Home»Dicas»Dicas para melhorar suas fotografias de viagens

Dicas para melhorar suas fotografias de viagens

5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Não volte para casa de viagens com as mesmas fotos que todo mundo faz. As dicas a seguir sobre fotografia de viagens vão te ajudar a pensar de forma diferente quando for fotografar.
Fotografia de viagem é completa – com ela, você pode explorar possibilidades criativas da sua câmera em locais fascinantes. Mas esse tipo de fotografia também é mais do que ir a lugares incríveis para fotografar. Ela exige habilidade, preparação e técnicas apuradas assim como qualquer outro gênero fotográfico.
Como você faz para que a sua fotografia de um lugar turístico popular se destaque das outras? Como você faz para que ela seja mais do que uma fotografia de cartão postal? Preparamos algumas dicas para você:

Guarde o visual clássico para depois

Não há nada de errado em um visual simples que afirma que você esteve em um lugar que todo mundo deseja estar, mas encontrar o seu próprio visual, a sua própria identidade, pode te dar ainda mais satisfação no seu trabalho, sem contar nos resultados mais interessantes nas suas fotografias. Nós recomendamos que você tire o clássico e o clichê do seu pensamento assim que você chegar em um local conhecido. Caso contrário, esse visual pode bloquear a sua mente para resultados mais criativos.

scott_stulberg_13

Vá além

Acordar cedo, pular refeições, enfrentar temperaturas extremas, longas caminhadas – isso tudo está presente na rotina de um fotógrafo de viagens dedicado. Haverá poucos momentos em que você poderá fotografar o seu objeto principal em uma sala com ar condicionado, ou registrar uma cena de dentro de um táxi. Como diz o ditado, você nunca consegue uma boa foto estacionado.
Se você quer registrar fotografias de viagens memoráveis, você precisa estar preparado para andar bastante. Pode ser possível chegar a um ponto histórico sem andar muito, mas se você andar um pouco mais, pode encontrar um local ainda mais incrível.

d65885a0515f97e5177077dfca6ecc57_L

Encontre um novo ponto de vista

Quando você estiver em frente a um ponto turístico famoso, se mova um pouco e procure por maneiras de mostrá-lo em um contexto diferente do que já é conhecido. Procurar elementos naturais para serem usados como moldura, ou usar uma velocidade de obturador mais devagar para aplicar um efeito de blur em determinados elementos da imagem são algumas das opções que podem ser feitas para mudar o aspecto de uma cena já famosa.

travel-photography3

Comprometa-se a um projeto de férias

Às vezes, as inúmeras possibilidades de fotografias em potencial durante uma viagem podem te deixar mais sobrecarregado do que inspirado. Para evitar chegar em casa com as mãos vazias, prepare um mini-projeto fotográfico.
Essa é uma ótima maneira de focar o seu cérebro e de te ajudar a priorizar em o que você vai apontar a sua lente. Você não precisa inventar a roda aqui; seu projeto pode ser algo tão simples quanto uma porta, sombras, crianças, ou algo ambicioso, como a religião. Tudo vale, contanto que ilumine a sua imaginação. Uma vez que você conseguir as primeiras boas fotografias de viagens, nada pode te parar.

woman photographing a beach with i-phone

Fique alerta e preparado

Eventos, personagens, ou composições interessantes costumam aparecer quando você menos espera no cotidiano e também durante viagens. Então, certifique-se de que a sua câmera esteja fora da bolsa e ligada sempre.
Para aumentar as suas chances de dominar essas fotografias “oportunistas”, prepare o seu equipamento fotográfico com antecedência e acostume-se a mudar as configurações de exposição com rapidez.

delete_1

Passe longe do óbvio

Pode ser tentador trabalhar apenas com as cores e formas de objetos novos que você encontra em suas viagens, mas tente trabalhar mais com a luz para criar algo dramático e não com o objeto, ou elemento em si.
Tente fotografar algumas cenas em direção ao sol, por exemplo. Use o flash para iluminar objetos que estão na sombra contra um plano de fundo muito claro. Essa é uma ótima técnica para fotografar pessoas, animais e placas de transito, que brilham quando são iluminadas pelo flash.

christopher_martin-7161

Dê zoom nos detalhes

Cenas completas, diferentes e arrasadoras que podem aparecer no seu caminho durante as viagens são ótimas, mas pequenos detalhes podem dizer mais quando o assunto é fotografar lugares e pessoas em viagens.
Use uma lente macro e foque em detalhes arquitetônicos, placas, comidas típicas do local que você visita… Escolha cores e formas fortes para retratar dessa maneira e chamar ainda mais a atenção.

Comentários

comentários

Post anterior

EMANIA – Melhor loja virtual em equipamentos para fotos e vídeos

Próximo post

Novidades da Canon com compacta SX620 e lente 28mm