Home»Artigos»A diferença entre os principais Filtro Fotográfico para lentes

A diferença entre os principais Filtro Fotográfico para lentes

9
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

 Filtro fotográfico para lentes são acessórios que se coloca de frente de sua objetiva para criar efeitos especiais, balancear as cores, corrigir situações indesejáveis e até mesmo proteger a lente. Os filtros fotográficos são voltados para Câmeras DSLR com lentes intercambiáveis, no entanto já existem adaptadores de filtro para câmeras compactas.

Filtro Fotográfico para proteção da lente

Filtros de proteção são filtros que não fornecem nenhum efeito visual e tem a finalidade apenas de proteger a lente da câmera. Esse filtro protetor deve ser deixado sempre na parte frontal da lente para protegê-la contra poeira, umidade e choques.

filtro fotográfico

Este Filtro Fotográfico é projetado apenas para proteção, pois possui um tratamento de claridade que não afetará o equilíbrio de cor ou desempenho das lentes fotográficas, mesmo de forma mais leve.

Filtro Fotográfico ultravioleta

Esse é o filtro fotográfico mais conhecidos pelos profissionais amadores e profissionais e tem como função de absorver a luz do sol em excesso e diminuir o efeito Glare de brilho exagerado. Esse filtro fornece mais naturalidade e suavidade nas imagens e diminui efeitos de reflexos e estouro de iluminação.

filtro fotografico

Filtro Fotográfico Skylight

O filtro Skylight é um filtro rosado também muito buscados por profissionais, principalmente fotógrafos de paisagens e locais amplos e noturnos. Esse filtro fotográfico tem a função de diminuir a intensidade do azul, corrigir e balancear cores fortes e azuladas. É muito utilizado em praias e eventos em locais abertos, onde além de luzes artificiais muito forte, há muitas sombras que podem criar fortes aberrações de cores.

filtro fotográfico

Filtro Fotográfico Polarizador

Considerados filtros mais avançados ou “profissionais”, esse modelo de filtro fotográfico possui duas versões muito conhecidas: O antirreflexo e o de intensidade.

O filtro polarizador antirreflexo elimina reflexos indesejáveis, tais como aqueles que aparecem em para-brisas ou vidros de automóveis, vitrines, na água, janelas, etc e realçar tons, preserva tonalidade mesmo através de superfícies semi-transparentes.

filtro fotografico

Já o filtro fotográfico de intensidade cria efeitos dramáticos, aumentando a intensidade de tons azuis, o que possibilita um contraste forte, por exemplo, entre céu e nuvens, céu e arquitetura.

Filtros Fotográficos ND

Os Filtros Fotográficos ND têm uma cor cinza e reduzem a quantidade de luz que o sensor recebe, mas não afeta o equilíbrio da cor. Tem quatro aplicações principais:

  • Capturar imagens com movimentos contínuos com mais nitidez, como cachoeiras, carros, chuva, movimento de pessoas, entre outros.
  • Reduzir a profundidade de campo e permitir que aberturas maiores desfoquem mais do fundo e foque mais no motivo, auxiliando na criação do chamado “Efeito Bokeh”.
  • Permitir baixos níveis da sensibilidade ISO sejam utilizados em exteriores e em situações luminosas.
  • Permitir também que Câmeras de vídeo filmem temas como a neve, areia ou outras, cujo brilho causam normalmente superexposição.

Comentários

comentários

Post anterior

22 termos de fotografia que você precisa conhecer!

Próximo post

Como se tornar melhor com essas dicas de Instagram para fotógrafos ?