Dicas para fotógrafos na hora de fazer uma fotografia de grupo

0 639

Trabalhar com diversos modelos em apenas uma cena pode ser complicado e envolve vários desafios. Você vai precisar manter o grupo unido, em ordem e da maneira que você quer que eles fiquem dentro da sua composição.

É inevitável: você vai ter que ser o diretor e dirigir todos os personagens da sua cena. Gostando, ou não de estar no comando. Para te ajudar a realizar a tarefa, vamos dar algumas dicas:

Assuma o controle

Não tenha medo (ou pelo menos, não demonstre o medo). Todo mundo espera que alguém assuma o comando de uma bagunça. Se posicione, esteja no controle, e demonstre isso. Uma boa maneira de ficar acima dos modelos é, literalmente, ficando acima. Consiga um banquinho, ou uma espécie de púlpito e posicione os modelos de lá. Se tornar o ponto focal da atividade é meio caminho andado.

Organize os corpos

Antes de fazer uma fotografia de grupo, pense no layout físico que você quer para a sua fotografia. Depois, escolha uma maneira eficiente de alinhar todo mundo, ou colocá-los em uma disposição diferente.

Os fotógrafos da velha guarda costumavam desenhar uma linha de giz no chão para isso. Quando o grupo chegava, eles diziam para todo mundo ficar em cima dessa linha. Simples assim. Você pode criar essa linha com outros elementos, mas sempre pensando na composição correta que você quer para a sua fotografia de grupo.

Encontre ajudantes

Encontre dois modelos que possam ser seus aliados na empreitada para fazer a fotografia de grupo. Coloque um em cada monta e peça para eles controlarem o grupo de modo em que todos fiquem entre esses dois modelos.

fotografia de grupo

Construa uma composição

Se o grupo que você for fotografar não for muito grande, você pode criar uma composição, ou uma “junção de corpos” mais relaxada. Comece escolhendo uma, ou duas pessoas para serem o centro da composição. Depois adicione as pessoas, uma por uma, em volta deles. Posicione os modelos gentilmente pelo braço, se você precisar, e mova-os de acordo com o que você quer. Não espere que os modelos se posicionem corretamente sem a sua ajuda.

Tente criar subdivisões

Alguns grupos naturalmente se subdividem, criando grupos menores de duas, três, ou quatro pessoas dentro de uma cena maior. Isso pode adicionar uma variedade visual e fazer as coisas parecerem menos arranjadas. E as pessoas não precisam, necessariamente, olhar diretamente para a câmera fotográfica.

Tente um ângulo diferente

Ficar em um patamar mais alto que o grupo de modelos é uma ótima maneira de conseguir ver o rosto de todo mundo e de mostra-los na composição da sua fotografia de grupo.

fotografia de grupo

Prepare-se rapidamente

Você não vai conseguir manter a atenção das pessoas se você precisar de muito tempo para se preparar. Foque, ajuste as configurações e cheque a exposição e a abertura de maneira ágil para que você não entedie seus modelos.

Fale com os modelos constantemente

Enquanto você estiver falando com seus modelos, eles vão prestar atenção na sua direção. Se você para de se comunicar, conversas paralelas vão começar, o que pode acarretar em risadas e debates. Quando isso acontecer, você já vai ter perdido o foco da sua composição. Mantenha o foco da conversa em você e você vão ficar no comando.

Deixe o ensaio de uma fotografia de grupo divertido

Um pouco de graça da sua parte pode ajudar muito na hora de descontrair o ambiente.

Seja o maestro

Quando se trata em dirigir e fazer a foto, você precisa estar no comando. Faça contato visual com os modelos, levante a mão quando a câmera estiver pronta e diga coisas como “todos prontos?”.

Tente algo diferente

Usar a criatividade é tudo na hora de fotografar qualquer tipo de cena. Com um grupo grandes de pessoas é ainda mais fácil ousar. Pense fora da caixa e divirta-se com seus modelos!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.