Home»Dicas de Fotografia»DICAS VALIOSAS PARA INCREMENTAR A SUA CARREIRA FOTOGRÁFICA

DICAS VALIOSAS PARA INCREMENTAR A SUA CARREIRA FOTOGRÁFICA

8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

É certo que hoje vivemos em uma sociedade com uma cultura totalmente imagética. Com o advento das mídias sociais, o aperfeiçoamento dos equipamentos fotográficos, mais a “Era Selfie”, vemos constantemente nossa vida compartilhada especialmente por imagens. A demanda por fotógrafos cresceu, a concorrência ficou maior, o que nos leva à necessidade de incrementar nossa carreira fotográfica.

Pensando nisso, formulamos algumas dicas valiosas e bem fáceis para você evoluir na carreira. Seja profissional ou iniciante, repensarmos o nosso ofício é sempre uma prática interessante. Aí vão as nossas dicas:

1 – Tenha o seu estilo

Essa dica é importante para qualquer um que queira se aventurar na carreira fotográfica. Você precisa ser notado e, para isso, tem que ter um estilo, uma marca que as pessoas identifiquem em seu trabalho. Aqui no blog já fizemos um texto especialmente sobre como formar o seu próprio estilo.

2 – Tenha uma especialidade

– Você fotografa o que?

– Tudo.

Já escutei isso várias vezes. É claro que o bom fotógrafo está preparado para qualquer tipo de fotografia. Mas, sempre há um ponto forte, uma especialidade, algo que você goste muito de fotografar. Seja retrato, natureza, casamento, produto, invista em um tipo de fotografia, estude, pratique e seja o melhor que você puder.

3 – Faça contato

Depois que você achar a especialidade que irá focar, procure outros profissionais que realizam o mesmo trabalho. Troque ideias, observe-os, crie vínculos, apesar da carreira fotográfica ser individual, é importante que tenhamos uma rede contatos coletiva, que nos inspire e que nos mantenha criativos.

4 – Referências

Essa dica é bem semelhante a anterior: busque referências para o seu trabalho. E não estou falando apenas de pessoas, de outros fotógrafos e fotógrafas. O grande mestre da fotografia, Ansel Adams, já disse uma vez: “Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos”. Por isso, esteja conectado com o mundo ao seu redor, busque inspiração em livros, em filmes, em músicas, nas pessoas. Se conecte a outras formas de arte.

5 – Nunca é tarde para estudar

Sim, nunca é tarde para estudar. Assim como o ser humano, a fotografia, os equipamentos fotográficos e as noções de estética não param de evoluir. Desse modo, é essencial estarmos antenados nas novidades que vão aparecendo. Invista em cursos, em especializações, procure publicações de qualidade, nunca deixe de se informar, de conhecer, de aprender.

Essas foram as nossas dicas para você incrementar sua carreira fotográfica. Tenha foco, força, fé e não deixe de seguí-las. Boa sorte!

Comentários

comentários

Post anterior

Compreendendo o Triângulo de Exposição na Fotografia

Próximo post

Mostra no Museu da Inconfidência aborda a influência chinesa no Barroco Mineiro