Como Dominar uma Sessão de Fotos com Essas Dicas?

2 1.099

O maior problema com os fotógrafos profissionais nos dias de hoje é considerar os seus clientes adversários, algo que definitivamente não são. Apesar da maioria dos profissionais de fotografia visualizar desta forma e a velha guarda conceder estes conselhos aos novatos, as pessoas que você vai atender e fotografar para elas não precisam ser os seus inimigos, pelo contrário.

Logicamente, eles não possuem toda a experiência necessária para tornar uma sessão de fotos um sucesso e, provavelmente, vão precisar de alguma instrução sobre o seu comportamento e preparo antes de cada fotografia. Entretanto, é do próprio interesse do fotógrafo profissional educar e capacitar seus clientes da forma mais completa possível.

Este “treinamento” para seus clientes antes de uma sessão de fotos não só deixará tudo nos eixos e ajudar a levar as coisas de forma mais tranquila, como também é capaz de render-lhe um grande retorno financeiro, tornando-o fotógrafo dos sonhos da maioria dos clientes em decorrência de sua paciência e preparo.

A maneira mais fácil de promover esta educação para os seus clientes está na criação de uma Folha de Preparação do Cliente. O nome pode parecer bem sugestivo e acarreta em um conjunto de pequenos conselhos para o cliente tirar o máximo proveito de sua sessão de fotos.

Com uma sessão de fotos milionária em jogo e o relógio a correr desesperadamente, você simplesmente não quer transformar as suas imagens em um fracasso completo. Por isso, a Folha de Preparação do Cliente para uma sessão de fotos pode garantir que a menina do colegial saiba que deve pintar as suas unhas na manhã do tiro, ou que o pai tenha consciência que deve hidratar a pele ao redor de seu nariz antes da filmagem para evitar pele escamosa e seca.

Através deste conjunto de conselhos práticos você terá mais controle de sua sessão de fotos e conhecerá a preparação de seus clientes mais a fundo, para além de apenas supor que eles possuem o conhecimento necessário para tornar a sua sessão de fotos um sucesso.

Abaixo veja algumas dicas sobre como apresentar esses conselhos para os seus clientes de forma mais fácil, independente do tipo de sessão de fotos que pretende realizar.

O que colocar na folha de preparação para uma sessão de fotos perfeita?
sessão de fotos cliente

Você não pode forçar seus clientes a aperfeiçoar a preparação, mas você com certeza consegue sugerir alguns pontos que eles devem prestar atenção na hora da sessão de fotos. Além disso, criar uma melhor experiência para seus clientes irá render grandes ganhos para sua fotografia profissional e você pode fazer hoje, agora, sem nenhum treinamento ou prática necessária.

Contudo, identificar quais os conselhos que devem fazer parte de sua folha de preparação do cliente para uma sessão de fotos parece algo confuso e, na maioria das vezes, isso significa algumas horas planejando sobre o que deve fazer parte de sua lista de sugestões.

A melhor maneira de construir a sua própria preparação para clientes é identificar os tiros que você já fez e encontrar os problemas mais comuns que experimentou em sua sessão de fotos passadas. Alguns grampos de cabelo caídos, uma estampa da camisa muito chamativa, e outros, são exemplos simples de como a falta de experiência do cliente compromete o resultado de sua sessão de fotos.

Porém, para os fotógrafos que não fazem ideia de como começar a sua lista de preparação para clientes, seguem abaixo alguns conselhos para incluir em seu treinamento para os seus clientes. Tome nota de cada um deles, veja qual deles serve para o seu caso e, acima de tudo, procure crescer em sua fotografia profissional com essas dicas.

1.     Conselhos Gerais
sessão de fotos conselhos

Cabelo – Em quanto à maioria das coisas pode ser corrigida com o Photoshop, se o seu cliente mantiver o penteado em dia já é um grande avanço. Ele não precisa ir a um salão de beleza, mas dar uma pequena atenção aos fios rebeldes pode evitar horas de trabalho no pós processamento.

Acessórios para o cabelo – As sessões de fotos ao ar livre exigem de suas clientes o uso de acessórios para prender o cabelo, principalmente, em caso de um dia ventoso. Oriente sua cliente a levar grampos, grampos de cabelo, tiaras ou quaisquer outros acessórios favoritos. Em últimos casos, carregue alguns reservas em sua mochila de fotografo.

Óculos – Óculos trazem charme e elegância, mas em uma sessão de fotos ele pode comprometer o resultado final e prejudicar os olhos das pessoas na imagem. Além disso, você ainda tem de lidar com o reflexo, a menos que você seja um diretor de Hollywood isso pode ser difícil de contornar. Então, diga a seus clientes para manter esse acessório longe de sua sessão de fotos.

Olhos vermelhos – Os olhos vermelhos fruto do disparo do flash da câmera é responsabilidade do fotógrafo, mas, quando o seu cliente aparece para a sessão de fotos com ressaca ou após uma noite conturbada, vai comprometer todo o seu trabalho. Afirme para eles a importância de uma boa noite de sono e sossego para combater olhos vermelhos e olheiras nas imagens.
sessão de fotos labios

Lábios – Mais uma dica para elas, manter os lábios hidratados e maquiados vai deixá-los em evidência na sessão de fotos. Não se esqueça de orientá-las a carregar um batom ou gloss para possíveis retoques, especialmente, quando se trata de uma sessão de fotos longa.

Dentes – Ele também precisa de atenção, embora, você não possa dar uma consulta odontológica para seu cliente, apenas certifique-se que eles estejam limpos o suficiente para a sessão de fotos.

Maquiagem – Uma aplicação sutil de maquiagem pode suavizar imperfeições na pele e acentuar as características faciais. Mas, é preciso conhecer a quantidade correta e o tom adequado para cada tipo de pele. Não é difícil encontrar pessoas carregadas com maquiagem, deixando as imagens da sessão de fotos demasiadamente artificiais. Garanta que não ocorram exageros nesta hora, se for o caso, faça parceria com alguma maquiadora para obter um melhor resultado. Aconselhamos sempre o uso de Maquiagens Naturais e Orgânicas.
sessão de fotos barba

Pelos faciais – Neste ponto as coisas podem soar um pouco controvérsias, você não irá pedir a seu cliente que mantém uma barba por anos para tirá-la, basta que ele a deixe aparada e com um bom acabamento. Outro problema decorrente do barbear aparece com uma vermelhidão na pele, isso pode ser evitado antecipando este processo para alguns dias antes da sessão de fotos, ou usando um creme para tratamento.

Hidratante – A pele seca pode realmente prejudicar uma grande sessão de fotos. Aplicar hidratante após o banho e com alguma frequência antes da sessão de fotos contribui para a melhora do aspecto da pele, deixando-a mais sedosa e brilhosa, além de somar um aspecto saudável para o protagonista de sua foto. Considere essa rotina com seu cliente alguns dias antes da sessão de fotos, se ele não quer recorrer a um produto cosmético, pode conhecer as opções caseiras.

Unhas – Uma sessão de fotos é uma grande desculpa para uma nova manicure, então fale sobre isso com as suas clientes, se elas não podem se dirigir a um salão de beleza, algo que nenhuma mulher dispensa, apenas certifique-se que as unhas estejam arrumadas e limpas, incluindo as cutículas.

Inchaço – O inchaço é um incomodo frequente, em especial para senhoras, sentir-se inchada não irá deixar a sua cliente a vontade em frente a câmera digital. Para evitar isso, oriente-a para não consumir alimentos ricos em sódio até 3 dias antes da sessão de fotos, essas comidas contribuem para a retenção de liquido, responsável por todo esse desconforto.

Roupas íntimas – tiras do sutiã nada ajudam em qualquer sessão de fotos, ainda mais quando a roupa é muito importante para compor uma boa fotografia. Certifique-se que as roupas combinem entre si e auxiliem a esconder essas tiras para não criar um efeito contrário para sua sessão de fotos.
sessão de fotos sol

Queimaduras de sol – A menos que sua sessão de fotos é destinada para registrar a viagem de férias de verão da família, as marcas de queimaduras de sol vão se tornar um problema. Mesmo que o objetivo seja capturar o ambiente na praia, a vermelhidão excessiva irá comprometer as suas imagens. Salientar a importância de um protetor solar, ou se manter longe da praia antes da sessão de fotos é capaz de salvar alguns tiros de sua sessão de fotos.

Roupas amassadas – Como já disse antes, a roupa importa muito em uma sessão de fotos. Então, diga para seus clientes usarem roupas que não enrugam com facilidade, se não elas podem ser um grande obstáculo em sua sessão de fotos.

Sapatos – Esta dica só é importante se você pretende capturar os pés de seus clientes em sua sessão de fotos. Caso pretenda isso, garanta que seus clientes estejam usando o tipo de sapato adequado para a sessão de fotos.

2.     Sessão de fotos para grávidas
sessão de fotos gravida

Uma sessão de fotos para grávidas vai muito além de capturar apenas a barriga saliente, um fotógrafo profissional consegue aproveitar pequenos detalhes que somam ainda mais emoção para as suas imagens.

Utilizar de pequenos adereços, blocos com o nome do bebê e sua mãe, o futuro quarto da criança, seus brinquedos e demais objetos que o aguardam, será incrível para retratar toda a expectativa de seus pais.

Oriente as futuras mamães para providenciar os objetos que podem render uma excelente sessão de fotos, qualquer coisa que as deixe a vontade. Também preste atenção as roupas, elas devem valorizar a barriga, mas sem deixar a mamãe desconfortável.

Uma atenção especial para a pele da barriga também é necessária, a gestante pode utilizar de óleos hidratantes para deixar essa área mais brilhosa e bonita. Como esta região será de grande destaque na sessão de fotos para grávidas, ela precisa ter um tempo especial de preparação.

3.     Sessão de fotos de recém-nascidos
sessão de fotos newborn

Uma sessão de fotos de recém-nascidos, ou fotografia newborn tende a ser mais complexa que qualquer outro tipo de imagens. O astro deste tipo de fotos é um pouco mais irritável que o comum e você precisa saber como lidar com ele.

Os seus clientes, pais da criança, precisam ficar tranquilos o suficiente para permitir que você tome controle da sessão de fotos efetivamente. A maneira de conseguir isso é instruí-los sobre o que será feito e como eles podem ajudar.

Em primeiro lugar, oriente os pais corujas na limpeza do bebê, para remover todas as impurezas dos lábios, rosto e olhos que costumam aparecer nos recém-nascidos. Um banho completo também ajuda e muito em seu trabalho.

A pele do bebê, assim como a nossa, precisa estar bem cuidada e saudável para aparecer em uma sessão de fotos. Há uma infinidade de hidratantes e sabonetes que os pais podem utilizar para combater o aspecto ressecado da pele do bebê, ou qualquer outro problema dermatológico.

As unhas minúsculas também devem ser cuidadas, com toda certeza os pais devem possuir algum aparador próprio para isso. Apenas oriente-os a fazê-lo antes da sessão de fotos.

As roupas e acessórios que o bebê irá utilizar precisam ser adequados, verifique com os pais o tamanho da criança para levar o vestuário correto, se você não possui modelos para aquele tamanho, veja se os pais não pretendem comprar o que precisa e guardar como recordação.

Leve em consideração que não devem ser usadas roupas e acessórios, como chapéus e bonés, com tamanhos muito superiores ao recém-nascido, caso contrário as imagens de sua sessão de fotos podem parecer muito estranhas e não agradar os seus clientes.

4.     Sessão de fotos com crianças
sessão de fotos infantil

Crianças na idade pré escolar também exigem uma atenção especial quando falamos em sessão de fotos. Elas costumam andar de um lado para outro, correr, pular, brincar, jogar-se na areia ou lama, e assim por diante.

Toda está movimentação acarreta em sujeiras nas mãos, unhas, cabelos, pés e todo o corpo. Para uma criança nesta idade você não pode prepará-la e esperar que ela fique assim até a hora da sessão de fotos, então, considere alguns pontos.

Os seus mini clientes são mais exigentes que qualquer outro, eles não querem fazer as coisas a qualquer momento e, geralmente, perdem o interesse em alguma coisa de forma rápida. Então, como você pode transformar a sua sessão de fotos infantil em um sucesso?

Simples, oriente os pais dos pequenos a prepará-los o mais próximo possível da sessão de fotos, de preferência alguns minutos antes dos primeiros tiros. Assim, você garante que permaneçam limpos até capturar as imagens que precisa.

Experimente despertar o interesse das crianças com um “suborno”, alguns doces ou salgados devem dar conta do recado, mas, verifique se os pais permitem essa atitude. As guloseimas ajudam a convencer o baixinho a manter o seu comportamento ou pose até conseguir as fotos que precisa, em seguida, libere-os imediatamente.

Outra técnica muito útil é transformar a sessão de fotos em algo que agrade as crianças. Para fazer isso, pergunte a si mesmo: o que mais agrada uma criança? Se você respondeu brincadeiras, está totalmente certo!

Então, transforme a sessão de fotos em uma brincadeira, leve fantasias, personagens infantis famosos e torne tudo mais divertido. Você também pode capturar esse público em quanto brinca no parque, jogam videogame e se divertem com os amigos. Com certeza a criança não verá nenhum problema em compartilhar algumas horas com você nesta sessão de fotos super divertida.

5.     Próximos passos
sessão de fotos passos

Por que esperar? Recorte e cole as dicas acima em um modelo de arquivo de texto ou e-mail para que você possa encaminhar um conjunto apropriado de informação para o seu próximo cliente de sessão de fotos. Eduque e capacite seus clientes para conseguir as melhores fotos possíveis. Vá até a lista e reformule, reescreva, remova ou adicione qualquer coisa que achar necessário, ou que se enquadra com os seus clientes.

Faça uma pesquisa no Google e dê uma espiada nos conselhos para clientes de outros fotógrafos postados online. Se você vê algo que você gosta, reescreva-o para seus clientes e inclua em sua própria folha de preparação para cliente.

Você também pode planejar uma sessão de brainstorm, pergunte a si mesmo, baseado em sua experiência com sessão de fotos: Quais são os três “erros” mais comuns que você vê os seus clientes fazendo na hora de se preparar, ou aos seus filhos, para uma sessão de fotos? O que seus clientes deveriam saber para tirar maior proveito de sua sessão de fotos? Anote as respostas e você já terá algumas ideias das instruções para compartilhar com seus clientes antes da sua próxima sessão de fotos.

Apenas lembre-se que você não deve sufocar o cliente com um par de sugestões vazias e sem nexo, ao invés disso, tente fazê-lo enxergar a importância de cada sugestão e ver como isso pode beneficiar a sessão de fotos. Além disso, a melhor forma para definir um norte de capacitação para os seus clientes e promover um diálogo entre você e eles, assim terá algo mais simples e prático para cada um deles e, ao mesmo tempo, responder aos seus questionamentos.

Tem alguma sugestão para compartilhar sobre as formas de preparar clientes para uma sessão de fotos? Então, deixe a sua opinião no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Ricardo Emagrecimento Diz

    Seu artigo é realmente impressionante! Apresenta um
    conteúdo valioso. Parabéns pelo trabalho extraordinário!
    Nota 10.

  2. Dicas Para Emagrecer Diz

    Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

    Dá uma passada no meu site também, tenho algo muito
    bom que com certeza você vai gostar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.