Dicas Simples para Tornar suas Fotos de Férias Impressionantes

0 615

Eu sei… eu sei… as férias escolares já passaram. No entanto, estamos a menos de 3 meses do momento mais esperado por todos, o Natal e o fim do ano. E nesta época, todas as pessoas irão fazer as malas e planejar sua próxima aventura. Em minha opinião, a melhor parte deste período são as belas fotos de férias que podemos tirar e guardar como recordação.

Após o término deste tempo fantástico nos reunimos com familiares, amigos, colegas de trabalho e escola, com ainda mais diversão e compartilhamos as nossas melhores fotos de férias. Os lugares que visitamos, as proezas e as fotografias com toda a família, até os “micos” tem espaço neste álbum com as fotos de férias.

Algumas pessoas costumam fazer pequenas viagens durante o ano e colecionar algumas fotos de férias com freqüência, mesmo assim, nada se compara a essa parte incrível do ano. Uma combinação de diversão, felicidade, doces e por aí vai. Entretanto, sair por todo canto e tirar fotos de férias apenas para encher o seu álbum não é suficiente, especialmente, se quiser compartilhar o resultado com outras pessoas.

Da mesma forma, esta situação já necessita de muito planejamento, são muitas coisas para lembrar. Reserva de passagens ou a manutenção do veículo, organização da bagagem, hospedagem, alimentação e por aí vai. É para piorar você está sob a preocupação constante se esta façanha será, ou não, divertida para todos. Também, precisa ser capaz de documentá-la para si mesmo como fonte de lembranças e para partilhar com outras pessoas.

As fotos de férias são muito boas, com elas é possível conhecer as culturas dos locais que visitou. Mas, não pode tirar fotos de qualquer jeito. Por isso, aí vão algumas dicas simples para tornar suas próximas fotos de férias impressionantes.

1.    Conheça a sua câmera!
conheca sua camera - FOTOS DE FÉRIAS

Não importa qual câmera você irá usar para tirar as suas fotos de férias, se é seu smartphone ou a sua mais nova câmera DSLR, você precisa conhecer a forma correta de usá-la. Faça uma pesquisa na internet, ou no manual, observe todos os recursos, o menu, a maneira correta de operar seu equipamento e assim por diante.

A melhor coisa para obter fotos de férias impressionantes é levar o menor tempo possível para capturá-las. E você conseguirá isso sabendo exatamente como a sua câmera funciona e chegar mais rápido ao resultado final de suas fotos de férias.

A maior ajuda que qualquer fotógrafo pode ter hoje para compreender todos os botões e técnicas de seu equipamento de câmera, está disponível gratuitamente em tutoriais on-line no Youtube. Você pode ficar surpreso com o nível de ajuda profissional que vai obter se, simplesmente, dedicar algum tempo para fazer as suas pesquisas.

2.    Tire várias fotos de férias

Parece uma dica simples e óbvia demais, mas é realmente necessário. A tentativa e erro é uma parte importante na fotografia, algumas vezes você pode retornar com um monte de fotos horríveis.

Porém, dedicar várias horas para escolher as melhores fotos de férias na pós produção será recompensado quando encontrar aquela imagem perfeita para ilustrar o seu álbum. As fotografias mais belas, geralmente são aquelas que deram mais trabalho para serem tiradas e se você quer ter ótimas lembranças das suas viagens recomendo dedicar um bom tempo para o seu tiro.

3.    Reserve hotéis com excelentes vistas
hotel com vista - FOTOS DE FÉRIAS

Em algumas circunstâncias você não precisa ir muito longe para ter fotos de férias muito bonitas. O jardim, salão de festas, ou até mesmo os corredores do hotel podem ser ótimos cenários para conhecer novas pessoas e fazer grandes fotos.

Procure por estabelecimentos com excelentes vistas a partir da janela, um hotel a beira mar ou fazenda, por exemplo. Vai ver que será muito fácil tirar foto direto da sua janela do que ter andar por aí em busca da melhor foto.

Aliás, a reserva de um hotel vai muito além de uma ótima vista. Existem inúmeros sites especializados na reserva de hotéis, com depoimentos de pessoas reais que podem ajudar na escolha e evitar problemas futuros. Busque por estes serviços para evitar dores de cabeça durante as suas fotos e conseguir ótimas fotos de férias direto da sacada do prédio.

4.    Faça as coisas diferente
fotos diferentes - FOTOS DE FÉRIAS

Não é porque você está visitando lugares famosos e pontos turísticos que precisa reproduzir as mesmas fotos de férias que outras pessoas já fizeram. Quer um exemplo? A maioria de nós já viu uma foto da Torre Eiffel ou do Coliseu, trata-se de um clichê para todas as pessoas que vão visitar Paris ou a Grécia. Não tenho nada contra isso, mas é tão comum que ninguém mais presta atenção nelas.

Tente ser criativo! Uma coisa que ajuda muito é se perguntar: “qualquer um pode tirar esta foto?” Tenha sempre em mente quais os elementos que estão na sua composição, a iluminação, as pessoas, os objetos de distração, todos que podem se tornar excelentes fotos de férias.

Outra coisa que se tornou recentemente popular é o uso de reflexões. Quer se trate de uma poça ou uma janela de loja, tente capturar alguns lugares interessantes com a ajuda de ferramentas à sua disposição, que normalmente não seria possível carregar em sua bagagem.

5.    De algumas voltas

Sair pelas ruas da cidade que está visitando, para além dos pontos turísticos, pode ser incrível para conseguir excelentes fotos de férias. Sair sem destino, vagando pelas ruas e usando o pouco do idioma que conhece para perguntar sua localização para os moradores, pode ajudar a tirar fotos inéditas, de pontos de vista nunca experimentados por outros fotógrafos.

Às vezes, suas melhores fotos de férias podem ser encontradas nos bairros mais simples, ou em locais não considerados pontos turísticos, porém, com igual história e beleza. Explore!

6.    Interaja com as pessoas

O trabalho de um fotógrafo pode ser muito solitário, então, esquecemos de interagir com as pessoas que fazem parte do cenário e local de nossa visita. Um erro grave!

Assim como para melhorar as suas fotos de férias você precisa praticar com frequência, o relacionamento com as pessoas também pode ser melhorado se você tornar isso um hábito. Além disso, ficará muito mais fácil retratar a vida dessas pessoas se compartilhar de suas histórias e experiências. Procure conversar com elas e descobrir um pouco mais para apresentar fotos de férias mais naturais.

7.    Descubra o que você está tentando dizer antes de filmar
fotos de ferias 2

Talvez, você tenha tirado em torno de 20 fotos de suas férias e quando foi conferir percebeu que elas pareciam quase a mesma coisa? Isso é normal se você sair fotografando tudo o que aparecer em frente a sua câmera.

Para ter melhores resultados com suas fotos de férias precisa parar um pouco e pensar exatamente naquilo que pretende retratar antes de tirar a foto. A verdade é que se você não sabe o que quer dizer com a imagem, como o espectador vai entendê-la.

8.    Procure por assuntos interessantes para fotografar

Suas fotos de férias são memórias de sua viagem, então tente fotografar tudo que lhe despertar o interesse. Procure assuntos cativantes tanto pessoas, como animais selvagens ou plantas. Para estes assuntos tente usar um comprimento focal longo (em torno de 200 milímetros) e de abertura larga (como f / 4) para levá-los a se destacar de seus arredores.

Não se esqueça dos itens que fazem parte da identidade de um local, tais como a fruta local ou especiarias, chapéus coloridos ou cobertores feitos à mão, conchas ou outros elementos naturais que vão deixar suas fotos de férias impressionantes.

9.    Você não precisa de uma câmera cara

Eu já ouvi muitas pessoas dizerem que fotos de férias de alta qualidade só podem ser conseguidas com uma câmera fotográfica profissional, já que elas são muito caras ninguém pode conseguir essas fotos então?

Pelo contrário! Se você dedicar um tempo olhando as fotos de redes sociais como o Instagram, conseguirá ver imagens fascinantes gravadas com seu smartphone. Estes aplicativos de mídia social trouxeram uma maneira rápida e fácil de compartilhar fotos de férias, mesmo quando estiver do outro lado do mundo.

Você pode usar de diversos aplicativos móveis para editar suas fotos de férias diretamente no smartphone, antes de publicá-las nas mídias sociais, por exemplo. Estes apps muito úteis conseguem trazer a tona detalhes das imagens, ajustar a cor, exposição e remover pequenas imperfeições. Isso tudo traz ótimos resultados para as suas fotos de férias sem esforço e na mesma hora que foram tiradas.

10.    Conte uma história com as suas fotografias

Tente mudar um pouco as coisas com suas fotos de férias e nunca fique com o mesmo tipo de imagens. Se você estiver usando suas plataformas de mídia social para contar a história de sua aventura, tente incorporar todos os tipos de elementos nas suas fotos de férias.

Os retratos, paisagens e fotos de comida ajudam adicionar profundidade a sua história e vai permitir-lhe praticar suas habilidades de fotógrafo em cada campo. Concentre-se nos detalhes mais intrigantes em cada um e sempre mantenha a mente aberta para críticas construtivas.

11.    Investigue onde você está indo
fotografia de ferias - fotos de ferias

Eu acredito em preparação equilibrada. Antes de embarcar nesse trem para alguma área remota, faça alguma pesquisa sobre uma série de coisas. O tempo, cultura, eventos acontecendo na área, etc.

Apesar de surpresas agradarem um pouco, é melhor se preparar para o que vai encontrar. Afinal, não são apenas as fotos de férias que importam, mas a sua segurança também. Ao mesmo tempo, alguns imprevistos podem acontecer, a bagagem se perde, situações irritantes podem surgir, então, vai precisar de calma e conhecimento para tratar destas situações.

Da perspectiva de um fotógrafo, você pode tentar encontrar as joias menos conhecidas do local. Como eu disse antes, qualquer pessoa pode visitar Paris e tirar uma foto da Torre Eiffel, você também pode obter estas fotos de férias clássicas, mas, ao mesmo tempo, tente encontrar uma maneira original de fazer o lugar especial para você. Fotografe uma situação que tenha gostado, como a viagem até chegar lá ou a cozinha de um restaurante incrível que visitou, o importante é retratar a sua concepção.

12.    Seja paciente
modo de abertura - FOTOS DE FÉRIAS

A maioria das fotos de férias que você vê precisaram de muita paciência para se tornarem o que são. Ninguém sabe o momento exato que uma boa foto vai surgir, é uma questão de sorte e muita paciência.

Desta maneira, não fique agoniado para fotografar todos os pontos turísticos de uma só vez. Alguns locais podem estar mais propensos a boas fotos durante a manhã, tarde, ou ao cair da noite. Investigar cada lugar e aguardar o melhor momento pode fazer a diferença entre grandes fotos de férias e apenas mais uma fotografia em seu álbum.

13.    Use o modo de Prioridade de Abertura

Quando for fotografar paisagens, você quer alcançar uma profundidade máxima de campo para que a cena fique nítida o suficiente, por isso é melhor usar o modo Prioridade de Abertura (Av). Você pode escolher o tempo de parada necessário e a velocidade do obturador será ajustada automaticamente.

Esteja ciente de que, se você não pode usar um tripé e quiser usar uma abertura estreita, a velocidade do obturador pode ser lenta demais para capturar a cena que deseja. Muitas atrações turísticas não permitem tripés, de modo que você pode usar da parede, ou algo similar, para manter o mesmo efeito em suas fotos de férias.

Por outro lado, se você quiser tirar um retrato de um dos moradores durante as suas viagens, isole a pessoa utilizando uma abertura grande, como f / 5.6, e foco seletivo, para desfocar o fundo perturbador e manter apenas o personagem principal em destaque na imagem.

14.    Selecione o ajuste RAW

Por que atirar em RAW? Porque se você não fazê-lo é como dirigir uma Ferrari, mas apenas usando a primeira marcha, você não está recebendo todo o potencial do carro, ou neste caso, do arquivo de imagem. RAW é como ter um negativo mestre que contém muito mais dados, enquanto JPEG é como ter apenas a impressão.

Uma foto RAW permite-lhe voltar a qualquer momento e processar a imagem de uma maneira diferente. Com o software RAW e tecnologia melhorando o tempo todo, é bom ter o arquivo RAW original para converter de novo, e de novo, até obter as fotos de férias que sempre desejou.

15.    Conheça os seus modos de medição

Compreender a diferença entre modos de medição vai ajudar a melhorar as suas fotos de férias. A melhor medição para a maioria das situações em fotos de férias é a matricial. Pois, ela mantém as leituras de todos os quatro cantos do sensor, bem como o centro do visor.

Contudo, você não precisa descartar os outros modos de medição. A medição parcial, por exemplo, toma uma leitura de cerca de 14% do centro do visor, o que pode ser útil quando for fazer um retrato de uma pessoa que está contra a luz.

Já a medição pontual leva uma área de 3% e é útil para medir assuntos menores no quadro, que de outra forma seriam sobre expostos. Finalmente, a medição central ponderada concentra-se em 60-80% da parte central do visor. Selecione o modo de medição correto, de acordo com o seu objetivo, para conseguir suas fotos de férias impressionantes.

16.    Procure padrões

A grande vantagem de fotografar em locais exóticos é a oportunidade de capturar vistas originais com sua câmera digital. Um grande exemplo é todas as texturas interessantes e as cores vibrantes que vão sobrecarregar os seus sentidos.

Concentre-se em áreas específicas, tais como dunas de areia ou fileiras de casas coloridas, para preencher o seu quadro com esses elementos maravilhosamente fotogênicos.

17.    As melhores maneiras de usar filtros da câmera
filtros da camera - fotos de ferias

Se você só tem a opção de utilizar um filtro, ele teria que ser um Filtro polarizador circular. É útil, porque não só reduz os reflexos indesejados e brilho das superfícies, como vidro ou água, mas aumenta a saturação em céus azuis.

Para obter a máxima polarização, coloque o assunto em 90 graus ao sol. Você também pode querer experimentar usar filtros de densidade neutra. Eles são ótimos não só para o controle de contraste, mas para adicionar drama e atmosfera aos céus, ao equilibrar a exposição do céu assim que está em linha com o plano.

18.    Use filtros ND para longas exposições

Os filtros de densidade neutra (ND) são muito divertidos de usar para fazer vários efeitos. Eles vêm em várias densidades para reduzir a quantidade de luz que entra na lente, resultando em velocidades de obturação mais longas para efeitos fotográficos interessantes.

Em locais turísticos populares, tente usar um filtro de lente ND combinado com uma exposição longa para borrar pessoas que se deslocam no ar! Qualquer coisa que se move durante a exposição irá desaparecer. Use um ND para cenas costeiras e a longa exposição vai borrar a água para criar um efeito enevoado.

19.    Faça uma foto panorâmica
foto panoramica - fotos de ferias

Quando você se deparar com um ponto de vista cênico, em vez de usar uma lente com ângulo grande de modo que tudo pareça pequeno, tente fotografar diversas imagens e costurá-las juntas no Photoshop.

Isso funciona melhor se você estiver usando um tripé e permitir pelo menos um terço de sobreposição sobre cada imagem para que haja informações suficientes para costurar as imagens juntas. Distâncias focais de 50 mm ou mais são as melhores. Use o foco e modo manual para que todas as posições fiquem consistentes.

20.    Capture com HDR, mas sem exagero!

O HDR (High Dynamic Range) é uma técnica perfeita quando você tem uma cena de alto contraste. Com sua câmera em um tripé, leve várias exposições para as sombras, tons médios e realces. Dependendo da faixa de exposição da cena, três exposições com 2-stop funciona bem e pode ser feito por Bracketing de seus tiros. Combine as imagens em conjunto, utilizando um programa como o Photomatix Pro.

Não exagere por ter muitos detalhes nas sombras, o que torna suas fotos de férias muito surreais. A melhor coisa a fazer é tentar reproduzir o mesmo efeito em suas fotos de férias como se as pessoas estivessem vendo a cena a olho nu.

21.    Atire cidades na noite

Todas as Cidades ganham vida com luzes e cores durante a noite, e os detalhes de distração, tais como guindastes, fios e prédios sem graça desaparecem. Cada destino de férias vai ter algo que parece ótimo à noite, aproveite estas oportunidades.

Bons temas incluem fontes iluminadas, esculturas, igrejas ou catedrais e praças. Use fontes ou estátuas como primeiro plano com o assunto principal no fundo. Ou, sobreponha a arquitetura antiga com a nova para dar mais profundidade e dimensão para suas fotos de férias.

22.    Aproveite suas férias
aproveite as ferias - FOTOS DE FÉRIAS

Você quer obter as melhores fotos de férias que já conseguiu até hoje, mas nem por isso vai ficar paranóico e não aproveitar a sua folga como deveria. A menos que você tenha preferido continuar na sua cidade, não é sempre que você tem a oportunidade de conhecer nossos lugares, pessoas, comer coisas diferentes e se divertir um pouco. Então, aproveite!

As fotos de férias são extraordinárias, mas a verdade é que a experiência deste momento ficará mais bem guardada em sua mente. Estes acontecimentos únicos só serão aproveitados uma vez, precisa aproveitar isso.

O que fizemos neste artigo foi reunir algumas dicas para tornar as suas fotos de férias memoráveis, e fazer com que esses momentos lhe tragam muita alegria e diversão, mesmo muito tempo depois de acontecer.

É claro que nem todas as técnicas para as fotos de férias puderam ser reunidas aqui, a maioria dos fotógrafos tem suas próprias técnicas para conseguir belas fotos. Mas, é sempre bom compartilhar o que sabemos com outras pessoas, não é mesmo?

Se você tiver quaisquer dúvidas relativas aos métodos avançados de fotografia de viagem, tais como definições técnicas, sinta-se para deixar suas questões no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.