12 Dicas Para Fazer Fotos De Futebol Do Jeito Certo!

1 5.545

O futebol é a paixão nacional, milhares de pessoas se reúnem no Domingo a tarde para conferir a partida de seu time favorito, acompanhar a soma de pontos em cada rodada, ou simplesmente arranjar um motivo para zoar o amigo, torcedor daquele time que não anda tão bem das pernas.

De um modo ou de outro, o futebol faz parte da vida dos brasileiros, pelo menos da maioria. Isso quer dizer que como fotógrafo, inevitavelmente, vai se deparar com a missão de capturar fotos de futebol e precisa fazer isso do jeito certo.

Não importa se você irá capturar fotos de futebol da “pelada” de seus amigos, colegas de trabalho, grupo de atletas amadores que o contratou para fazê-lo, ou se pretende conseguir essas imagens para protagonizar uma revista esportiva de times e jogadores famosos, a maneira como realiza o seu trabalho será determinante para conseguir uma pilha de fotos de futebol fantásticas.

Um dos esportes mais desafiadores para fotografia é o futebol, imagine você no meio da floresta tentando capturar uma árvore que corre de um lado para outro freneticamente e ainda ter outras coisas se movimentando com ela, assim acontece em uma partida de futebol.

Você está focado em um jogador, enquanto os outros jogadores estão se movendo em toda a parte entre você e o atleta o tempo todo. É preciso paciência e um pouco de conhecimento do jogo para realmente conseguir fotos de futebol do jeito certo.

Se essa é a primeira vez que você ouve falar em fotos de futebol, fique tranquilo, você chegou ao lugar certo. Essas dicas podem ajudá-lo a fazer fotos de futebol do jeito certo e conseguir imagens de tirar o fôlego.

Dica 1: Câmera
fotos de futebol camera

Você precisa de uma câmera DSLR, equipamentos inferiores ou a câmera de seu celular, por mais moderna que possa parecer, não pode dar conta do recado.

Uma câmera DSLR não tem o atraso do obturador irritante que encontramos nos modelos mais simples, além disso, a qualidade das câmeras profissionais é indiscutivelmente melhor, algo que contribui para conseguir fotos de futebol arrasadoras.

A maioria dos fotógrafos profissionais de esportes usa a vasta linha de câmeras DSLR Canon, por uma série de razões que você pode ver nos fóruns de fotografia, elas realmente parecem perfeitas, porém, você também pode obter grandes fotos de futebol com uma Câmera Nikon ou Sony.

Logicamente, existem câmeras de diversas marcas, modelos e preços diferenciados, tudo vai depender do orçamento disponível para o investimento. Pague o quanto for possível por sua câmera digital, mas não se esqueça de reservar dinheiro para a dica 2 que também é importante.

Dica 2: Lente
fotos de futebol lentes

A lente é tão importante quanto a câmera! O pequeno “kit” de lentes que, provavelmente, vai acompanhar sua câmera DSLR não é bom o suficiente para conseguir fotos de futebol do jeito certo. Deixe estas ferramentas básicas para outro tipo de fotografia, de preferência a sua prática de diversas imagens, neste caso, ela até pode dar conta do recado.

A fim de obter fotos de futebol decentes e capturar toda a ação durante o jogo, você vai precisar de uma lente com zoom de 200mm, pelo menos, 300 milímetros ou mais na verdade seria ainda melhor.

Tratando da largura da lente e quanto ela pode abrir para deixar a luz entrar para a câmera, números menores são melhores. O recomendado é que você foque em lentes que apresentam um único número de abertura, como f/ 2.8 ao invés de f/ 4-5.6, é um sinal de uma lente de alta qualidade, o tipo perfeito para você conseguir fotos de futebol deslumbrantes.

Dica 3: Configurações da câmera
fotos de futebol configuração

Se sua câmera possui ajuste pré definido para “ação” ou algo semelhante, você pode usar isso, assim, a câmera vai escolher todas as configurações para você. Entretanto, para os fotógrafos que desejam ser mais responsáveis pelas configurações da câmera, deve dominar como definir a velocidade do obturador, ISO, modo de disparo e foco.

Estes ajustes na fotografia fazem parte de um nível profissional de fotógrafos, o que pode levar algum tempo até você dominar por completo. Contudo, aqui está a versão curta dos ajustes que você vai querer usar:

Velocidade do obturador: Ajuste a câmera para “TV” (Canon) ou “S” (Nikon e Sony) e deixe em pelo menos 500. Quanto maior a velocidade do obturador melhor para cenas de ação e isso são as fotos de futebol, não é mesmo? Não se surpreenda se for preciso ajustar a velocidade para tão alto quanto 1250, apenas faça!

ISO: A luz é indispensável para as fotos de futebol, como para qualquer outro tipo de fotografia, e quanto mais precária a luminosidade que você tem, maior o ISO que você precisa.

Modo de disparo: utilize o modo de disparo contínuo de alta velocidade para captar o maior número de fotos de futebol de um mesmo ponto de vista.

Modo de foco: defina a câmara para “Contínuo” ou “AI Servo” para fazer fotos de futebol do jeito certo.

Fotografe em JPG: como você vai usar o disparo continuo de sua câmera vai precisar da maior velocidade de buffer disponível.

Dica 4: Aquecimento!
fotos de futebol aquecimento

Assim como cada jogador faz um aquecimento antes de cada jogo, você precisa se aquecer também. Em outras palavras, testar as configurações de sua câmera, os ângulos e tudo que puder, isso quer dizer capturar fotos de futebol antes do início da partida.

Você deve concordar comigo que só existe uma maneira de conseguir fazer isso, em quanto os jogadores ainda estão no vestiário ou aquecimento. Então, aproveite esta oportunidade para tirar fotos de futebol mais extrovertidas!

Você pode obter alguns grandes tiros durante aquecimentos, especialmente, de goleiros e companheiros de equipe que pode não ter um monte de tempo durante o jogo e fazer poses para a câmera.

Tente capturar a partir de um ângulo onde não seja mostrado um monte de companheiros que estão ao redor ou no fundo, assim você pode usar dessas fotos de futebol para passar a impressão de que o jogo está fluindo, imagem que pode ser difícil conseguir durante a partida.

Dica 5: Cronometrando o SHOT
fotos de futebol cronometrando

Sua câmera tem um monte de quadros por segundo, mas você não pode usar isso como uma muleta, na esperança de que a câmara vai dar o grande tiro para você.

A regra número um de timing perfeito para fotos de futebol é disparar cedo! Você tem que adquirir o hábito de pressionar o botão do obturador mais cedo do que o que seu instinto lhe diz para fazer. O aquecimento realmente entra em jogo aqui, você tem que se acostumar com isso antes de cada jogo, para que você obtenha o hábito de “atirar cedo”!

Não tem como você saber qual serão as fotos de futebol perfeitas em cada partida, em quanto algumas pessoas acreditam que o balançar das redes é o momento certo, a posição perfeita do jogador com a perna esticada pode trazer uma maior emoção para suas fotos de futebol.

Novamente, apenas a prática pode levar a perfeição e com o tempo você aprenderá a identificar o tiro milionário das partidas e torná-lo um bom exemplo de fotos de futebol bem feitas.

Dica 6: Tenha um plano de jogo
fotos de futebol plano

Isso significa que você deve visualizar primeiro como suas fotos serão usadas e compartilhadas. Estes dias você tem muitas opções, incluindo, fazer cópias de um álbum de recortes, e-mail, arquivos de imagem, publicá-las em um site, criar uma apresentação de slides, etc.

O mais evocativo é contar uma história sobre a competição, mas a forma como vai utilizar as suas fotos de futebol também importa, pois, pode determinar a forma de capturar essas imagens.

Do mesmo modo, você precisa decidir qual a perspectiva que pretende transmitir com as suas fotos de futebol. Deseja mostrar a atuação de um jogador específico ou o trabalho em grupo? Será um álbum dedicado ao time vencedor ou pretende contar a história da outra parte?

Dica 7: Mantenha o sol em suas costas
fotos de futebol sol

Certamente você já sabe que não pode fotografar de frente para o sol, dificilmente a sua câmera irá conseguir balancear toda essa luminosidade, a melhor técnica é ficar de costas para ele.

Fazendo isso, além de evitar a luz contra o sensor de sua câmera DSLR vai garantir que os atletas, a bola e o campo se mantenham bem iluminados durante a sua sessão de fotos de futebol.

Dica 8: Ângulo perfeito
fotos de futebol angulo

O melhor é ficar perto do canto do campo, em vez de permanecer ao longo das linhas laterais em um jogo de futebol. Estando perto do canto permite fotografar a ação vinda em sua direção, bem como perto da rede.

Se você atirar a partir do banco, seus tiros, na sua maioria, serão constituídos pelos jogadores correndo de um lado para outro e você terá o banco da equipe adversária no fundo. Abaixe-se ou sente-se no chão quando for compor seu tiro. Isso adiciona mais drama para a foto e faz com que os jogadores pareçam mais poderosos, que é um efeito muito legal para fotos de futebol, principalmente, para partidas infantis. Abaixar a câmera também ajuda a evitar um monte de lixo no plano fundo, distrações e se concentrar apenas na ação.

Dica 9: Procure a emoção
fotos de futebol emoção

O futebol é um esporte baseado inteiramente na emoção, por isso, as suas fotos precisam ser a mesma coisa. Ou seja, as suas fotos de futebol precisam expressar um sentimento em cada tiro, contar uma história e fazer o espectador enxergar exatamente o que está acontecendo na imagem.

Aquele jogador que acaba de fazer um gol vai comemorar e nas suas fotos de futebol essa alegria pode ser útil, mas precisa estar totalmente visível. Já o goleiro que deixou passar a bola, vai mostrar seu abatimento e isso também é interessante nas fotos de futebol. Como disse, as fotos de futebol tratam de emoções e os momentos subsequentes a um gol é a melhor oportunidade para conseguir isso.

Outra dica incrível para retratar emoções em suas fotos de futebol é olhar para as emoções dos fãs, sempre pode render grandes imagens com eles. Os torcedores apresentam uma série de emoções com a partida, em cada jogada e você pode usar cada uma delas em suas fotos de futebol e atrair os olhares de seus espectadores.

Veja como a arquibancada reage assim que o jogador perde o gol, ou o craque da equipe recebe cartão vermelho e precisa sair do jogo, como eles se comportam quando ocorre uma falta ou o árbitro acaba de marcar um pênalti, e assim por diante.

Apenas lembre-se que toda a emoção de suas fotos de futebol está nas pessoas, então, mantenha a sua atenção nelas e veja como pode usá-las para formar o cenário perfeito e emotivo para todas as suas fotos de futebol.

Dica 10: A prática leva a perfeição!
fotos de futebol pratica

Você já ouviu falar nisso antes e realmente não há como frisar esse ponto o suficiente. Quanto mais fotos de futebol fizer, mais profissional ficará em consegui-las e seu feeling de fotógrafo será amadurecido a cada jogo.

Em razão disso, prepare a sua bolsa, carregue as baterias, junte os seus cartões de memória, câmeras e tripés e saia em sua próxima aventura em busca de fotos de futebol. Com o tempo, você irá desenvolver suas próprias técnicas e acumular dicas para compartilhar com os outros, ou ainda colocar em prática o que viu aqui e ter a prova real de que funciona, também será capaz de aperfeiçoar tudo isso a qualquer momento.

Não esqueça que ninguém é capaz de melhorar em nada se não colocar o seu conhecimento a prova, nas fotos de futebol a melhor forma de conseguir alcançar o sucesso é passar pelos desafios diários que só a prática pode trazer.

Dica 11: O jogo não acaba com o apito!
fotos de futebol fim

Nas fotos de futebol o jogo não acaba com o apito final do árbitro, a partida pode chegar ao fim desta maneira, porém, para o fotógrafo o seu trabalho ainda não acabou.

Durante este momento e o intervalo você pode capturar as duas equipes, o seu relacionamento com cada treinador, a troca de camisetas e cumprimento entre os jogadores e assim por diante.

Todas essas situações são tão importantes como a partida em si, também é possível conseguir uma boa parte de sentimento nesta fase e principalmente render uma dezena de fotos de futebol.

Deste modo, não junte todos os seus equipamentos e saia correndo após o apito, fique mais alguns instantes no campo em busca daquelas fotos que a maioria das pessoas não iria enxergar. Acredite, vai valer à pena!

Dica 12: Editar, editar e editar
fotos de futebol editar

As fotos de futebol podem ser bem complexas, inclusive, quando falamos na edição e pós processamento. Assim que o jogo acabou e seus arquivos foram enviados para o seu computador, o seu trabalho está apenas começando.

Você precisa manter apenas as melhores imagens e utilizar qualquer software para edição foto para melhorar as suas fotos de futebol. É incrível como, às vezes, cortes simples são capazes de transformar uma foto em algo de tirar fôlego e muito melhor.

Para as fotos de futebol que não podem ser salvas, use o botão excluir de seu computador, é justamente para isso que ele serve. Mesmo os profissionais mais experientes começam com uma abundância de tiros medíocres, fora de foco, exposição ruim, simplesmente exclua estas imagens já que não poderão ser utilizadas em nenhuma parte.

Para finalizar tenha em mente que as fotos de futebol são usadas de diversas maneiras, no catalogo esportivo, outdoor, revista ou jornal esportivo, blog e site, etc. Entretanto, as dicas que viu acima servem para norteá-lo neste tipo de fotografia e proporcionar que faça tudo do jeito certo.

Em quanto essa lista não pretende ser exaustiva, é capaz de proporcionar os conhecimentos básicos para uma excelente sessão de fotos de futebol e render-lhe centenas de imagens deste esporte tão amado.

Aproveite o campo de comentários abaixo para compartilhar a sua opinião sobre tudo isso e suas dicas para que qualquer fotógrafo consiga fazer fotos de futebol do jeito certo.

Confira também nossa matéria ” 10 Maneiras de Melhorar as suas Fotos de Corrida

você pode gostar também
1 comentário
  1. Bruno Diz

    O grande problema é achar o ângulo e a hora certa de dar o clique.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.