Dicas para armazenamento e manutenção de seus equipamentos fotográficos

0 327

Quem pensa que comprar os melhores equipamentos fotográficos basta para lhe render excelentes imagens, está redondamente enganado. Em primeiro lugar, o fotógrafo precisa obter os melhores conhecimentos sobre fotografia para impulsionar os resultados de suas imagens. De igual modo, a maneira como armazena e realiza a manutenção em seus equipamentos fotográficos é determinante para garantir a sobre vida destes e evitar desperdício de tempo e dinheiro em busca de novas ferramentas.

Todos nós concordamos que manter um arsenal de equipamentos fotográficos profissionais pode sair um pouco caro. Boa parte das câmeras, lentes, e assim por diante, fazem parte da categoria de produtos com alto valor agregado ou de alto risco. Em outras palavras, o investimento nestes tipos de objetos inteligentes é considerável, em decorrência disto, o profissional necessita tomar alguns cuidados especiais a fim de não comprometer a saúde e durabilidade de seus equipamentos fotográficos.

Em outra oportunidade, já falamos dos cuidados e limpeza necessários para fazer sua câmera durar mais, desta vez, no entanto, vamos nos aprofundar na manutenção preventiva e armazenamento adequado deste e outros equipamentos fotográficos extremamente importantes para uma carreira de sucesso.

Qual a forma adequada para o armazenamento dos equipamentos fotográficos?
equipamentos fotograficos armazenamento

Você acabou de comprar a sua Câmera DSLR na eMania- Foto e Vídeo, por exemplo, ela chega até sua residência perfeitamente embalada, com plásticos e embalagens específicos para garantir o transporte e manuseio adequado desde a saída da fábrica até as suas mãos.

Entretanto, nenhum fotógrafo adquire equipamentos fotográficos para mantê-los encaixotados, como objetos de exposição sobre uma prateleira de destaque. A sua ansiedade é tão grande que, na maioria das vezes, já desempacotou o equipamento e o virou de “ponta cabeça” para conhecê-lo o melhor possível, poucos minutos após recebê-lo.

Até aí tudo bem, especialmente para aqueles que acabam de adquirir a sua primeira câmera. Depois de usá-la freneticamente por algumas horas você precisa guardar seu equipamento fotográfico de maneira segura, longe da umidade, calor excessivo, luminosidade extrema, entre outras recomendações do fabricante. Mas, como você vai fazer isso?
equipamentos fotograficos camera

Alguns fotógrafos podem responder esta pergunta com algo como: “basta deixar os equipamentos fotográficos em sua embalagem original”. Certamente, não há ninguém mais capaz para ensiná-lo a armazenar adequadamente os seus equipamentos fotográficos do que o próprio fabricante, porém, as embalagens originais são lacradas excessivamente para garantir a integridade em seu interior e depois de violada pode abrir espaço a agentes externos como a umidade e você não quer isso, não é mesmo?

Sendo assim, mantenha a sua câmera ou quaisquer equipamentos fotográficos fora da caixa original para combater o mofo e umidade. Experimente usar de plásticos autoadesivos para proteger áreas mais sensíveis, como o monitor LCD, e guardá-la em um armário seguro e longe de circunstâncias adversas.
equipamentos fotograficos acessorios

Antes de guardar a sua câmera, retire os acessórios como cartão de memória, baterias da câmera e flashes. Além de poder danificá-los, a energia dentro da bateria também pode continuar circulando em sua câmera mesmo desligada e causar danos aos seus equipamentos fotográficos eletrônicos.

Ainda existem dispositivos de armazenamento projetados especificamente para resguardar os seus equipamentos fotográficos. Estes devem ser usados, principalmente, quando os seus equipamentos fotográficos precisam ficar parados por muito tempo, garantindo assim a preservação a longo do prazo do seu bem.

Para os cartões de memória, sempre verifique o seu aspecto físico em busca de falhas ou lesões em sua parte externa ou contatos. Tome extremo cuidado com a energia estática com estes tipos de equipamentos fotográficos, buscando tocar um objeto metálico antes de lidar diretamente com o cartão de memória ou outros circuitos eletrônicos, assim você descarrega a energia presente em seu corpo. Campos magnéticos também são prejudiciais a cartões de memória, então, mantenha-os longe de superfícies magnetizadas ou imãs, bem como, de TVs, alto falantes ou locais muito iluminados e com temperatura elevada.

A bateria de sua câmera também necessita de atenção quando falamos em armazenamento correto para os seus equipamentos fotográficos. Remove-la de sua câmera após o uso conserva a carga e evita o descarregamento acidental, contudo, você deve proteger os terminais de contato e evitar guarda-la com carga completa, pois, pode afetar o seu desempenho com o passar do tempo.

Cuidando da integridade lógica de seus equipamentos fotográficos
equipamentos fotograficos cuidados

Não é apenas a parte física de seus equipamentos fotográficos que importa para mantê-los em pleno funcionamento e com a maior qualidade possível. A integridade lógica, ou seja, software e dados de imagem, também são muito importantes para a sobre vida de seus equipamentos fotográficos.

Por conta disto, separamos algumas dicas para ajudá-lo a manter os softwares de sua câmera digital intactos e evitar dores de cabeça no futuro.

Dados de imagem
equipamentos fotograficos logico

Não poderíamos falar sobre equipamentos fotográficos e sua preservação sem mencionar o ponto mais importante para os fotógrafos, as imagens. Ninguém quer passar horas em campo e descobrir que todas as suas fotos se perderam por descuido ou acidente trágico, concorda?

As melhores formas para evitar isso é cuidar da preservação física de sua câmera e cartão de memória, conforme vimos acima neste mesmo artigo, e também tomar uma atenção extra para as fotos tiradas com sua câmera e guardadas, temporariamente, em seu cartão de memória.

Perceba que eu mencionei que os arquivos devem ser guardados temporariamente em seu cartão de memória e não foi por qualquer motivo. Os cartões de memória por mais funcionais que podem ser, não foram projetados para manter os seus as suas fotos seguras por muito tempo. Então, a sua melhor atitude para proteger o seu trabalho de horas é simplesmente descarregar o cartão de memória para o seu computador assim que possível. Além disso, pense seriamente na hipótese de adquirir um sistema de backup em nuvem (online) para manter uma cópia de todas as suas fotografias, há opções grátis que podem ajudá-lo de inicio, mas pense em contratar um plano premium o mais breve que puder.

Enquanto o sistema de backup online e transferência de arquivos para o seu computador não são totalmente a prova de falhas, fazê-los reduz significativamente as chances de extravio de suas imagens e desperdício de tempo e dinheiro e de sua parte.

Mantenha o Firmware da câmera sempre atualizado
equipamentos fotograficos firmware

O Firmware de sua câmera garante o seu funcionamento adequado e trata-se de um programa de computador que não pode ser alterado, contendo informações relevantes para o funcionamento, básico ou avançado, de seus equipamentos fotográficos e acessórios.

Assim como os aplicativos de seu celular ou computador, o Firmware da câmera pode ser atualizado de tempos em tempo pelo fabricante. Estas alterações com certa frequência podem servir para corrigir erros, adicionar recursos, proteger seus equipamentos fotográficos, etc. Regularmente, consulte o site do fabricante de sua câmera em busca de atualizações do Firmware e/ou instruções das melhores práticas para armazenamento e manutenção de seus equipamentos fotográficos.

A melhor forma para fazer isso é levar seus equipamentos fotográficos a uma assistência técnica especializada, evitando causar qualquer tipo de dano irreversível. No entanto, alguns fabricantes possibilitam a atualização do Firmware pelo próprio usuário. Esta operação pode ser realizada seguindo passos simples e muito práticos, são eles:

1- Baixe a versão do Firmware atualizada no site do fabricante de sua câmera em seu computador, geralmente, você encontra este arquivo em área destinada a Downloads, Drivers ou Suporte Técnico;

2- Salve o arquivo em seu cartão de memória;

3- Insira o cartão em sua câmera;

4- Selecione a opção Firmware, ou qualquer outra similar no menu de sua câmera e siga os passos para atualização do Firmware exibidas na tela LCD.
equipamentos fotograficos final

Com certeza, estas dicas para armazenamento e manutenção de seus equipamentos fotográficos podem contribuir com uma rotina de trabalho mais tranquila e segura. Você pode compartilhar as suas próprias recomendações no campo de comentários abaixo, ou simplesmente, deixar a sua opinião sobre este artigo.

Lembre-se que qualquer profissional só pode ter sucesso se cuidar de sua preparação e ferramentas, seu resultado está diretamente ligado as coisas que utiliza para atingir os seus objetivos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.