Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas Fotos !

1 7.445

No artigo anterior falamos sobre Composição Fotográfica com tudo o que você precisa saber, o ponto fundamental para o sucesso de suas imagens. Agora, falaremos sobre o enquadramento, o processo pelo qual você decide quais elementos vão aparecer em sua imagem.

Assim como a composição, o enquadramento de suas fotos é extremamente importante e decide o sucesso ou fracasso de suas imagens. Basicamente, quando você realiza o enquadramento da cena deve considerar o cenário e todas as coisas que o cercam e reduzi-los para ser colocados em uma mesma foto.

Apesar da composição e o enquadramento atuarem como unha e carne, eles são diferentes entre si. Enquanto o enquadramento diz respeito ao rascunho da foto, a composição se refere ao posicionamento de pessoas e outros elementos em relação ao plano de fundo, de modo que pareça um quadro.

Como fazer o Enquadramento de suas Fotos?

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Por se tratar de algo com tal importância, você precisa fazê-lo do jeito certo. O enquadramento de forma eficaz em suas fotos consiste nos seguintes passos:

  1. Escolha a lente: este é o primeiro e mais importante passo. A lente fotográfica adequada irá fornecer o ângulo de visão indispensável para uma boa foto.
  2. Fique na posição: veja a melhor posição para tirar a sua foto, de modo que o seu enquadramento incorpore todos os elementos desejados.
  3. Considere o ângulo e direção da Câmera Gigital: o seu equipamento precisa olhar para o lugar certo a fim de captar a foto que você tanto deseja, por isso, configure-o adequadamente.
  4. Utilize os pontos modo AF de sua câmera: com a ajuda do visor de sua câmera e pontos AF você pode destacar a parte da imagem que mais lhe interessa.

Claramente, os quatro passos anteriores referem-se a um guia básico sobre o enquadramento de suas fotos. Você pode precisar de mais conhecimentos para fazê-lo da forma correta, em razão disso, vamos separar algumas dicas extras abaixo.

1. Distância em relação ao tema da foto

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

A posição de sua câmera e a escolha da lente tem um grande impacto no enquadramento de suas fotos. A sua posição e lentes variadas altera o ângulo de visão do espectador, isso quer dizer uma impressão diferente para as suas fotos conforme a variação desses fatores.

Para se ter uma ideia, as lentes possuem diferentes distâncias focais o que remete a diferentes ângulos de visão. Do mesmo modo, uma infinidade de fotos pode ser obtida com a variação da distância entre a câmera e o tema de suas imagens, mesmo quando a cena é a mesma.

Essa diferença de ângulos e perspectivas pode ser notada com maior ênfase em fotos close-up capturadas através de uma lente macro, elas oferecem um parâmetro sutil de um mundo em miniatura não visível ao olho nu.

2. Entendendo os ângulos da câmera

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Os ângulos da câmera também contribuem para o enquadramento de suas fotos. Compreender como o seu equipamento lida com eles é fundamental para decidir quando e como usá-los da melhor forma possível.

Inicialmente, você precisa entender que os ângulos da câmera são subdivididos em: baixo, nível dos olhos e alto. Cada um deles oferece aspectos distintos e perspectivas diferentes para as suas fotos, você pode realçar algo na imagem, fornecer estabilidade para sua foto, capturar a cena completa e assim por diante.

Vamos discorrer ligeiramente sobre cada um dos ângulos e as perspectivas para o enquadramento de suas fotos com cada um deles.

Ângulo baixo

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Utilizar do ângulo baixo no enquadramento de suas fotos você consegue uma sensação de imponência em suas imagens, ao mesmo tempo em que reflete uma ideia de distância em relação ao tema principal de sua foto.

Ângulo ao nível dos olhos

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

O enquadramento ou ângulo ao nível dos olhos produz fotos capazes de colocar o seu espectador na mesma altura do tema principal de sua foto, isto transmite estabilidade para sua fotografia.

Ângulo alto

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Fotos tiradas de um nível mais elevado do que o assunto dão ao espectador uma sensação de amplo alcance da perspectiva a partir de cima.

3. Usando o modo de foco automático (AF)

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Como você viu existem diversos tipos de modos de autofoco em sua Câmera Semi e Profissional (AF). Na sequência vamos pontuar as principais diferenças entre eles, bem como, suas utilizações mais comuns.

Modo AF One-shot

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Também conhecido como Disparo Único, este modo AF é indicado para as suas fotos com temas parados, como pessoas pousando para um retrato ou um objeto sobre a mesa, por exemplo.

O funcionamento deste modo AF divide-se nas seguintes etapas:

  • A sua câmera foca o tema principal de sua imagem automaticamente, logo após pressionar o botão do obturador.
  • Em seguida, o fotógrafo deve travar o foco e fica livre para a composição de suas fotos.

Modo AF Al Servo

Mais indicado para temas em movimento, o modo AF Al Servo pode ser acionado de forma automática se o objeto se mover em sua fotografia, mesmo que tenha selecionado o modo Disparo Único.

Modo MF Foco Manual

Quando você se deparar com temas difíceis de focar com os outros métodos AF, o Foco Manual de sua câmera é mais indicado, ele permite o ajuste do foco para atingir o resultado que você desejar.

AI Focus AF

Enquadramento: O recurso que você vai precisar sempre para suas fotos !

Este modo automático vem da combinação do One-Shot e Al Servo, extremamente recomendado para o enquadramento de imagens com temas imprevisíveis, que possam mover-se rapidamente. O seu funcionamento ocorre desta maneira:

  • Ao pressionar o botão pela metade a câmera foca no tema principal da imagem, desde que esteja configurada no modo One-Shot.
  • Caso o objeto se mova antes do obturador estiver totalmente pressionado, a câmera muda automaticamente para modo Al Servo, continuando a acompanhar a ação e com o foco travado.

Neste artigo, você conferiu os principais pontos para o enquadramento de suas imagens e uma rápida introdução aos modos de foco de sua câmera. Em textos posteriores vamos aprofundar este tema e dar maiores instruções.

Por agora, deixe o seu comentário sobre este artigo abaixo, ou compartilhe conosco as suas próprias dicas para o enquadramento de suas fotos.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] você quiser conhecer ótimas dicas para enquadrar melhor suas fotos, acesse este artigo. Ele conta com dicas para você enquadrar sua foto, em diferentes cenários e panoramas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.