DICAS FÁCEIS E PRÁTICAS SOBRE O EFEITO PANNING

0 1.538

Você já ouviu falar do Efeito Panning? Quem gosta de fotografia provavelmente já deve ter visto, pelo menos. Nada mais é que um efeito ótico feito pela câmera fotográfica com a velocidade de obturação lenta, sendo possível manter um assunto em foco ao mesmo tempo em que seu fundo fica com um efeito riscado, arrastado ou borrado.

Também é possível obter o Panning pela edição, mas, iremos dar dicas super valiosas e fáceis para você fazer com sua câmera fotográfica. Não tem segredo, é questão de técnica e hábito. Sendo assim, aqui vão nossas dicas para você aprender a executar o Efeito Panning:

1 – Ajuste a velocidade do obturador

Essa é a dica mais importante: usamos a velocidade alta para captar imagens estáticas ou congeladas. Já a velocidade lenta para obtermos um efeito de movimento. Por isso, no caso do Efeito Panning, deixe a velocidade do obturador baixa. É interessante começar a fotografar com 1/30 para se acostumar e posteriormente ir trabalhando com velocidades mais lentas. Geralmente os fotógrafos profissionais usam entre 1/60 e 1/8, dependendo da luz e da velocidade do assunto da foto, para conseguir o efeito.

2 – Acompanhe o objeto a ser fotografado

 SOBRE O EFEITO PANNING

Quando usamos as velocidades mais baixas, acontece das imagens ficarem tremidas ou não atingirem o efeito desejado (em nosso caso o Panning). Desse modo, foque o seu assunto que está se movendo e acompanhe a câmera junto com ele. Clique e comece a fazer as imagens seguindo o seu assunto com a câmera.

3 – Tripé ou Monopé

Não é uma exigência para conseguir o Efeito Panning, mas, se possível, use um tripé ou monopé para ter certeza que não haja movimento fora do objeto a ser congelado, o que borraria toda a foto em vez de só o fundo. Tais equipamentos auxiliam com uma mobilidade maior.

4 – Treine, treine e treine

 SOBRE O EFEITO PANNING

Parece exagero, mas não é. O Efeito Panning é uma técnica um pouco mais avançada quando pensamos em fotografia em sua totalidade. Dificilmente alguém já consiga de primeira a foto “perfeita”. Portanto, é necessário colocar em prática as dicas. Como já falamos anteriormente, nas velocidades mais baixas, as chances de se obter imagens mais tremidas são maiores. Então, não desanime se as primeiras vezes não ficarem como você havia imaginado inicialmente. Uma boa dica para treinar é com carros, motos e bicicletas em movimento ou quando você vai levar seu cão para passear num parque, já aproveite e faça um ensaio com seu bichinho de estimação.

Essas foram as nossas dicas fáceis e práticas para você aprender o Efeito Panning. Agora é com você: bom trabalho!

Confira também nossa matéria: Como aplicar o panning para fotos abstratas de paisagem

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.