Dicas para fotografia de aventura

0 435

A fotografia de aventura pode ser encontrada em diversas situações. Em uma viagem a uma cidade desconhecida, em ambientes extremos da natureza, ou fazendo uma simples trilha na área rural da sua cidade. Não importa qual é a sua situação, as dicas a seguir podem te ajudar na empreitada:

Uso do tripé

Apesar de serem úteis para segurar lentes pesadas e para fotografias de longa exposição, os tripés podem diminuir o dinamismo da fotografia de aventura, ou de ação.
Pense bem sobre o uso do tripé antes de levar um para uma expedição fotográfica aventureira. O monopé, por exemplo, é uma alternativa leve para o tripé e também é útil para fotografias de ação e para apoiar lentes pesadas.

Mantenha a câmera sempre limpa

Se você estiver fazendo uma fotografia de aventura em um local com muito vento, areia e poeira, evite trocar o filme, ou a lente – no caso das câmera digitais. Espera a ventania passar, ou tente encontrar um local que esteja livre desses elementos. A poeira e a areia podem danificar significantemente o seu equipamento fotográfico.

Enquadre fora da caixa

Não use apenas o retângulo do visor da sua câmera para criar um enquadramento. Procure por enquadramentos naturais, como um arco, ou as paredes de um cânion. A moldura pode ser um toque dramático à sua fotografia de aventura e pode destacar o assunto principal da sua imagem.

fotografia de aventura enquadramento

Atenção com a bateria

Sempre fique de olho no nível da bateria da sua câmera e sempre a deixe ajustada para disparo rápido. Se você estiver a apenas algumas poses para terminar um filme, ou de encher o seu cartão de memórias, troque por um novo antes de qualquer ação que possa acontecer.

Fique com o flash próximo de você

Mantenha o flash próximo de você sempre. Apenas um brilho de flash pode adicionar o brilho que a sua fotografia de aventura precisa para ficar incrível.

Leve um manual de instruções

Câmeras digitais e flashes possuem modos de programação complexos, então sempre carregue um manual de instruções com você. Esses manuais técnicos geralmente vêm em várias línguas, então uma opção prática é fazer apenas uma cópia da língua que você fala e carregar na mochila sem peso nenhum.

Enquadramento em retratos

Quando você for fazer retratos durante uma aventura, tente se afastar um pouco do modelo e inclua elementos do ambiente ao redor da pessoa.

Depois de você ter feito uma fotografia mais ampla, aproxime-se de detalhes para capturar as histórias deles.

fotografia de aventura retrato

Mude o ângulo

A fotografia de aventura fica muito mais interesse de ângulos não convencionais. Mude sempre o seu ponto de vista quando for fazer essas fotografias de ação.

Não perca tempo

Se você presenciar um acontecimento único na cena em que você está, como uma briga de animais, pássaros alimentando os filhotes, e ouras cenas que possam acontecer em um cenário de aventura, não perca tempo – use o melhor que a sua câmera te oferece no momento, encontre a melhor opção para compor a foto e dispare a câmera. Não se preocupe com gastar filme, ou ocupar o cartão de memória.

Busque o humor

Sempre esteja atrás do humor. Você ficaria surpresa ao saber a frequência que cenas engraçadas aparecem, mesmo nos ambientes mais extremos.

Carregue saquinhos do tipo ziploc

Esses saquinhos são à prova d’água e de poeira e podem ser usados para proteger suas lentes e filmes. Essa sacolinha também pode ser arrumada de maneira que sirva como uma proteção para a sua câmera na hora de fotografar na chuva.

ewa

Comunicação em países estrangeiros

Em países estrangeiros, o simples ato de apontar a câmera a alguém já pode avisar que o que você quer é fazer uma fotografia dessa pessoa. Mesmo assim, sempre pesquise sobre a cultura do povo antes de chegar ao lugar em que eles moram. E, claro, sorria sempre.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.