

1 542

“Vou fazer uma viagem. Quais lentes devo levar?”

Essa é uma pergunta recorrente aos amantes da fotografia e fotógrafos, amadores, ou profissionais. Afinal, viagens são ótimas oportunidades de fotografar. Sendo assim, vamos dar algumas dicas sobre quais lentes são ideais para diferentes tipos de viagens e fotografias.

Viagem cultural

Se você está explorando a rica herança cultural europeia, por exemplo, essa dica é para você. Vários museus, catedrais, arquiteturas e barcos em canais aquáticos podem cruzar o seu caminho, assim como castelos e torres impressionantes.
Primeiro, leve o kit de lentes que veio junto com a sua Câmera DSLR. Geralmente, nesse caso, você vai encontrar lentes 18-55 mm, o que cobre principalmente ângulos moderadamente mais amplos.
Se você quer fazer um upgrade no seu equipamento, considere uma lente de 18-105 mm, ou a “lente de viagem ideal”, que é a de 18-200 mm. Se você for carregar apenas uma lente de câmera, essa seria a escolha ideal. Se você tiver a possibilidade de carregar outra lente, então considere seriamente uma grande angular, como uma 10-22 mm, ou 12-24 mm. Essas “super” grande angulares fazem imagens que se destacam, além de não serem grandes e pesadas, facilitando o transporte.

Expedição selvagem

Essa é para você que está planejando uma viagem no estilo safári africano. Quão longe os animais estarão? Ninguém pode saber com certeza. Os leopardos podem estar escondidos em uma árvore distante e os leões podem estar dormindo bem próximo ao seu carro. Mas há uma coisa que sabemos: você vai fotografar de dentro de um veículo, sem muitas chances de se aproximar. Então, você vai precisar de uma lente com zoom de alto alcance. É aí que a 100-400 mm vem a calhar. Ela é grande, mas você não precisa carregá-la por longas distâncias.
Uma alternativa mais leve é a lente 70-300 mm, que também é longa o suficiente para captar imagens que estão longe de você. Qualquer coisa abaixo disso será um desapontamento.

lentes 1

Trilha na natureza

Esse caso é diferente da fotografia de cenas selvagens. Se você estiver andando pela Floresta Amazônia, ou pelas montanhas canadenses, você vai precisar de uma lente grande angular. Você também vai querer ter à sua disposição uma teleobjetiva, por volta de 200 mm.
Em lugares úmidos, como a Floresta Amazônica, usar uma lente longa de zoom pode ser difícil porque o local tende a ser muito escuro. Já nas montanhas, teleobjetivas não são muito boas também.
Para o kit “trilha na natureza”, considere adicionar ao kit de lentes uma macro, como a 60 mm f/2.8, ou uma 100 mm f/2.8. Outras lentes não seriam úteis se você quiser fazer fotografias de flores, pequenos cogumelos e insetos, por exemplo.

lentes 2

Vida noturna

Muito do romance e da cor de uma viagem não aparece à luz do dia, mas depois que o sol vai embora. Felizmente, hoje em dia, nós temos as câmeras digitais, que conseguem capturar todas as cores, mesmo com a ausência de iluminação. Para fotografar à noite, você vai precisar dos seguintes equipamentos: uma câmera com um ISO alto, um tripé e uma lente rápida: uma f/2.8, ou mais rápida.

lentes 3

Experimentando e sendo criativo

Vamos assumir que você esteja cansado de fotografias estilo “cartão postal”. Você tem uma pulga criativa atrás da orelha e quer fazer com que ela pare de incomodar. Mais do que a escolha correta da lente que você vai usar em um ambiente, ou para uma fotografia específica, você tem que ter criatividade para criar fotografias incríveis. E uma viagem é o momento ideal para por a sua imaginação em prática. Afinal, é muito difícil você fazer as mesmas fotografias de sempre em um ambiente diferente daquele que sempre te acompanha nas sessões de foto.
Por isso, antes de disparar o seu equipamento, recomenda-se que você explore o local que está visitando antes. Tire alguns dias para conhecer cada cantinho de uma nova cidade sem se preocupar com o que fotografar. Só depois vá a campo e acione a sua câmera fotográfica. É claro que nada de impede de fazer algumas imagens enquanto estiver explorando um local.

Conselho final

Se você está em uma viagem de férias, fotografe apenas o que for divertido para você. Não pense em compromisso, ou em uma fotografia de ouro. Quando você faz algo com prazer, a qualidade é certa.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] de casamentos verá as diferenças entre as câmeras de uma maneira que diverge da perspectiva de um fotógrafo de viagens, e uma pessoa interessada em paisagens urbanas tem necessidades distintas de um atirador de macro. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.