Digitalizar uma Foto Antiga – Passo a Passo

0 730

Até há pouco tempo, as câmeras digitais eram itens para pessoas com muito dinheiro e eram equipamentos pouco acessíveis. Quando a internet e as redes sociais surgiram, esses equipamentos digitais ainda eram assim, impossibilitando os usuários da rede a compartilharem fotos de momentos especiais.

Os tempos mudaram. Com câmeras até em celular, todo mundo pode fazer fotos a qualquer momento e compartilhá-las com o mundo. No entanto, a maioria das pessoas passou a maior parte da vida registrando momentos em filmes fotográficos que hoje ficam guardados em álbuns de fotos.

Felizmente, a tecnologia avançou também neste sentido e a foto antiga podem ser digitalizadas tranquilamente para serem expostas no mundo virtual. A técnica de digitalização também serve como um armazenamento secundário de uma foto antiga impressa, possibilitando que elas sejam salvas também em dispositivos móveis e garantindo maior segurança.

Quer saber como digitalizar as fotos reveladas que você tem em casa? O Blog Emania te mostra o passo a passo e as diversas maneiras que você tem para fazer essa digitalização. Confira:

Digitalizar fotos antigas com scanner, ou impressora multifuncional

Esse é o meio mais usado para digitalizar fotos impressas. Se você ainda não tem um scanner, ou uma impressora multifuncional para seguir as dicas a seguir, a eMania – Foto e Vídeo te oferece a impressora da Canon que garante digitalizações de qualidade.

 

foto antiga

Se você já tem uma em casa, o processo é simples:
Com a fotografia a ser digitalizada em mãos e a multifuncional, ou o scanner ligados, posicione a foto antiga com a imagem voltada para baixo na área de digitalização. Evite colocar a foto muito perto dos cantos dessa área para evitar cortes na foto na hora de digitalizar.

Verifique se o cabo USB da impressora fotográfica está conectado ao computador e verifique também se o recurso de rede está ativado para que a transferência da foto antiga para o computador seja feita com sucesso.

Com a imagem alinhada, feche a tampa do scanner, ou da impressa e aperte o botão que inicia a digitalização. Geralmente esses aparelhos já vêm com um CD de instalação do software que faz o processo de digitalização funcionar. Se esse não for o seu caso, procure o programa no site do fabricante do aparelho.

Vale lembrar que o processo de digitalização vai depender de um aparelho para o outro e de um software para o outro. Geralmente, ao acionar o botão de digitalização, uma janela do software do fabricante será aberta para você personalizar as configurações de foto da maneira que desejar, como o tamanho e o tipo de arquivo que será salvo. Confirmadas todas essas informações, selecione “digitalizar”.

Antes de finalizar o processo, você vai poder ajustar também a marcação de corte da foto e recursos como Brilho e Contraste. Finalizada a digitalização, salve na pasta que preferir.

 

foto antiga

Tirando foto da foto

Essa não é a maneira mais eficaz de digitalizar uma foto antiga, pois pode ter a perda da qualidade como consequência, mas é uma alternativa prática. Para registrar a foto manualmente, será preciso uma câmera fotográfica compacta, profissional, ou até mesmo um smartphone com boa resolução de lente.

foto antiga

Para melhores resultados, coloque a imagem a ser fotografada em um fundo branco e fotografe de maneira a deixar a imagem bem alinhada. Para evitar, ou diminuir reflexos, o ambiente deve ser bem iluminado naturalmente, ou possuir uma luz artificial bem clara e forte, já que o flash deve ser evitado para que fachos de luz não sejam registrados junto com a imagem.

Depois é só transferir a foto antiga do dispositivo ao computador e fazer as edições necessárias, como cortes, brilho e contraste. Essas modificações podem ser feitas em programas de edição de imagem, como o Photoshop.

Aplicativos para smartphones

As novidades mais recentes são os aplicativos para Android e iOS que transformam os smartphones em scanners portáteis. Entre os programas estão versões gratuitas e pagas que permitem que você digitalize qualquer documento com a câmera do próprio celular com maior praticidade. Confira alguns deles:

CamScanner

O CamScanner é um aplicativo que transforma o smartphone em scanner e está disponível, gratuitamente, para Android, iOS e Windows Phone. Ele possui recursos de controle de brilho e ajuste de foco.
O funcionamento do aplicativo é simples: basta fazer uma foto da foto antiga que você quer digitalizar. A imagem ficará salva no dispositivo, podendo ser utilizada para qualquer fim.

Droid Scan

O Droid Scan está disponível somente para o sistema operacional Android, mas funciona da mesma maneira que o CamScanner. No entanto, as fotos scanneadas só são salvas em JPEG, diferente do primeiro aplicativo, que te dá a opção de escolher outros formatos, como PDF.

Genius Scan

Também disponível somente para Android, o Genius Scan é outro aplicativo que promete facilitar a digitalização de fotos e documentos. Programa prático e com recursos que deixam a foto em ótima qualidade.

JoNot Scanner Pro

O JoNot Scanner Pro possui as mesmas funções dos aplicativos citados anteriormente, mas é disponível apenas para o sistema iOS.
Este aplicativo, além de transformar a câmera do smartphone em scanner, possui um sistema de armazenamento de arquivos próprio.

Scanner Pro

Também para os usuários de Iphone, o Scanner Pro é pago, mas promete digitalizar fotos e documentos com precisão e perfeição.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.